Moreirense 2-2 FC Porto: Jogo fora, jogo de empate

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

Jogo inicial da sexta jornada, o Moreirense-Porto vem no rescaldo de uma semana complicada para os Dragões e na antecedência de um jogo também complicado para os azuis e brancos frente ao Chelsea. Como tal seria de esperar que Lopetegui mexesse no onze inicial tal como se confirmou. Foram titulares Danilo, Herrera e a surpresa da noite – Osvaldo.Confesso que esperava mexidas na ala mas Lopetegui optou por deixar Brahimi e Corona como titulares, talvez para ganharem rotina juntos.

Moreirense começou pressionante mas depressa o Porto conseguiu tomar conta da bola sempre com André André a pautar e a pensar o jogo. As linhas do Porto continuam afastadas de resto um aspecto que nunca entendi se por filosofia de jogo de Lopetegui ou por achar que a equipa assim fica mais sólida já que os centrais não são muito rápidos nem tecnicistas.

Com linhas afastadas ou não o Porto lá tomou conta do jogo e foi trocando a bola no último terço do campo, obrigando o Moreirense a saídas precipitadas de bola e a faltas. Numa destas faltas Maicon aos 18’ marcou um grande golo de livre coroando o bom inicio de época do central portista. Com o golo os azuis e brancos ganharam espaço para circular a bola no miolo do terreno mas sem fazer grande perigo. À semelhança da maioria dos encontros o Porto controla o jogo mas não cria grande perigo! Aos 25’ alguma emoção no jogo, Osvado recebe e roda bem e remata à baliza se Stefanovic. Primeira grande oportunidade do avançado marcar no campeonato.

Nas alas subsistiu um problema que houve contra o Benfica – Corona pouco prático e algo desaparecido e Brahimi a centralizar demais o jogo ainda que não tanto como no último jogo. A partir da meia hora de jogo o Moreirense equilibra mais o meio-campo e uma má recepção de bola de Herrera foi “brindada” com assobios o que não ajudou ao já intranquilo jogador. Perto do intervalo Brahimi pede a substituição e Varela vai a jogo – não são boas noticias para os portistas. Da primeira parte só falta apontar um bom cabeceamento de Maicon num canto. André André e Maicon foram os mais esclarecidos no primeiro tempo numa equipa que, por mais posse de bola que tenha, continua pouca esclarecida quando se encontra à entrada da área.

A segunda parte começou de forma semelhante à 1.ª mas na primeira jogada de perigo do Moreirense uma boa triangulação deu o empate à equipa de Moreira de Cónegos. Tudo igual no marcador e 40 minutos pela frente. Os Dragões aumentaram a velocidade de jogo e deram profundidade ao seu jogo mas sem criar perigo. Faltava acutilância no ataque e como tal Lopetegui fez entrar Tello aos 58’ substituindo Herrera. Alteração táctica do Porto que passava a jogar com André André mais próximo de Danilo e recuando Corona para terrenos no meio-campo. Arriscava mais o Porto e tentava aproveitar o contra-ataque o Moreirense.

A partir dos 65’ o Porto apoderou-se do meio-campo do Moreirense e aos 68´Corona teve o golo nos pés mas a mancha de Stefanovic evitou o golo. Não havia a referência Aboubakar no ataque mas Osvaldo lutou por ganhar bolas entre os centrais, não recuando tanto no terreno e por isso ficando sujeito às marcações apertadas dos centrais.

André André voltou a brilhar pelo FC Porto Fonte: FC Porto
André André voltou a brilhar pelo FC Porto
Fonte: FC Porto

Depois da retirada de um médio (Herrera) eis outra surpresa do treinador espanhol – sai Marcano (passa a jogar com 3 defesas) e entra Aboubakar. Era o tudo por tudo quando faltavam menos de 15 minutos para os 90’. Tanto jogador no ataque e na grande área deu frutos muito rapidamente: Corona marca dentro da grande área. Faltavam 10 minutos para o final do jogo.

O jogo animou ainda mais e aos 81’ Osvaldo fica a centímetros do golo, golo que merecia pela luta que teve com os centrais adversários. Aos 83 minutos foi a vez de Casillas brilhar com uma boa defesa para canto. Convém lembrar que neste momento o Porto jogava com Danilo a central, André André a médio defensivo e o meio-campo era composto por Corona e Aboubakar.
Subiu de produção o Moreirense e o empate surge aos 87’ com um grande cabeceamento de André Fontes. Já não havia tempo para mais este não era um jogo de sorte para os portistas.

O FC Porto teve bola mas foi inconsequente; faltou profundidade (Brahimi e Corona são dois falsos extremos) e devia ter dilatado a vantagem ainda na primeira parte e ter estado mais coeso na defesa depois do 2-1. Esta falta de coesão vê-se nestes jogos fora quando o adversário também quer ganhar pontos e pressiona a nossa defesa. Fica um sabor amargo deste jogo. É neste tipo de encontros que se ganham e perdem campeonatos.

A Figura:

André André – Continua a ser o mais esclarecido da equipa

O Fora-de-Jogo:

Falta de coesão defensiva – A jogar contra o penúltimo e com 10 minutos para o fim não se pode permitir um golo daqueles. Mais do mesmo fora de casa.

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo termina greve e pode regressar ao ativo nos próximos dias: Conhece os detalhes

Fundo Soberano da Arábia Saudita aceitou as exigências de Cristiano Ronaldo, que deve voltar a representar o Al Nassr no dia 14 de fevereiro contra o Al Fateh.

Dani Carvajal frustrado com falta de minutos no Real Madrid

O capitão do Real Madrid, Dani Carvajal, participou em apenas 10 jogos na atual temporada e está desiludido com o seu papel na equipa.

Vitória SC: Há novidades quanto às situações de Alioune Ndoye e de João Mendes

Alioune Ndoye pode estar entre as opções do Vitória SC frente ao Estrela da Amadora. João Mendes não terá lesão de maior dimensão.

Imprensa georgiana avança que Benfica vai reunir com os representantes de Zuriko Davitashvili

A La Gazzetta Georgia revela que os representantes de Zuriko Davitashvili vão reunir com o Benfica em abril.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto De Zerbi e a goleada pesada na casa do PSG: «Quando muitos jogadores têm um desempenho inadequado, não há nada a lamentar»

Roberto De Zerbi reagiu à derrota do Marselha frente ao PSG por 5-0 na Ligue 1. Nuno Mendes fez uma assistência na partida.

Vítor Martins é oficialmente o novo treinador do GD Chaves

O GD Chaves oficializou esta segunda-feira a contratação de Vítor Martins. Técnico sucede a Filipe Martins no comando.

Odysseas Vlachodimos salva Sevilha com defesa de penálti nos descontos: «Falei com a minha esposa sobre isso»

O Sevilha empatou a uma bola na receção ao Girona graças à defesa Odysseas Vlachodimos, num penálti cobrado já para lá dos 90 minutos.