📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mudanças na estrutura

- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2Têm sido notícia nas últimas semanas as várias mudanças na estrutura do futebol do FC Porto. A saída de Antero Henrique foi o mote para várias mexidas, não querendo dizer com isto que Antero era um problema, bem pelo contrário, na minha opinião, fez um extraordinário trabalho ao serviço do FC Porto, foram mais de duas décadas de grande sucesso nos vários cargos que ocupou. Um homem com visão, muito profissional, que ajudou a tornar vários setores do clube mais capazes e profissionais.

Mas a sua saída foi aproveitada para tornar a estrutura mais “Portista”, dando mais protagonismo a pessoas como Fernando Gomes e João Pinto, acreditando eu que estas mudanças foram idealizadas pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, que percebeu o que o clube precisava neste preciso momento, de mais cultura de clube junto da equipa.

Sempre defendi, principalmente num clube com as características do FC Porto, que o diretor geral ou desportivo devia ser uma figura de referência do clube. Esta semana o mítico capitão João Pinto foi destacado para essa missão, sendo o diretor adjunto de Luis Gonçalves, passando assim a acompanhar a tempo inteiro a equipa principal do FC Porto. Acredito que será uma mais-valia, ter alguém que respira portismo por todos os poros, que foi como jogador o protótipo de jogador à porto, que conquistou títulos atrás de títulos, ter alguém com estas características junto do plantel só pode ser benéfico.

Fernando Gomes, uma das maiores referências do FC Porto. Fonte: Facebook
Fernando Gomes, uma das maiores referências do FC Porto.
Fonte: Facebook

Outro histórico que abraçou novas funções foi Fernando Gomes, que agora coordena o departamento de scouting. Uma função extremamente importante, principalmente nos clubes “grandes” de Portugal, que não tendo o poderio financeiro dos seus rivais europeus, terão num scouting de qualidade e rigoroso uma arma para poder equilibrar as diferenças existentes. Ter alguém que foi um jogador de altíssimo nível, que também foi capitão do FC Porto, pode muitas vezes ajudar numa escolha mais criteriosa no que respeita a contratações, porque além das características técnicas e táticas de que os jogadores são alvo de avaliação, a questão mental é por vezes fundamental, e isso é mais fácil de avaliar por quem andou lá dentro e sabe o que é vestir a camisola azul e branca.

Conseguir fazer uma mescla entre ex-jogadores que foram referências, com pessoas da área mais académica pode ser uma excelente solução em diversos departamentos do clube. Manter a identidade do clube com a experiência de quem andou dentro das quatro linhas e a sabedoria que dai advém, juntando pessoas da área científica e académica significa conhecimento (experiência), inovação e desenvolvimento.

Na área da comunicação também existiram mudanças, e acredito que mais aconteceram na estrutura portista, um abanão era preciso, sangue novo, novas ideias, novos métodos eram precisos, e quem comanda não teve medo de mudar.

Um novo rumo para novas conquistas!

 

Texto revisto por: Carlos Valente

 

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas esteve com Pedro Proença antes de falar ao Conselho de Arbitragem

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, reuniu-se também com Pedro Proença antes do encontro com o Conselho de Arbitragem.

Rival do Besiktas afasta-se da corrida por Rafa Silva

O Galatasaray está fora da corrida por Rafa Silva. O clube de Istambul foi apontado como possível destino do avançado português, mas a imprensa turca garante que a equipa não pretende o jogador.

Luis de la Fuente sobre Samu Aghehowa: «Não temos pressa com ele. É um jogador em formação e de muito futuro»

Samu Aghehowa entrou aos 62 minutos no empate entre a Espanha e a Turquia. Luis de la Fuente falou sobre o jogador.

Mikel Oyarzabal mantém registo imparável por Espanha e envolveu-se sempre em golos nos últimos 9 jogos

Mikel Oyarzabal é um dos jogadores em melhor forma por Espanha. O avançado de 28 anos somou oito golos e sete assistências nos últimos nove encontros oficiais.

PUB

Mais Artigos Populares

Andy Robertson guiou a Escócia ao Mundial 2026 e emocionou-se nos festejos: «Não consegui tirar o meu amigo Diogo Jota da cabeça»

Andy Robertson, capitão da Escócia, deixou um testemunho emocionado após a qualificação escocesa para o Mundial 2026. Defesa lembrou Diogo Jota.

João Rego estreia-se pelos sub-21 de Portugal: «O futuro será risonho»

João Rego somou os primeiros minutos pelos sub-21 de Portugal. O jovem refletiu sobre a estreia às ordens de Luís Freire.

Zé Pedro explica saída do FC Porto: «Procurei um espaço diferente para ter esses minutos»

Zé Pedro trocou o FC Porto pelo Cagliari no último verão. O defesa-central português de 28 anos explicou a saída do clube azul e branco.