CS Marítimo 0-2 FC Porto: A perseguição ao líder continua

- Advertisement -

À entrada para este duelo, a equipa do FC Porto visitava os atuais antepenúltimos classificados com o objetivo de manter a boa fase após se terem tornado campeões da Taça da Liga no passado sábado, troféu nunca antes ganho na história do clube.

Do outro lado estava o CS Marítimo que não viveu, de longe, os melhores meses nesta primeira volta do campeonato. Apesar disso, os maritimistas chegavam a este encontro na melhor sequência da temporada com duas vitórias nos últimos três jogos e com um objetivo muito bem alinhavado, escapar à despromoção.

Com algumas alterações, nas duas equipas, em relação aos jogos anteriores, ambos os conjuntos entram muito bem nesta 18ª jornada da Primeira Liga com o FC Porto a ter uma clara oportunidade de golo logo ao minuto quatro com Otávio a ganhar a posse, após uma pressão bem executada da equipa portista. Apesar dessa chance eram os maritimistas, nos primeiros 10 minutos, que conseguiam chegar de forma mais incisiva à área dos visitantes.

De assinalar, a agressividade imposta, de ambos os lados, nos primeiros 25 minutos da primeira parte, com 15 infrações cometidas. Dia atarefado para Fábio Veríssimo.

Em dia de pouca inspiração dos portistas foi o CS Marítimo a imprimir o ritmo que quis na primeira parte, desperdiçando algumas oportunidades, onde Diogo Costa foi chamado a intervir, como no remate de Xadas à passagem do minuto 35.

O momento marcante dos primeiros 45 minutos foi a expulsão, na estreia a titular do campeonato, de Bernardo Folha que comprova essa falta de “inspiração” dos comandados de Sérgio Conceição, que também saiu com vermelho nesse momento, complicando um jogo que já não estava propriamente fácil. No lado do CS Marítimo o mesmo viria a acontecer com o avançado Moreno, que até ao momento estava a fazer um bom jogo, mas também ele, seria expulso com dois amarelos pouco antes do regresso aos balneários.

Na segunda parte, e depois de um show de cartões por parte do árbitro da partida no primeiro tempo, seria o FC Porto a entrar melhor e a conseguir chegar à vantagem através de Wendell, após uma jogada muito bem trabalhada aos 50´ por parte dos dragões e o lateral esquerdo a não se fazer rugado e a fazer um grande remate do balcão da área.

O primeiro golo dos portistas foi um golpe duro para os leões da madeira que a partir desse momento começaram a ter várias falhas na marcação, algo que seria visível 5 minutos depois com o golo de Galeno. Falha defensiva do CS Marítimo na marcação da profundidade e Pepê a aproveitar para assistir o “13” azul e branco.

Até ao fim da partida o FC Porto manteve o ascendente ofensivo, sempre com o controlo total do jogo, fosse em posse ou sem a mesma. Os comandados por Sérgio Conceição, apesar da primeira parte conturbada, conseguiram manter a calma e fazer uma exibição consistente, principalmente no segundo tempo.

Com este resultado os campeões nacionais continuam na luta pelo topo da tabela e passam para a segunda posição, à condição, do campeonato português, sendo que o SC Braga ainda irá defrontar o Sporting CP nesta noite. Já o CS Marítimo continua na 17.ª posição.

A FIGURA

Porto x Chaves Pepê Nélson Monte
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

PepêO craque brasileiro tem vindo a reatar a forma que impressionou todos no início da atual temporada, depois de alguns jogos onde Sérgio Conceição o deixou no banco e hoje jogou e, mais uma vez, correspondeu às expectativas. Na direita ou no meio esteve sempre ligado à corrente. A técnica do “11” portista esteve em evidência com a participação direta em todos os tentos apontados pelo FC Porto.

O FORA DE JOGO

Bernardo Folha Marcano FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Bernardo Folha – O miúdo do FC Porto estreou-se a titular no campeonato da pior maneira. Sem tempo de mostrar todo o seu potencial como primeira opção no meio-campo ao lado de Uribe, Bernardo Folha acabaria por ser expulso posteriormente a ter visto o segundo amarelo ao minuto 38.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vangelis Pavlidis tem sonho da Premier League, mas não está preocupado com o futuro e não forçará saída do Benfica

Vangelis Pavlidis tem o futuro em aberto. Avançado grego tem o sonho de chegar à Premier League, mas não forçará saída do Benfica.

Quem é Issa Doumbia, alvo do Sporting para o meio-campo?

O Sporting foi associado esta terça-feira a Issa Doumbia. Conhece melhor o médio do Venezia que está no radar leonino.

Cabo Verde revela as camisolas para o Mundial 2026

Cabo Verde já apresentou as equipamentos oficiais para aquela que será a sua primeira participação num Mundial. A equipa africana vai disputar o Campeonato do Mundo de 2026.

Novo Wrexham? John Terry está perto de assumir o controlo de um clube em Inglaterra

Segundo a imprensa inglesa, John Terry está muito perto de ser o novo dono do Colchester United, do quarto escalão de futebol inglês.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid tem baixa de última hora nos convocados para o jogo frente ao Bayern Munique

O Real Madrid tem uma baixa de última hora nos convocados para o jogo frente ao Bayern Munique. Raúl Asencio não foi incluído por Álvaro Arbeloa.

Sporting tem trunfo de peso na manga para contratar Sergi Altimira junto do Real Bétis

O Sporting quer fechar a contratação de Sergi Altimira. Real Bétis tem de fechar vendas ainda neste exercício contabilístico.

Dupla de meio campo do FC Porto regista época mais produtiva de sempre

Gabri Veiga e Victor Froholdt estão a ter as melhores temporadas da carreira a nível estatístico, ajudando o FC Porto na corrida pelo título.