📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mexidas de Janeiro

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Janeiro está à porta e com isso volta a agitação do mercado. Este é um mês muito movimentado, no qual os clubes procuram fazer os últimos ajustes para o ataque final à época.

No que ao FC Porto diz respeito, acredito e espero que seja um mês tranquilo quer ao nível das entradas quer das saídas. Sempre defendi que quando existe uma equipa B com qualidade o plantel deve ser formado por 20 jogadores de campo (mais três guarda-redes), por isso não alinho na teoria de quem diz que o plantel é curto.

Uma época começa a ser preparada com vários meses de antecedência e é isso que tem que ser feito em janeiro no FC Porto. Ora vejamos: ao nível externo a época está feita com o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campões, por isso, tudo o que vier é lucro. Para consumo interno o plantel já deu provas de ser competente e suficiente. Por isso, a questão é: que mexidas devem ser feitas? Existem alguns casos que devem ser avaliados: jogadores com salários altíssimos e que neste momento não são titulares (casos de Casillas e Maxi) e jogadores que terminam contrato brevemente (Marcano e Reyes).

No caso de Casillas, se a aposta em José Sá se mantiver não faz sentido ter o jogador mais bem pago do plantel no banco de suplentes. O passado do espanhol e a sua postura no clube merecem que seja encontrada uma solução (Major League Soccer talvez seja uma boa opção). O clube tem Vaná, João Costa e Fabiano está perto do regresso, por isso a baliza não é problema. Quanto a Maxi, este é um jogador útil porque liberta Ricardo para outras funções e em jogos de grau de dificuldade mais elevado acredito que possa ser opção regular; não vai renovar contrato, por isso o retorno tem que ser apenas desportivo.

Reyes continua sem renovar contrato Fonte: FC Porto
Reyes continua sem renovar contrato
Fonte: FC Porto

Nesta altura a “estrutura” do FC Porto já percebeu se Marcano e Reyes irão ou não renovar contrato, por isso penso que nesta posição o clube pode antecipar a contratação de algum jogador já referenciado e com isso ganhar alguns meses no tempo de adaptação desse mesmo jogador ao clube. A posição de médio defensivo também está algo carenciada e acredito que possa chegar algum jogador para esse setor (Wendel do Fluminense FC talvez seja a opção), até porque Danilo vai ter Mundial e deve sair no próximo verão.

É evidente que o clube tem que estar sempre atento a todas as movimentações e a qualquer momento no qual pode surgir uma boa oportunidade de negócio. Em janeiro os mercados sul-americanos são preferenciais porque os campeonatos já terminaram, mas o mercado interno é também uma boa opção (onde se compra barato e bem). Em suma, espero poucas mexidas, apenas alguns ajustes pensando principalmente na próxima época.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica recebe notícia: jogador emprestado pelas águias deve trocar de clube e há interessados

David Jurásek deve deixar o Besiktas no mercado de transferências de inverno. O jogador encontra-se cedido pelo Benfica.

«O que mais me orgulha é ter 35 anos e conseguir manter o nível físico, ser consistente» | Entrevista Bola na Rede a Ivo...

Ivo Pinto chegou ao mundo do futebol com apenas sete anos, de mão dada com o irmão mais velho. Ainda que tenha iniciado a sua formação como médio, acabou por se destacar na lateral direita, acabando por dar os primeiros passos como profissional no FC Porto. Transformou-se em modelo a seguir nos Balcãs, onde deixou saudades em Cluj e Dínamo Zagreb, chegando à Premier League, o sonho de qualquer jogador. Pelo meio, fica a chamada à seleção, quando atuava na Croácia. Aos 35 anos, continua a ser uma referência no Fortuna Sittard, encarando o dia a dia como um desafio, mantendo uma forma física que provoca elogios nos seus adversários. O seu próximo passo? Só o futuro o dirá. Mas será seguramente no mundo do futebol. É o mais recente convidado do Entrevista Bola na Rede.

Atenção, Ruben Amorim: Manchester United deve receber oferta por ex-Sporting

O Manchester United pode perder Manuel Ugarte no mercado de transferências de inverno. O jogador interessa ao Galatasaray.

Mercado: Sporting de olho em negociação do Benfica

Wesley continua a ser negociado entre o Al Nassr e o Benfica. Ainda assim, o Sporting está atento ao internacional brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Confirmado: Angola está fora da próxima fase da CAN

Angola está oficialmente eliminada da presente edição da CAN, depois da Tanzânia ter conseguido empatar contra a Tunísia.

Real Madrid fecha a porta de saída a 2 jogadores

O Real Madrid já decidiu que não vai deixar sair Franco Mastantuono e Gonzalo García no mercado de transferências de janeiro.

Estrela da Amadora rejeita 4 milhões de euros por médio

O Estrela da Amadora rejeitou nos últimos dias uma proposta por Oumar Ngom. A oferta era de quatro milhões de euros.