O que é nacional, afinal, não é assim tão bom

- Advertisement -

É, certamente, algo a rondar o anti-patriótico proferir a frase “o que é nacional, afinal, não é assim tão bom”. E, na generalidade da nossa realidade, discordo veementemente deste tipo de afirmações. No entanto, o “mundo da bola” é um mundo ímpar portanto, partindo desse princípio, merece uma análise própria.

E, essa análise própria, talvez por mera preguiça ou, possivelmente, por uma incompreensível insistência, não tem sido feita pelo FC Porto, nomeadamente no quesito “transferências”.

Ao longo destas últimas temporadas, têm sido inúmeras as vezes em que a direção portista (com ou sem o aval do treinador) opta pelo mercado interno, na esperança de colmatar alguma lacuna existente no plantel azul e branco. Quantos nomes? Sinceramente, os dedos que possuo em ambas as mãos não seriam suficientes para efetuar estes cálculos. Contudo, se o tópico for “casos de sucesso”, os dedos que restam na mão esquerda de Lula da Silva, possivelmente, consigam tomar conta da situação.

Fernando Andrade foi uma das contratações que ficou aquém do esperado
Fonte: FC Porto

Longe estão os tempos áureos do futebol português. Agora, restam-nos eliminações nas competições europeias que, infelizmente, começam a tornar-se num hábito, quer sejam contra equipas como FC Zorya Luhansk, quer sejam contra equipas polacas cujo nome mal consigo pronunciar. Culpas à parte, facto é: as equipas portuguesas, salvo as “comuns” exceções, estão cada vez mais niveladas por baixo. Logo, há que fazer todos os possíveis para escapar a este nivelamento.

No estrangeiro encontraremos apenas craques? Não, longe disso. Pelo meio, certamente, virão Depoitres e Adriáns. Mas, a meu ver, há que assumir esse risco, um risco que, vale a pena ressaltar, acaba por ser menor ao ser comparado àquele associado a “aquisições internas”. E esse risco associado às “aquisições internas”, aliás, tem rondado, ultimamente, a certeza: a certeza de que os contratados em Portugal não são reforços, no sentido literal da palavra.

Não estou a exigir, todavia, uma espécie de boicote aos jogadores que atuam no futebol português. Muito talento pisa os nossos relvados todas as épocas. A questão é: estará esse talento, maioritariamente, em formações de “meia tabela”? A resposta, na minha opinião, parece clara. A tarefa de encontrar jogadores “nível FC Porto” nos ditos “pequenos portugueses” começa a rondar o improvável,  beira o encontrar uma agulha num palheiro.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

É oficial: João Neves está de regresso aos convocados do PSG

O PSG anunciou esta quarta-feira a lista de convocados para o jogo contra o Chelsea. João Neves é um dos nomes presentes.

Nápoles com olhos postos em português que tem brilhado na Serie A

O Nápoles enviou um observador para analisar Tiago Gabriel durante o Lecce x Cremonese, depois de já ter tentado contratá-lo no mercado de inverno.

Borussia Dortmund segura internacional alemão face a interesse de gigantes da Premier League

Felix Nmecha deverá renovar contrato com o Borussia Dortmund. Médio de 25 anos prepara-se para prolongar vínculo por mais dois anos.

Noite histórica na NBA: Bam Adebayo ultrapassa marca lendária de Kobe Bryant

Os Miami Heat bateram os Washington Wizards por 150-129, numa noite inspirada de Bam Adebayo, que assinou uma exibição histórica e superou um registo de Kobe Bryant.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique confirma nova lesão de Alphonso Davies 

O Bayern Munique confirmou uma nova lesão de Alphonso Davies, que voltará a parar, enquanto Jamal Musiala não deverá ter qualquer problema grave.

Cristián Romero deve mesmo abandonar o Tottenham no verão: Vários gigantes europeus atentos

Apesar da recente renovação de contrato, Cristián Romero deve abandonar o Tottenham no final da temporada e já tem vários grandes clubes interessados.

Há regresso aos treinos do FC Porto antes do jogo contra o Estugarda

O FC Porto treinou pela última vez antes de viajar para a Alemanha. Martim Fernandes está de regresso aos treinos dos dragões.