Matheus Uribe: O ator secundário do FC Porto

Pode não ser o mais brilhante tecnicamente, ou o que não desembaraça uma série de adversários através do drible, mas consegue destruir jogadas, quebrar linhas de passe e ultrapassar jogadores através de uma controlada condução de bola e uma boa capacidade de orientação.

A nível ofensivo, poderá ter mais preponderância (um golo e um assistência ao serviço do FC Porto) e é bastante possível que seja já este ano, tal como os números dificilmente enganarão. Isto porque o internacional colombiano em 2017/2018, enquanto representava o CF América, do México, faturou por 14 vezes durante essa mesma época, um número assustador para um médio com as suas características.

A nível pessoal, penso que se trata de um jogador que poderá ter um peso fulcral no seguimento da temporada que aí se avizinha, não só por ser um admirador das suas qualidades, como por uma questão de “feeling”, baseado num conceito que considero extremamente importantíssimo para se ser bem-sucedido no FC Porto – a determinação e a  vontade única de vencer cada partida – de forma igual. E nisso Uribe não vacilou até à data e tem ainda mais para oferecer. Durante a época 2019/2020, para surpresa do leitor, realizou 41 jogos pelo clube, sendo que 26 deles foram na Liga Portuguesa, e foi um dos mais consistentes nesse sentido, embora na pós-retoma tenha disputado menos minutos que o habitual.

Uribe pode vir a ganhar o lugar de forma indiscutível com uma eventual saída do capitão Danilo, isto porque, se já acumulou perto dos 3000 minutos na época transata com a variedade de opções existentes no meio-campo, sem o principal “concorrente” poderá pegar de estaca na posição e é daqueles jogadores que com a qualidade demonstrada na estreia no futebol português, seguramente dará o salto e se tornará das principais peças do Futebol Clube do Porto 2020/2021. Há fotos que falam por si…

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

10 jovens a acompanhar na Primeira Liga Portuguesa

Os tubarões do velho continente têm olheiros atentos à Primeira Liga Portuguesa e estão sempre prontos para abrir os cordões à bolsa

Antonio Conte e o jogo contra o Sporting: «Temos menos um dia de descanso»

Antonio Conte elogiou o Sporting, mas sublinhou a diferença de calendário e a necessidade de recuperar a equipa antes do duelo com os portugueses.

Bad Bunny confirmado no intervalo do Super Bowl 2026

Bad Bunny vai ser o cabeça de cartaz do espetáculo do intervalo do Super Bowl 2026. O cantor destacou a importância cultural e pessoal deste momento.

Wayne Rooney critica reforço milionário: «Não vejo onde se encaixa, para mim desequilibra o Liverpool»

Wayne Rooney criticou a integração de Florian Wirtz e questiona a sua posição, no esquema da equipa de Arne Slot.

PUB

Mais Artigos Populares

Mourinho e companhia querem quebrar maldição | Chelsea x Benfica

Com o desaire frente ao Qarabag (3-2) como página do passado, o Benfica prepara-se a todo o vapor para nova jornada da Liga dos Campeões

Lazio dá pontapé na crise e vence Genoa num jogo com portugueses: eis os resultados do dia na Serie A

A Lazio regressou às vitórias após duas derrotas consecutivas. Na quinta jornada, triunfo diante do Genoa na cidade genovesa.

Nuno Espírito Santo estreia-se no West Ham com empate e regresso aos pontos na Premier League

Nuno Espírito Santo realizou o primeiro jogo ao comando do West Ham. Empate na visita ao terreno do Everton permitiu regresso aos pontos.