Marchesín entre os grandes guardiões portistas nesta década

- Advertisement -

Que Agustín Marchesín já se tornou dono da baliza portista isso já se sabe. No jogo do FC Porto, frente ao Manchester City, a contar para a Liga dos Campeões, percebe-se o porquê. Mas nem só de um jogo sobrevive um guarda-redes. E Marchesín que o diga, pois tem mostrado a cada jogo de dragão ao peito o porquê de terem investido nele. O argentino de 32 anos totaliza 54 partidas pelo FC Porto nas quais sofreu 49 golos e, pelo meio, fez inúmeras defesas vistosas.

Se olharmos para o leque de guarda-redes dos últimos dez anos no FC Porto chegamos à conclusão de que apenas três se conseguiram impor no clube. Helton, Iker Casillas e, agora Marchesín, podem ser considerados os três grandes “porteiros” do Estádio do Dragão na última década, tendo em conta o número de jogos e a consistência que apresentaram ao longo do tempo.

Contudo, Marche é ainda o quarto guarda-redes da última década com a melhor média no plantel portista (0,91 golos sofridos por jogo). Quarto, porque Fabiano Freitas, que chegou a fazer a temporada de 2014/2015 como dono da baliza, tem 49 golos sofridos em 73 jogos, perfazendo um total de 0,67 golos sofridos a cada jogo. Porém, realçar que muitos deles foram a contar para as taças internas, em jogos em que o FC Porto encontrou adversários de escalões inferiores. Helton, lenda da baliza azul e branca, vem logo a seguir a Fabiano com 0,70 golos sofridos por jogo enquanto que Casillas conquista o terceiro lugar do pódio, com 0,74 golos sofridos por jogo.

No entanto, a verdade é que a média de golos sofridos por jogo acaba por ser influenciada pela qualidade (ou falta dela) da defesa que a equipa tem. Neste momento, Marche, em 13 jogos realizados nesta temporada tem 29 remates defendidos, o que lhe dá uma média de 2,2 defesas por partida. Mas, pelo que é possível ver nos jogos em que o FC Porto disputa os três pontos até à última, o guardião argentino é muitas vezes decisivo no resultado ao evitar, de forma quase impossível para um mero mortal, o golo da equipa adversária.

A flexibilidade, a rapidez nos reflexos e a coragem distinguem Marche de tantos outros guarda-redes que já passaram pelo FC Porto. Tem ainda a melhorar o jogo de pés, que o comprometeu na temporada passada frente ao FC Famalicão, sendo que foi episódio único até à data. Com 32 anos e sabendo que os guarda-redes conseguem competir até mais tarde, o FC Porto pode ter em Marchesín uma segurança na baliza para muitos mais anos.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Futuro de Bruno Fernandes incerto: Direção do Manchester United dividida

Direção do Manchester United dividida entre segurar Bruno Fernandes por ser demasiado importante ou aproveitar o momento para lucrar com a venda.

José Mourinho falou do futuro de Daniel Banjaqui e deixou garantia sobre António Silva e Tomás Araújo: «Gostava que ficassem os dois»

José Mourinho fez a antevisão ao Casa Pia x Benfica e falou da renovação de Daniel Banjaqui e do futuro de António Silva e de Tomás Araújo.

Kevin De Bruyne e a transferência para o Nápoles no início da temporada: «Era a melhor escolha para mim»

Kevin De Bruyne falou sobre a transferência para o Nápoles no início da presente temporada, após deixar o Manchester City.

José Mourinho responde à entrevista de Morten Hjulmand e comenta jogos do Sporting: «Estamos a focar no que estamos a acontecer agora mas esquecemos...

José Mourinho realizou a antevisão ao Casa Pia x Benfica e falou da recente entrevista de Morten Hjulmand e dos jogos do Sporting nesta temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho atualiza estado de Fredrik Aursnes e comenta futuro de Nicolás Otamendi: «Cabe mais ao jogador do que ao clube»

José Mourinho realizou a antevisão ao Casa Pia x Benfica e falou de Fredrik Aursnes e do futuro de Nicolás Otamendi.

José Mourinho comenta publicações do Benfica sobre o Sporting x Santa Clara: «Num mundo de puxa-sacos vou dizer também que estou de acordo com...

José Mourinho realizou a antevisão ao Casa Pia x Benfica e comentou a recente publicação dos encarnados sobre o Sporting x Santa Clara.

José Mourinho assume que há um jogador em dúvida para o Casa Pia x Benfica e atira: «Vamos tentar ganhar»

José Mourinho realizou a antevisão ao Casa Pia x Benfica da 28.ª jornada da Primeira Liga, marcado para a próxima segunda-feira.