Morreu Reinaldo Teles: FC Porto despede-se do “Chefinho”

- Advertisement -

O dia 25 de Novembro, vai ficar para sempre marcado na história do FC Porto como um dia triste, faleceu Reinaldo Costa Teles Pinheiro, vítima da pandemia que se instalou por todo o mundo.

O “Chefinho” ou “Tio Teles”, como era carinhosamente apelidado pela comunidade portista, passou uma vida ligada ao clube. Chegou as Dragões com 12 anos como praticante de boxe, foi campeão regional em 1971 e campeão nacional na época 1973/74, na categoria de Pesos Médios. Depois de 17 anos como atleta, pendurou as luvas e assumiu as funções ligadas ao boxe a convite de Pinto da Costa. Em 1982, o atual presidente vence as eleições e convida-o para diretor-adjunto do futebol e, foi aí, que se iniciou uma grande amizade e um legado de conquistas invejável desta histórica dupla.

Passados três anos, festejavam juntos o primeiro título continental do FC Porto na célebre final de Viena frente ao Bayern de Munique e meio ano depois a Taça Intercontinental diante do Peñarol em Tóquio (Japão).

Ao longo desta caminhada, tornou-se no braço direito do presidente como chefe do Departamento de Futebol, chegando a sentar-se no banco de suplentes com nomes como o de José Maria Pedroto, Bobby Robson e José Mourinho.

Passou também pelo cargo de Diretor do FC Porto, mas foi em 1990 que chegou ao cargo mais importante que desempenhou, o de vice-presidente de Jorge Nuno Pinto da Costa. O seu nome constava também no presente mandato do ainda Presidente dos campeões nacionais.

Reinaldo Teles esteve sempre presente em todas as grandes conquistas do clube, ganhou tudo o que havia para ganhar, tanto a nível nacional como internacional, colecionando também alguns prémios individuais, como o Dragão de Ouro para o dirigente do ano (1989) e o Dragão de Honra em 1998.

Sócio Honorário do clube desde 1994, o “tio Teles” sempre foi uma pessoa discreta e pouco faladora, o que não impediu de se tornar uma figura incontornável e um dos pilares cruciais da harmonia vivida dentro e fora do clube.

Da nossa parte, ficará para sempre um enorme OBRIGADO!

Texto da autoria de Flávio Fernandes

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Caos: Real Madrid tem apenas 2 avançados disponíveis

O Real Madrid tem apenas dois avançados disponíveis para o próximo jogo: Gonzalo García e Vinícius Júnior.

Pesadelo: Rodrygo lesiona-se e falha o Mundial 2026

Rodrygo vai falhar todos os jogos que faltam desta época, encontrando-se gravemente lesionado. O jogador sofreu uma rotura do ligamento cruzando anterior do joelho direito.

Eis a duração do contrato oferecido a Leonardo Jardim para render Filipe Luís no Flamengo

Leonardo Jardim está muito perto de render Filipe Luís no Flamengo. O técnico tem em cima da mesa um contrato válido até 2027.

Manchester United sonha com médio português para render Casemiro no meio-campo

O Manchester United quer reforçar o meio-campo e tem um português na lista. Mateus Fernandes é alvo dos red devils para render Casemiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Arbeloa arrasa arbitragem após derrota do Real Madrid frente ao Getafe «Permitiu um jogo em que se jogou para não jogar»

Álvaro Arbeloa não escondeu a frustração após a derrota do Real Madrid diante do Getafe. Em conferência de imprensa, após o jogo, o técnico espanhol chamou a si as responsabilidades, mas não poupou as críticas à equipa de arbitragem.

Conflito no Médio Oriente pode trazer Fórmula 1 de volta a Portimão

A escalada do conflito militar entre os Estados Unidos, Israel e Irão, levou a Fórmula 1 a avaliar cenários alternativos para as etapas do Bahrein e da Arábia Saudita. Os circuitos de Portimão e Ímola (Itália) surgem como as principais opções de recurso.

Revelados os finalistas para os Prémios Laureus 2026

Já são conhecidos os finalistas para os Prémios Laureus 2026. Os galardões são destinados a eleger os melhores no mundo de Desporto.