📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Janeiro anuncia mexidas no eixo defensivo portista | FC Porto

- Advertisement -

Dos mais antigos – Jorge Costa, Aloísio e Fernando Couto – aos mais recentes – Bruno Alves, Felipe e Éder Militão – o eixo defensivo do FC Porto contou sempre com grandes nomesm, para além dos já citados.

Mas até para lá da qualidade, os adeptos portistas estão habituados a um tipo de defesa-central que transmite segurança e liderança ao restante da equipa. Pepe é o maior exemplo disso: liderança, segurança e o conhecimento do verdadeiro significado do que é vestir uma camisola como a do FC Porto.

FC Porto AC Milan eixo defensivo
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Défice de opções no eixo defensivo

E o adepto dos azuis e brancos sabe o quão diferente é a defesa do FC Porto quando Pepe está ausente por lesão. Mbemba, o habitual parceiro de Pepe no eixo defensivo, não é o mesmo jogador sem o internacional português ao seu lado – apresenta certa desatenção e falta de rigor defensivo.

Marcano, para além das inúmeras e recentes lesões, na minha ótica, sempre foi muito limitado tecnicamente e nunca me transpareceu segurança a um alto nível de exigência.

Fábio Cardoso, o até então “4.º central” dos azuis e brancos, que também só tem tido minutos por falta de opções, é seguro e atento, mas não arrisca tanto, e um central de equipa grande tem de arriscar e de se mostrar mais ao jogo.

Fábio Cardoso eixo defensivo FC Porto
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

De um ponto de vista geral, o eixo defensivo do FC Porto encontra-se numa situação delicada: dois jogadores lesionados (Pepe e Marcano) e dois centrais disponíveis (Fábio Cardoso e Mbemba).

Para além das poucas opções, Mbemba pode já assinar em janeiro por outro clube, e sair ao final da época, Marcano é um central com inúmeras limitações físicas e Fábio Cardoso ainda é algo “verde”. Sobra o ilustre Pepe, que não é para sempre (apesar de parecer), que em fevereiro de 2022 completa 39 anos de idade.

Será necessário contratar um defesa-central, ou até dois, já neste mercado de janeiro? Na minha opinião irá depender muito daquilo que vai acontecer no dia 7 de dezembro, no duelo frente ao Atlético Madrid, que decide a passagem aos 1/8 de final da liga milionária.

Primeiramente, a passagem dos dragões à próxima fase, é sinónimo de entrada de uma grande fatia de dinheiro nos cofres do Dragão, ficando assim as finanças do clube com um maior grau de estabilidade, o que possibilita uma maior margem de manobra no mercado de inverno.

Em segundo lugar, creio que não é necessário contratar ninguém se o clube tiver “apenas em duas competições” – Campeonato e Taça de Portugal. Não é desvalorizar as competições, pelo contrário, apenas considero que o calendário fica mais plácido e “menos exigente”.

Com os jogadores que os dragões têm no eixo da defesa, é possível “aguentar” até ao final da época e, claro, lutar por títulos. Acredito ainda ser um cenário interessante para Fábio Cardoso, ou até mesmo outros centrais da equipa B, terem oportunidades e evoluírem.

Contudo, se houver uma passagem aos oitavos-de final da Liga dos Campeões, é urgente contratar outro jogador para o eixo defensivo! O nível de exigência é outro, e o calendário irá ser demasiado exigente para as poucas opções que o clube tem a nível defensivo.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.