📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lendas do “universo” portista: Dale Dover

- Advertisement -

Chegou ao Porto na década de 1970 para integrar a equipa de basquetebol do FC Porto. Revolucionou a modalidade não só no clube, mas também em Portugal, tornando-se num nome incontornável em qualquer conversa sobre o desporto. Dale Dover é uma das lendas do “universo” portista.

Norte-americano, mais propriamente natural de Nova Iorque, Dale Dover demonstrou desde cedo apetência para a prática do basquetebol, uma das modalidades de maior destaque no seu país. Ainda assim, tinha para além do desporto outra aptidão que saltava à vista: os estudos. Por isso mesmo teve a oportunidade de escolher a universidade que queria frequentar, escolha que recaiu sobre Harvard, uma das mais conceituadas do mundo. Depois disso, um período de cerca de um mês na NBA ao serviço dos Boston Celtics, antecedeu a chegada a Portugal.

Foi em 1971 que Dover se vestiu pela primeira vez de azul e branco, com 22 anos de idade. Por essa altura o FC Porto estava há praticamente 20 anos sem se sagrar campeão nacional de basquetebol, uma modalidade que teimava em não se conseguir afirmar, ao contrário, por exemplo, do andebol, onde se iam somando títulos. No entanto, o norte-americano chegou, viu e ajudou a vencer! Logo na primeira época ao serviço dos dragões foi peça fundamental para o regresso às conquistas, com o campeonato a ser ganho após uma vitória clara por 93-63 sobre o Luanda e Benfica de Angola.

Dale Dover é um nome incontornável no basquetebol do FC Porto
Fonte: FC Porto

Reconhecido como Dale “Flash” Dover, levou as pessoas a encherem pavilhões para testemunharem o seu talento, com a frase “eu vi o Dover jogar!” a deixar claro o orgulho entre quem a pronunciava. Com os jogos da equipa a esgotarem pavilhões para se ver o craque norte-americano em ação, não só nas partidas em casa mas em todas as deslocações pelo país, Dale Dover terá sido também o principal “responsável” pela construção do Pavilhão das Antas, numa necessidade de se dar resposta à afluência de espectadores.

Atualmente fora de Portugal, não esquece o tempo que passou ao serviço do FC Porto, garantindo que ficou portista desde o ano em que chegou ao clube. E, por cá, também não foi esquecido. Nome incontornável no basquetebol nacional, considerado por muitos como o melhor estrangeiro de sempre a passar por Portugal, Dale Dover figura no Museu do FC Porto, no qual já marcou presença para a exposição de basquetebol.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage pede tempo para José Mourinho e admite: «Percebi que num ou outro momento menos positivo ou em que um treinador com enorme...

Bruno Lage voltou a falar sobre a atualidade do Benfica. O antigo técnico das águias deixou palavras para o seu sucessor, José Mourinho.

Jovem detido por alegados insultos a jogador do Manchester United de Ruben Amorim

Mason Mount foi insultado por adepto do Tottenham. O jovem foi acusado de «causar intencionalmente assédio, alarme ou angustia» ao atleta.

Suriname e Curaçau perto de qualificação histórica ao Mundial 2026

Suriname e Curaçau estão cada vez mais perto de conseguir um apuramento histórico ao Mundial 2026. Seria a estreia de ambas na competição.

Más notícias para o Benfica: Georgiy Sudakov lesionado e dispensado da seleção da Ucrânia

Georgiy Sudakov sofreu uma lesão ao serviço da Ucrânia e foi dispensado. O médio vai agora ser reavaliado pela equipa médica do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal rumo ao Mundial 2027 Feminino: Eis as datas de todos os jogos da qualificação

Portugal já conhece o calendário da qualificação para o Mundial 2027 Feminino. Seleção começa contra a Finlândia em casa.

Victor Froholdt e os vários elogios: «Toda a gente gosta de os receber. É algo que me dá confiança»

Victor Froholdt tem recebido vários elogios. Médio do FC Porto aborda bom momento e reforça que quer ser «dominante».

Patrick Bamford oficializado no Sheffield United… até janeiro

O Sheffield United oficializou a contratação de Patrick Bamford. O avançado inglês de 32 anos assinou contrato apenas até janeiro.