📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mexidas de Janeiro

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Janeiro está à porta e com isso volta a agitação do mercado. Este é um mês muito movimentado, no qual os clubes procuram fazer os últimos ajustes para o ataque final à época.

No que ao FC Porto diz respeito, acredito e espero que seja um mês tranquilo quer ao nível das entradas quer das saídas. Sempre defendi que quando existe uma equipa B com qualidade o plantel deve ser formado por 20 jogadores de campo (mais três guarda-redes), por isso não alinho na teoria de quem diz que o plantel é curto.

Uma época começa a ser preparada com vários meses de antecedência e é isso que tem que ser feito em janeiro no FC Porto. Ora vejamos: ao nível externo a época está feita com o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campões, por isso, tudo o que vier é lucro. Para consumo interno o plantel já deu provas de ser competente e suficiente. Por isso, a questão é: que mexidas devem ser feitas? Existem alguns casos que devem ser avaliados: jogadores com salários altíssimos e que neste momento não são titulares (casos de Casillas e Maxi) e jogadores que terminam contrato brevemente (Marcano e Reyes).

No caso de Casillas, se a aposta em José Sá se mantiver não faz sentido ter o jogador mais bem pago do plantel no banco de suplentes. O passado do espanhol e a sua postura no clube merecem que seja encontrada uma solução (Major League Soccer talvez seja uma boa opção). O clube tem Vaná, João Costa e Fabiano está perto do regresso, por isso a baliza não é problema. Quanto a Maxi, este é um jogador útil porque liberta Ricardo para outras funções e em jogos de grau de dificuldade mais elevado acredito que possa ser opção regular; não vai renovar contrato, por isso o retorno tem que ser apenas desportivo.

Reyes continua sem renovar contrato Fonte: FC Porto
Reyes continua sem renovar contrato
Fonte: FC Porto

Nesta altura a “estrutura” do FC Porto já percebeu se Marcano e Reyes irão ou não renovar contrato, por isso penso que nesta posição o clube pode antecipar a contratação de algum jogador já referenciado e com isso ganhar alguns meses no tempo de adaptação desse mesmo jogador ao clube. A posição de médio defensivo também está algo carenciada e acredito que possa chegar algum jogador para esse setor (Wendel do Fluminense FC talvez seja a opção), até porque Danilo vai ter Mundial e deve sair no próximo verão.

É evidente que o clube tem que estar sempre atento a todas as movimentações e a qualquer momento no qual pode surgir uma boa oportunidade de negócio. Em janeiro os mercados sul-americanos são preferenciais porque os campeonatos já terminaram, mas o mercado interno é também uma boa opção (onde se compra barato e bem). Em suma, espero poucas mexidas, apenas alguns ajustes pensando principalmente na próxima época.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Seguro: Casa Pia confia totalmente em Gonçalo Brandão

Gonçalo Brandão está seguro no Casa Pia. Direção dos Gansos têm total confiança no treinador que substituiu João Pereira.

Ruben Amorim recebe boas notícias no Manchester United

Matheus Cunha já está de regresso aos treinos do Manchester United. Avançado brasileiro publicou uma fotografia nas redes sociais.

Dois jogos idênticos? Fenerbahçe e João Pereira salvam-se da derrota já nos descontos

O Fenerbahçe recebeu e empatou 1-1 com o Galatasaray na Liga da Turquia. Aconteceu algo semelhante a João Pereira no Alanyaspor.

Enzo Fernández revela conversa com Rui Costa antes de deixar Benfica: «Se eu não tivesse falado com ele, penso que o negócio não teria...

Enzo Fernández recordou a transferência do Benfica para o Chelsea. Médio argentino contou conversa com o presidente Rui Costa.

PUB

Mais Artigos Populares

Leonardo Jardim garante acerca do futuro: «Presidente sabe muito bem o que quero para a minha vida»

Leonardo Jardim prestou declarações à CNN Brasil, onde falou sobre vários temas. Entre eles, o futuro no Cruzeiro.

Benfica partilha vídeo de Lukebakio de muletas: «Vemo-nos em breve»

Dodi Lukebakio está lesionado com uma paragem a ronda os três meses. Extremo belga mostra-se animado e deixa mensagem.

Paulinho Bóia e a derrota dramática com o Benfica: «É difícil digerir»

Paulinho Bóia, jogador do CD Nacional, recordou a derrota com o Benfica. Águias venceram com reviravolta nos últimos minutos.