O que é nacional, afinal, não é assim tão bom

É, certamente, algo a rondar o anti-patriótico proferir a frase “o que é nacional, afinal, não é assim tão bom”. E, na generalidade da nossa realidade, discordo veementemente deste tipo de afirmações. No entanto, o “mundo da bola” é um mundo ímpar portanto, partindo desse princípio, merece uma análise própria.

E, essa análise própria, talvez por mera preguiça ou, possivelmente, por uma incompreensível insistência, não tem sido feita pelo FC Porto, nomeadamente no quesito “transferências”.

Ao longo destas últimas temporadas, têm sido inúmeras as vezes em que a direção portista (com ou sem o aval do treinador) opta pelo mercado interno, na esperança de colmatar alguma lacuna existente no plantel azul e branco. Quantos nomes? Sinceramente, os dedos que possuo em ambas as mãos não seriam suficientes para efetuar estes cálculos. Contudo, se o tópico for “casos de sucesso”, os dedos que restam na mão esquerda de Lula da Silva, possivelmente, consigam tomar conta da situação.

Fernando Andrade foi uma das contratações que ficou aquém do esperado
Fonte: FC Porto

Longe estão os tempos áureos do futebol português. Agora, restam-nos eliminações nas competições europeias que, infelizmente, começam a tornar-se num hábito, quer sejam contra equipas como FC Zorya Luhansk, quer sejam contra equipas polacas cujo nome mal consigo pronunciar. Culpas à parte, facto é: as equipas portuguesas, salvo as “comuns” exceções, estão cada vez mais niveladas por baixo. Logo, há que fazer todos os possíveis para escapar a este nivelamento.

No estrangeiro encontraremos apenas craques? Não, longe disso. Pelo meio, certamente, virão Depoitres e Adriáns. Mas, a meu ver, há que assumir esse risco, um risco que, vale a pena ressaltar, acaba por ser menor ao ser comparado àquele associado a “aquisições internas”. E esse risco associado às “aquisições internas”, aliás, tem rondado, ultimamente, a certeza: a certeza de que os contratados em Portugal não são reforços, no sentido literal da palavra.

Não estou a exigir, todavia, uma espécie de boicote aos jogadores que atuam no futebol português. Muito talento pisa os nossos relvados todas as épocas. A questão é: estará esse talento, maioritariamente, em formações de “meia tabela”? A resposta, na minha opinião, parece clara. A tarefa de encontrar jogadores “nível FC Porto” nos ditos “pequenos portugueses” começa a rondar o improvável,  beira o encontrar uma agulha num palheiro.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto investe 32 milhões de euros e detém agora 100% do passe de Samu Aghehowa

O FC Porto garantiu os restantes 35% do passe de Samu Aghehowa. Dragões investem 32 milhões de euros no total.

UEFA despromove Crystal Palace da Europa League para a Conference League e quem sorri é Nuno Espírito Santo

A UEFA anunciou que o Crystal Palace foi despromovido da Europa League para a Conference League. Lyon envolvido.

Já foi associado ao Benfica e FC Porto e ruma ao Mallorca por 5 milhões de euros

Pablo Torre vai deixar o Barcelona e assinar pelo Mallorca. Transferência de 5 milhões de euros pro 50% do passe.

Borja Sainz já está em Portugal para assinar pelo FC Porto: Há foto

Borja Sainz vai reforçar o FC Porto e já está em Portugal. Extremo espanhol assina contrato de cinco anos com os dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Joga no Bayern Munique e pode rumar à Luz: «Tanto quanto sei, vai para o Benfica»

Linda Dallmann pode estar a caminho do Benfica. Internacional alemã tem 30 anos e joga atualmente no Bayern Munique.

Qual o 11 titular e a tática do Sporting no particular com o Torreense?

O Sporting venceu esta sexta-feira o Torreense por 1-0 num jogo de preparação. Eis o onze inicial e a tática dos leões.

Bayern Munique vê recusada oferta de 40+5 milhões de euros por internacional alemão

O Bayern Munique apresentou uma proposta de 40+5 milhões de euros por Nick Woltemade. Estugarda deu nega à oferta.