CS Marítimo 0-2 FC Porto: A perseguição ao líder continua

- Advertisement -

À entrada para este duelo, a equipa do FC Porto visitava os atuais antepenúltimos classificados com o objetivo de manter a boa fase após se terem tornado campeões da Taça da Liga no passado sábado, troféu nunca antes ganho na história do clube.

Do outro lado estava o CS Marítimo que não viveu, de longe, os melhores meses nesta primeira volta do campeonato. Apesar disso, os maritimistas chegavam a este encontro na melhor sequência da temporada com duas vitórias nos últimos três jogos e com um objetivo muito bem alinhavado, escapar à despromoção.

Com algumas alterações, nas duas equipas, em relação aos jogos anteriores, ambos os conjuntos entram muito bem nesta 18ª jornada da Primeira Liga com o FC Porto a ter uma clara oportunidade de golo logo ao minuto quatro com Otávio a ganhar a posse, após uma pressão bem executada da equipa portista. Apesar dessa chance eram os maritimistas, nos primeiros 10 minutos, que conseguiam chegar de forma mais incisiva à área dos visitantes.

De assinalar, a agressividade imposta, de ambos os lados, nos primeiros 25 minutos da primeira parte, com 15 infrações cometidas. Dia atarefado para Fábio Veríssimo.

Em dia de pouca inspiração dos portistas foi o CS Marítimo a imprimir o ritmo que quis na primeira parte, desperdiçando algumas oportunidades, onde Diogo Costa foi chamado a intervir, como no remate de Xadas à passagem do minuto 35.

O momento marcante dos primeiros 45 minutos foi a expulsão, na estreia a titular do campeonato, de Bernardo Folha que comprova essa falta de “inspiração” dos comandados de Sérgio Conceição, que também saiu com vermelho nesse momento, complicando um jogo que já não estava propriamente fácil. No lado do CS Marítimo o mesmo viria a acontecer com o avançado Moreno, que até ao momento estava a fazer um bom jogo, mas também ele, seria expulso com dois amarelos pouco antes do regresso aos balneários.

Na segunda parte, e depois de um show de cartões por parte do árbitro da partida no primeiro tempo, seria o FC Porto a entrar melhor e a conseguir chegar à vantagem através de Wendell, após uma jogada muito bem trabalhada aos 50´ por parte dos dragões e o lateral esquerdo a não se fazer rugado e a fazer um grande remate do balcão da área.

O primeiro golo dos portistas foi um golpe duro para os leões da madeira que a partir desse momento começaram a ter várias falhas na marcação, algo que seria visível 5 minutos depois com o golo de Galeno. Falha defensiva do CS Marítimo na marcação da profundidade e Pepê a aproveitar para assistir o “13” azul e branco.

Até ao fim da partida o FC Porto manteve o ascendente ofensivo, sempre com o controlo total do jogo, fosse em posse ou sem a mesma. Os comandados por Sérgio Conceição, apesar da primeira parte conturbada, conseguiram manter a calma e fazer uma exibição consistente, principalmente no segundo tempo.

Com este resultado os campeões nacionais continuam na luta pelo topo da tabela e passam para a segunda posição, à condição, do campeonato português, sendo que o SC Braga ainda irá defrontar o Sporting CP nesta noite. Já o CS Marítimo continua na 17.ª posição.

A FIGURA

Porto x Chaves Pepê Nélson Monte
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

PepêO craque brasileiro tem vindo a reatar a forma que impressionou todos no início da atual temporada, depois de alguns jogos onde Sérgio Conceição o deixou no banco e hoje jogou e, mais uma vez, correspondeu às expectativas. Na direita ou no meio esteve sempre ligado à corrente. A técnica do “11” portista esteve em evidência com a participação direta em todos os tentos apontados pelo FC Porto.

O FORA DE JOGO

Bernardo Folha Marcano FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Bernardo Folha – O miúdo do FC Porto estreou-se a titular no campeonato da pior maneira. Sem tempo de mostrar todo o seu potencial como primeira opção no meio-campo ao lado de Uribe, Bernardo Folha acabaria por ser expulso posteriormente a ter visto o segundo amarelo ao minuto 38.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deportivo de A Coruña pensa em sucessor de Yeremay Hernández: alvo já foi associado a Benfica e Sporting

O Deportivo de A Coruña já está em busca de um sucessor para Yeremay Hernández. Sergio Arribas é o nome escolhido.

Al Hilal de Rúben Neves leva a melhor sobre o Al Fayha

O Al Hilal foi ao terreno do Al Fayha vencer por três bolas a zero, num encontro da Primeira Liga da Arábia Saudita.

Eis o mais recente golo de Vangelis Pavlidis pelo Benfica

O Benfica está a vencer o AGF Aarhus em jogo relativo à primeira mão do playoff da Europa League. Houve golo de Vangelis Pavlidis.

Benfica sofre golo do AGF Aarhus: eis o momento

O Benfica sofreu golo do AGF Aarhus em jogo relativo à primeira mão do playoff da Europa League. Autoria de Sebastian Jorgensen.

PUB

Mais Artigos Populares

Pau Vítor não perdoa dos 11 metros e o Braga já lidera na eliminatória

O Braga enfrenta o Austria Viena na primeira mão da última pré-eliminatória da Conference League. Pau Víctor abriu o marcador aos 25 minutos.

Bastou 1 minuto para o Benfica abrir o marcador: eis o golo de Rafa Silva

O Benfica começou a vencer o AGF Aarhus em jogo relativo à primeira mão do playoff da Europa League. Rafa Silva marcou o golo.

Sporting: jogador que não entra nos planos de Rui Borges vai estar no treino de sexta-feira

Giorgi Kochorashvili vai integrar os trabalhos do Sporting na sexta-feira, apesar de estar a ser negociado com o Sevilha.