Mudança de estilo

- Advertisement -

A época desportiva 2019/2020 aproxima-se a passos largos do seu final. Com a cortina das competições nacionais e internacionais prestes a cerrar, há já algumas certezas no que concerne à próxima temporada.

Uma delas prende-se com o futuro de Hector Herrera. Mais dia menos dia, mais declaração de amor menos jura de paixão, e o mexicano será confirmado como reforço, ao que parece, do Atlético de Madrid. Seja este ou não o destino do capitão do FC Porto, parece claro que o médio acabará por deixar o Dragão.

Inicia-se, portanto, o debate sobre a sua sucessão. Cinco épocas depois, chega ao fim o legado de Herrera. Durante muitos anos um mal-amado da bancada, a verdade é que acabou sempre por ser opção. Com todas as qualidades e defeitos que tem acaba por levar a equipa para um estilo de maior vertigem e de menor circulação.

Herrera deve disputar no sábado o último jogo no Estádio do Dragão ao serviço do FC Porto
Fonte: FC Porto

Para já, Óliver Torres perfila-se como candidato único à vaga deixada por Herrera. Há que considerar o eventual regresso de Sérgio Oliveira e a possível chegada de reforços para a posição. De qualquer forma o espanhol avança para a próxima época na pole position.

É um jogador sem igual no plantel e no futebol português. O dínamo espanhol é o melhor no capítulo do passe e a gerir os ritmos de jogo. A falta de oportunidades apenas pode ser justificada pela ideia de jogo de Sérgio Conceição para a equipa porque jamais poderá ser utilizado o argumento da qualidade. Óliver é exímio no controlo, na retenção e transmissão da bola e uma solução ideal para quem prefere privilegiar a circulação em detrimento da incessante procura da profundidade e do transporte de bola.

É, também, importante contrariar o argumento, tantas vezes utilizado para justificar a sua falta de utilização, que se prende com a suposta dificuldade do espanhol no momento defensivo. Para além de ser o melhor no capítulo do passe e a gerir os ritmos de jogo, nunca perde agressividade no momento defensivo.

Sérgio Conceição afirmou há meses que o jogador fez trabalho específico no sentido de melhorar esse capítulo do seu jogo, mas eu, como tenho vindo a proclamar, considero que essa nunca terá sido uma lacuna, mas sim mais uma das suas qualidades. Óliver é talentoso, mas operário, e compensa a falta de robustez física com uma inteligente ocupação dos espaços e com uma capacidade de desarme invulgar para um jogador tão tecnicista. Um prodígio.

É certo que perde para Herrera no transporte de bola em progressão dada a passada mais larga do mexicano, no entanto, nunca se pode ou deve descurar a qualidade de um jogador como Óliver.

Assim, apesar do lamento que fica pela saída de um jogador que soube conquistar o seu espaço e estatuto, fica a ideia de que a sua saída pode ser uma oportunidade para alterar e elevar o nível de jogo da equipa, que esta época, diga-se, deixou a desejar. Se à saída de Herrera juntarmos a provável transferência de Marega para Inglaterra percebemos que Sérgio Conceição pode, agora, tentar introduzir novas variantes no jogo da equipa e dar maior primazia à posse, controlo e circulação de bola.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Futuro de Marc-André ter Stegen em aberto e regresso a Barcelona em cima da mesa

Marc-André ter Stegen lesionou-se gravemente contra o Real Oviedo e a sua passagem pelo Girona pode chegar ao fim.

Surpresa em Rio Maior: Thiago Silva marca autogolo e Casa Pia vence FC Porto por 2-0 ao intervalo

Mais um golo dos gansos diante dos dragões, desta feita de Thiago Silva na própria baliza. O Casa Pia recebe o FC Porto em Rio Maior.

Benfica: avançado rejeita ofertas e vai ficar às ordens de José Mourinho até ao final da época

Henrique Araújo vai ficar no Benfica até ao final da temporada, rejeitando todas as opções que tinha para sair.

Jonathan Panzo deixa o Rio Ave e ruma ao Birmingham City

O Rio Ave anunciou a saída de Joanthan Panzo, que já foi apresentado como reforço do Birmingham City. O defesa-central inglês passou duas épocas e meia em Vila do Conde.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora anuncia contratação de defesa-central com passagens na La Liga e Serie A

Stefan Lekovic foi anunciado como reforço do Estrela da Amadora, proveniente do Estrela Vermelha. O defesa-central já representou o Villarreal e o Monza.

Yassir Zabiri deixa o Famalicão e assina pelo Rennes

O Rennes oficializou a contratação do avançado Yassir Zabiri por 10 milhões de euros mais objetivos. O marroquino apontou 7 golos em 20 jogos pelo Famalicão.

Braga não facilita e goleia AVS SAD

O Braga foi à Vila das Aves vencer o AVS SAD por quatro bolas a zero, em jogo da 20.ª jornada da Primeira Liga.