Mudanças na estrutura

- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2Têm sido notícia nas últimas semanas as várias mudanças na estrutura do futebol do FC Porto. A saída de Antero Henrique foi o mote para várias mexidas, não querendo dizer com isto que Antero era um problema, bem pelo contrário, na minha opinião, fez um extraordinário trabalho ao serviço do FC Porto, foram mais de duas décadas de grande sucesso nos vários cargos que ocupou. Um homem com visão, muito profissional, que ajudou a tornar vários setores do clube mais capazes e profissionais.

Mas a sua saída foi aproveitada para tornar a estrutura mais “Portista”, dando mais protagonismo a pessoas como Fernando Gomes e João Pinto, acreditando eu que estas mudanças foram idealizadas pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, que percebeu o que o clube precisava neste preciso momento, de mais cultura de clube junto da equipa.

Sempre defendi, principalmente num clube com as características do FC Porto, que o diretor geral ou desportivo devia ser uma figura de referência do clube. Esta semana o mítico capitão João Pinto foi destacado para essa missão, sendo o diretor adjunto de Luis Gonçalves, passando assim a acompanhar a tempo inteiro a equipa principal do FC Porto. Acredito que será uma mais-valia, ter alguém que respira portismo por todos os poros, que foi como jogador o protótipo de jogador à porto, que conquistou títulos atrás de títulos, ter alguém com estas características junto do plantel só pode ser benéfico.

Fernando Gomes, uma das maiores referências do FC Porto. Fonte: Facebook
Fernando Gomes, uma das maiores referências do FC Porto.
Fonte: Facebook

Outro histórico que abraçou novas funções foi Fernando Gomes, que agora coordena o departamento de scouting. Uma função extremamente importante, principalmente nos clubes “grandes” de Portugal, que não tendo o poderio financeiro dos seus rivais europeus, terão num scouting de qualidade e rigoroso uma arma para poder equilibrar as diferenças existentes. Ter alguém que foi um jogador de altíssimo nível, que também foi capitão do FC Porto, pode muitas vezes ajudar numa escolha mais criteriosa no que respeita a contratações, porque além das características técnicas e táticas de que os jogadores são alvo de avaliação, a questão mental é por vezes fundamental, e isso é mais fácil de avaliar por quem andou lá dentro e sabe o que é vestir a camisola azul e branca.

Conseguir fazer uma mescla entre ex-jogadores que foram referências, com pessoas da área mais académica pode ser uma excelente solução em diversos departamentos do clube. Manter a identidade do clube com a experiência de quem andou dentro das quatro linhas e a sabedoria que dai advém, juntando pessoas da área científica e académica significa conhecimento (experiência), inovação e desenvolvimento.

Na área da comunicação também existiram mudanças, e acredito que mais aconteceram na estrutura portista, um abanão era preciso, sangue novo, novas ideias, novos métodos eram precisos, e quem comanda não teve medo de mudar.

Um novo rumo para novas conquistas!

 

Texto revisto por: Carlos Valente

 

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba em Inglaterra: Chelsea sofre duro castigo da Federação Inglesa por irregularidades em transferências de jogadores

O Chelsea foi castigado pela Federação Inglesa de Futebol após ser considerado responsável por infrações relacionadas com negócios de jogadores e pagamentos a agentes.

Roger Schmidt apresentado como novo Diretor Global de Futebol do grupo Red Bull : «Excecional perícia futebolística e perfeita compreensão da nossa filosofia»

Roger Schmidt foi oficializado como novo Diretor Global de Futebol do grupo Red Bull livre. Oliver Mintzlaff, CEO da Red Bull, deixou elogios.

Árbitros ameaçam com boicote à Supertaça e falham ação de reciclagem e avaliação em reação às palavras polémicas de Pedro Proença

Já há uma primeira reação dos árbitros às palavras de Pedro Proença e com ações concretas e uma ameaça. Polémica continua a estalar.

Manuel Neuer admite: «Desta vez parece que me vou mesmo retirar»

Manuel Neuer admitiu a possibilidade de terminar a carreira profissional no final da temporada 2026/27.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa estreado por Ruben Amorim deixa o Manchester United

O Manchester United anunciou a saída de Tyler Fredricson para o Lausanne. O defesa estreou-se pela equipa principal dos red devils sob o comando de Ruben Amorim.

Nottingham Forest vence Portimonense antes do jogo contra o Sporting

O Nottingham Forest venceu o Portimonense por 2-1, antes do duelo com o Sporting, marcado para as 19h45, no Estádio do Algarve.

FC Porto presta homenagem a Franco Baresi: «Um rival duro e leal que marcou muitos dos nossos inesquecíveis duelos com o AC Milan nos...

O FC Porto lamentou a morte de Franco Baresi e deixou uma mensagem de homenagem ao histórico defesa do AC Milan.