📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mudam-se os tempos, mantêm-se as vontades

- Advertisement -

O FC Porto versão 2019/2020 chega à segunda paragem para seleções a realizar uma época titubeante. Vai alternando vitórias e momentos de algum brilhantismo com derrotas graves e gravosas e exibições inexplicáveis. Importa, então, perceber a performance relativa do FC Porto tendo como base de comparação a última temporada.

Numa perspetiva resultadista, ao cabo de 6 jornadas de campeonato, o FC Porto tem exatamente os mesmos pontos. No ano passado perdera em casa contra o Vitória SC num jogo a contar para a terceira jornada e este ano perdeu em Barcelos no jogo inaugural. Curiosamente, o sétimo jogo trás, este ano, tal como no ano passado, o desfio de jogar contra um dos primeiros classificados. Em 2018/2019 os portistas foram jogar e perder ao Estádio da Luz (lembro que este ano os comandados de Sérgio Conceição já venceram neste estádio) e, na presente temporada, ditou o sorteio que defrontassem o líder Famalicão no Estádio do Dragão.

Na Taça da Liga, apesar de na perspetiva dos três grandes e do SC Braga ser uma prova em fase embrionária, o FC Porto acaba por se encontrar em melhor posição, uma vez que bateu há semanas o Santa Clara na primeira jornada do grupo e há um ano empatara com o CD Chaves. Ambos os jogos realizados em casa.

Restam as competições europeias. O FC Porto levava 4 pontos conquistados em dois jogos disputados na fase de grupos da Liga dos Campeões (acabaria essa fase com pontuação recorde) e tem, agora, 3 pontos na Liga Europa com o mesmo número de jogos disputados.

Ao cabo de 6 jornadas, o FC Porto conquistou os mesmos 15 pontos que havia conseguido na época passada
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

A primeira grande diferença é precisamente essa. O FC Porto falhou um dos objetivos principais da temporada (numa perspetiva financeira talvez o principal) e não foi capaz de garantir um lugar na Liga dos Campeões 2019/2020. Uma derrota caseira com caráter de humilhação frente ao Krasnodar atirou os dragões para a Liga Europa.

No que concerne ao plantel pode dizer-se que o FC Porto iniciou a presente época com níveis de instabilidade superiores. Se na temporada passada conseguiu manter a grande maioria dos jogadores, este ano vários jogadores deixaram o clube, obrigando à restruturação do plantel e do onze. Deram-se mudanças em todos os setores. Na baliza (Marche entrou para o lugar de Casillas), no centro da defesa (Militão e Felipe dão lugar a Pepe e Marcano), no meio-campo (Herrera entregou a batuta a Uribe), nas alas ofensivas (Luís Diaz e Nakajima vêm disputando o lugar de Brahimi) e, até, no eixo do ataque (Zé Luís vai merecendo a confiança do treinador). Não deixa, também, de ser curioso e alarmante perceber que os problemas na lateral direita da defesa que vinham do ano passado se mantêm e que Alex Telles e Marega continuam a ter que disputar todos os minutos de todos os jogos.

No que concerne ao jogo jogado, a ideia mantém-se a mesma. Apesar de jogadores como Nakajima ou Uribe garantirem maior qualidade na circulação a vertigem e o vício da profundidade continuam a ser pedra basilar do jogo da equipa. Está visto que é a forma como Sérgio Conceição vê o futebol e não vai mudar, portanto, não adianta continuar a trazer este assunto à baila. O treinador portista, ganhe ou perca, fá-lo-à agarrado às suas ideias e convicções. Aos portistas, gostem mais ou menos do estilo, admirem mais ou menos a forma de jogar da equipa, resta confiar no seu timoneiro e, verdade seja dita, não há razão para que assim não seja. Com todos os seus defeitos e qualidades, o que é certo é que o FC Porto tem sido competitivo em todas as frentes desde a sua chegada ao clube, pese embora o reflexo em termos de títulos seja escasso.

Assim, não obstante o facto de poder dizer-se que é demasiado cedo para balanços ou balancetes, há já alguma matéria que permite comparar o FC Porto 2019/2020 com a sua versão do período homólogo e perceber que, apesar da mudança dos tempos, vão-se mantendo algumas vontades.

Foto de capa: FC Porto

Revisto por: Jorge Neves

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e FC Porto triunfam na Liga Europeia de Andebol

Benfica ganhou por 38-25 frente ao Ferencvaros enquanto o FC Porto venceu 44-31 ao Kriens. Ambos as partidas jogaram-se em Portugal.

José Mourinho esclarece tema Otamendi: «Não recusou falar no fim do jogo»

José Mourinho esclareceu que Nico Otamendi «não recusou falar no fim do jogo». Defesa argentino preferiu falar depois na zona mista.

José Mourinho sente falta de ex-Benfica: «Era uma situação impossível para o Benfica de controlar»

José Mourinho admitiu que gostaria de contar com Kerem Akturkoglu no Benfica. O jogador rumou ao Fenerbahçe no verão.

PSG fecha goleada com belo golo de Vitinha: Eis o momento

O PSG venceu fora de casa o Bayer Leverkusen por 7-2 na terceira jornada da fase de liga da Champions League. Belo golo de Vitinha.

PUB

Mais Artigos Populares

Jurgen Klopp revela o motivo por ter rejeitado o Manchester United

Jurgen Klopp revelou o porquê de ter rejeitado a oportunidade de treinar o Manchester United. Na altura, o técnico orientava o Borussia Dortmund.

José Mourinho mexeu no Benfica apenas ‘obrigado’: eis o banco das águias frente ao Newcastle United

José Mourinho realizou apenas uma alteração durante o encontro entre o Benfica e o Newcastle United, para a Champions League.

Vangelis Pavlidis: «Foi uma noite difícil para nós»

Vangelis Pavlidis falou depois do encontro entre o Benfica e o Newcastle United, válido pela terceira jornada da Champions League.