Mexidas de Janeiro

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Janeiro está à porta e com isso volta a agitação do mercado. Este é um mês muito movimentado, no qual os clubes procuram fazer os últimos ajustes para o ataque final à época.

No que ao FC Porto diz respeito, acredito e espero que seja um mês tranquilo quer ao nível das entradas quer das saídas. Sempre defendi que quando existe uma equipa B com qualidade o plantel deve ser formado por 20 jogadores de campo (mais três guarda-redes), por isso não alinho na teoria de quem diz que o plantel é curto.

Uma época começa a ser preparada com vários meses de antecedência e é isso que tem que ser feito em janeiro no FC Porto. Ora vejamos: ao nível externo a época está feita com o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campões, por isso, tudo o que vier é lucro. Para consumo interno o plantel já deu provas de ser competente e suficiente. Por isso, a questão é: que mexidas devem ser feitas? Existem alguns casos que devem ser avaliados: jogadores com salários altíssimos e que neste momento não são titulares (casos de Casillas e Maxi) e jogadores que terminam contrato brevemente (Marcano e Reyes).

No caso de Casillas, se a aposta em José Sá se mantiver não faz sentido ter o jogador mais bem pago do plantel no banco de suplentes. O passado do espanhol e a sua postura no clube merecem que seja encontrada uma solução (Major League Soccer talvez seja uma boa opção). O clube tem Vaná, João Costa e Fabiano está perto do regresso, por isso a baliza não é problema. Quanto a Maxi, este é um jogador útil porque liberta Ricardo para outras funções e em jogos de grau de dificuldade mais elevado acredito que possa ser opção regular; não vai renovar contrato, por isso o retorno tem que ser apenas desportivo.

Reyes continua sem renovar contrato Fonte: FC Porto
Reyes continua sem renovar contrato
Fonte: FC Porto

Nesta altura a “estrutura” do FC Porto já percebeu se Marcano e Reyes irão ou não renovar contrato, por isso penso que nesta posição o clube pode antecipar a contratação de algum jogador já referenciado e com isso ganhar alguns meses no tempo de adaptação desse mesmo jogador ao clube. A posição de médio defensivo também está algo carenciada e acredito que possa chegar algum jogador para esse setor (Wendel do Fluminense FC talvez seja a opção), até porque Danilo vai ter Mundial e deve sair no próximo verão.

É evidente que o clube tem que estar sempre atento a todas as movimentações e a qualquer momento no qual pode surgir uma boa oportunidade de negócio. Em janeiro os mercados sul-americanos são preferenciais porque os campeonatos já terminaram, mas o mercado interno é também uma boa opção (onde se compra barato e bem). Em suma, espero poucas mexidas, apenas alguns ajustes pensando principalmente na próxima época.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lukas Hornicek a caminho da Premier League pela cláusula de rescisão

A imprensa nacional revela que Lukas Hornicek está muito perto de tornar-se reforço do Newcastle. Braga não abdica do preço de 30 milhões de euros.

Saída de Bruno Guimarães volta a colocar Victor Froholdt no radar do Newcastle

Com a saída iminente de Bruno Guimarães para o Arsenal, o Newcastle está interessado em Victor Froholdt como sucessor para a posição.

Novidades nas negociações por Franjo Ivanovic: Real Bétis pondera transferência em definitivo

O jornal A Bola revela que o Real Bétis está aberto a avançar para a contratação em definitivo de Franjo Ivanovic, cedendo ao desejo do Benfica.

Universitatea Craiova de Filipe Coelho eliminado e Fenerbahçe escapa com empate: Eis os resultados do dia na Champions League

Na 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da Champions League, o Levski Sofia empatou 2-2 na visita ao Universitatea Craiova e o Fenerbahçe empatou 1-1 com o Gornik Zabrze.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Cabral derrotado na primeira ronda do torneio de pares em Washington

Ao lado do norte-americano James Tracy, Francisco Cabral perdeu em três sets frente à dupla de Ariel Behar e Anirudh Chandrasekar.

Roberto Mancini regressa ao comando da seleção italiana: «Estou aqui para levar a seleção ao lugar que merece»

Roberto Mancini foi apresentado como o novo selecionador italiano, após reestruturação profunda na Federação.

Lesão complica mercado: Eli Junior Kroupi pode falhar os próximos quatro meses

Eli Junior Kroupi, estrela do Bournemouth e alvo de vários tubarões europeus, foi submetido a uma cirurgia no pé e estará afastado entre três a quatro meses.