Marchesín entre os grandes guardiões portistas nesta década

- Advertisement -

Que Agustín Marchesín já se tornou dono da baliza portista isso já se sabe. No jogo do FC Porto, frente ao Manchester City, a contar para a Liga dos Campeões, percebe-se o porquê. Mas nem só de um jogo sobrevive um guarda-redes. E Marchesín que o diga, pois tem mostrado a cada jogo de dragão ao peito o porquê de terem investido nele. O argentino de 32 anos totaliza 54 partidas pelo FC Porto nas quais sofreu 49 golos e, pelo meio, fez inúmeras defesas vistosas.

Se olharmos para o leque de guarda-redes dos últimos dez anos no FC Porto chegamos à conclusão de que apenas três se conseguiram impor no clube. Helton, Iker Casillas e, agora Marchesín, podem ser considerados os três grandes “porteiros” do Estádio do Dragão na última década, tendo em conta o número de jogos e a consistência que apresentaram ao longo do tempo.

Contudo, Marche é ainda o quarto guarda-redes da última década com a melhor média no plantel portista (0,91 golos sofridos por jogo). Quarto, porque Fabiano Freitas, que chegou a fazer a temporada de 2014/2015 como dono da baliza, tem 49 golos sofridos em 73 jogos, perfazendo um total de 0,67 golos sofridos a cada jogo. Porém, realçar que muitos deles foram a contar para as taças internas, em jogos em que o FC Porto encontrou adversários de escalões inferiores. Helton, lenda da baliza azul e branca, vem logo a seguir a Fabiano com 0,70 golos sofridos por jogo enquanto que Casillas conquista o terceiro lugar do pódio, com 0,74 golos sofridos por jogo.

No entanto, a verdade é que a média de golos sofridos por jogo acaba por ser influenciada pela qualidade (ou falta dela) da defesa que a equipa tem. Neste momento, Marche, em 13 jogos realizados nesta temporada tem 29 remates defendidos, o que lhe dá uma média de 2,2 defesas por partida. Mas, pelo que é possível ver nos jogos em que o FC Porto disputa os três pontos até à última, o guardião argentino é muitas vezes decisivo no resultado ao evitar, de forma quase impossível para um mero mortal, o golo da equipa adversária.

A flexibilidade, a rapidez nos reflexos e a coragem distinguem Marche de tantos outros guarda-redes que já passaram pelo FC Porto. Tem ainda a melhorar o jogo de pés, que o comprometeu na temporada passada frente ao FC Famalicão, sendo que foi episódio único até à data. Com 32 anos e sabendo que os guarda-redes conseguem competir até mais tarde, o FC Porto pode ter em Marchesín uma segurança na baliza para muitos mais anos.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Brasil x Japão dos 16 avos de final do Mundial 2026

Brasil e Japão têm encontro marcado nos 16 avos de final do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Portugal: 9 jogadores em trabalho de ginásio num treino iniciado com minuto de silêncio

O treino de Portugal em Palm Beach desta segunda-feira foi iniciado com um momento de luto pela morte do pai de Ricardo Carvalho.

João Félix em conferência de imprensa: «Temos muita confiança de que vamos ganhar à Croácia»

João Félix esteve presente em conferência de imprensa. Internacional português falou sobre vários temas.

À atenção do Benfica: Há boas notícias a envolver Amar Dedic

Amar Dedic esteve no primeiro treino de preparação da Bósnia, que vai enfrentar os Estados Unidos nos 16 avos do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense vai ao mercado em Espanha e fecha defesa-central

O Torreense garantiu a contratação de Hugo Pérez. Defesa-central espanhol assinará contrato válido até 2029.

Acordo alcançado: Everton pode pagar cerca de 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Everton tem acordo com o Middlesbrough para um negócio de 29 milhões de euros por Hayden Hackney, antigo alvo do FC Porto.

Enzo Maresca no Manchester City: «Ter a oportunidade de treinar esta equipa é uma oportunidade fantástica para mim»

Enzo Maresca já fala como treinador do Manchester City. Esta será a terceira passagem do técnico italiano no clube inglês.