Lendas do “universo” portista: Dale Dover

- Advertisement -

Chegou ao Porto na década de 1970 para integrar a equipa de basquetebol do FC Porto. Revolucionou a modalidade não só no clube, mas também em Portugal, tornando-se num nome incontornável em qualquer conversa sobre o desporto. Dale Dover é uma das lendas do “universo” portista.

Norte-americano, mais propriamente natural de Nova Iorque, Dale Dover demonstrou desde cedo apetência para a prática do basquetebol, uma das modalidades de maior destaque no seu país. Ainda assim, tinha para além do desporto outra aptidão que saltava à vista: os estudos. Por isso mesmo teve a oportunidade de escolher a universidade que queria frequentar, escolha que recaiu sobre Harvard, uma das mais conceituadas do mundo. Depois disso, um período de cerca de um mês na NBA ao serviço dos Boston Celtics, antecedeu a chegada a Portugal.

Foi em 1971 que Dover se vestiu pela primeira vez de azul e branco, com 22 anos de idade. Por essa altura o FC Porto estava há praticamente 20 anos sem se sagrar campeão nacional de basquetebol, uma modalidade que teimava em não se conseguir afirmar, ao contrário, por exemplo, do andebol, onde se iam somando títulos. No entanto, o norte-americano chegou, viu e ajudou a vencer! Logo na primeira época ao serviço dos dragões foi peça fundamental para o regresso às conquistas, com o campeonato a ser ganho após uma vitória clara por 93-63 sobre o Luanda e Benfica de Angola.

Dale Dover é um nome incontornável no basquetebol do FC Porto
Fonte: FC Porto

Reconhecido como Dale “Flash” Dover, levou as pessoas a encherem pavilhões para testemunharem o seu talento, com a frase “eu vi o Dover jogar!” a deixar claro o orgulho entre quem a pronunciava. Com os jogos da equipa a esgotarem pavilhões para se ver o craque norte-americano em ação, não só nas partidas em casa mas em todas as deslocações pelo país, Dale Dover terá sido também o principal “responsável” pela construção do Pavilhão das Antas, numa necessidade de se dar resposta à afluência de espectadores.

Atualmente fora de Portugal, não esquece o tempo que passou ao serviço do FC Porto, garantindo que ficou portista desde o ano em que chegou ao clube. E, por cá, também não foi esquecido. Nome incontornável no basquetebol nacional, considerado por muitos como o melhor estrangeiro de sempre a passar por Portugal, Dale Dover figura no Museu do FC Porto, no qual já marcou presença para a exposição de basquetebol.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.