Primeira Liga, 12.ª jornada: 29 de novembro de 2025, 20h30.
A ANTEVISÃO: DRAGÕES DE FARIOLI APONTAM MIRAS A NOVO TRIUNFO CASEIRO
Praticamente um mês depois desde o último embate do FC Porto, no Estádio do Dragão, para a Liga Portuguesa, a competição está de volta ao reduto dos azuis e brancos, numa campanha que tem sido praticamente de sonho para a turma liderada por Francesco Farioli.
O emblema da Invicta protagoniza, até ao momento, um registo praticamente a roçar o perfeito – são 10 triunfos em 11 jogos disputados, contabilizando apenas um empate diante do Benfica. Os dragões seguem assim, de vento em popa, na liderança da Liga, a três pontos do Sporting e seis do Benfica.
Do outro lado surge um Estoril inconstante, com três triunfos, quatro empates e quatro derrotas. Recentemente, viram o sonho de seguirem em frente na Taça de Portugal travado pelo Famalicão, depois de terem perdido por 2-1, no António Coimbra da Mota, casa do emblema canarinho.
O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada e a jogar num palco que tem sido constantemente feliz. Porém, o Estoril já mostrou que sabe dar luta aos emblemas que se tem cruzado e certamente tentará impor o seu jogo no Estádio do Dragão e trocar as voltas ao atual líder isolado.
10 DADOS RÁPIDOS
- FC Porto e Estoril já mediram forças por 73 ocasiões, com o histórico a ser favorável aos dragões – 43 triunfos somados e 15 empates.
- A última vez que os azuis e brancos receberam os canarinhos em casa, protagonizaram uma goleada por 4-0.
- O Estoril não vence no Estádio do Dragão desde 2023/24, altura em que derrotaram o Porto por 1-0.
- Os dragões são atualmente líderes isolados da Liga com 31 pontos em 11 jogos.
- Já o Estoril encontra-se no nono posto, com 13 pontos em 11 embates.
- Samu (FC Porto) é o atual melhor marcador dos azuis e brancos, com 10 tentos certeiros.
- Já do lado do emblema da Linha, Yanis Begraoui contabiliza cinco golos.
- O FC Porto chega a este embate depois de dois triunfos consecutivos por 3-0 (diante do Sintrense e Nice).
- Os estorilistas foram recentemente eliminados da Taça de Portugal, após um desaire por 2-1.
- O árbitro da partida será André Narciso (AF Setúbal).
JOGADORES A TER EM CONTA


Samu – O jovem internacional espanhol tem sido uma das caras da temporada positiva que os dragões têm protagonizado até então. Com 10 golos e uma assistência em 16 duelos, o camisola 9 do FC Porto aponta agora a mais uma partida de alto nível, com vista a ajudar o seu coletivo a alcançar mais uma importante vitória.


Yanis Begraoui – A cumprir a sua segunda temporada no Estoril, o ponta-de-lança marroquino é atualmente a referência ofensiva do coletivo de Ian Cathro. De relembrar, que na 11.ª ronda da Liga, o futebolista foi autor de um hat-trick, na vitória por 4-0, diante do Rio Ave. Aponta agora ao segundo jogo consecutivo a marcar aos azuis e brancos (faturou na derrota por 2-1, em 2024/25, no Estádio António Coimbra da Mota).
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Bednarek, Kiwior, Francisco Moura, Eustáquio, Victor Frodholdt, Gabri Veiga, Pepê, Sainz e Samu.
Treinador: Francesco Farioli
«Certamente que será um jogo muito difícil, contra uma equipa que está em muito boa forma. Uma equipa que tem muita rotação, podem defender com muitas formas táticas, atacam com muita mobilidade, muito dinâmica e é um jogo que apresentará muitos cenários. Deixem-me dizer que estamos preparados para quase todos, embora o curto tempo para preparar o jogo. Temos um grupo muito forte e atento para perceber rápido as dinâmicas e espero que amanhã sejamos capazes de defrontar o Estoril com o espírito certo».
Estoril Praia: Joel Robles, Pedro Carvalho, Holsgrove, Jandro Orellana, Gonçalo Costa, Yanis Begraoui, João Carvalho e Lacximicant.
Treinador: Ian Cathro
«Vamos encontrar uma equipa com a máxima intensidade no início do jogo. Se fizermos o nosso jogo, ao nosso melhor nível, temos boas hipóteses de ganhar. Sinto que, contra o FC Porto, vamos ter de ter algo mais, vamos ter de superar o nosso nível, mostrar algo mais para competir contra o FC Porto. É o que vamos procurar fazer. Vamos à procura disso».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-0 Estoril

