Nakajima: De desejado a descartado | FC Porto

- Advertisement -

Na época de 2019/20, Shoya Nakajima foi a contratação mais sonante efetuada pelo FC Porto, no mercado de verão. Com grandes exibições ao serviço do Portimonense SC, o internacional japonês chegou à cidade Invicta com um sorriso que enchia de esperança os adeptos portistas – indubitavelmente, era o jogador mais pedido pelos adeptos nas redes sociais.

Somando este grande desejo da massa adepta azul e branca ao parecer favorável por parte do treinador Sérgio Conceição em contar com avançado japonês, a SAD do FC Porto avançou para a contratação de Nakajima, negócio este que se tornou um dos maiores investimentos da história do clube – 12 milhões de euros por 50% do passe.

Nakajima
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

No entanto, não é segredo para ninguém: Nakajima, até ao momento, é um flop. No total, em termos numéricos, o jogador japonês marcou 1 golo e fez 5 assistências. De facto, nem sempre os números refletem as exibições de um jogador. No entanto, o internacional japonês, das poucas vezes que foi opção a titular, demonstrou um nível exibicional muito aquém daquele que tinha outrora apresentado no Portimonense SC, ou até na Copa América 2019, ao serviço da seleção japonesa.

Creio que o “dossiê Nakajima”, que custou 12 milhões aos cofres portistas, veio mostrar que a adaptação ao clube e às suas exigências são fulcrais para o sucesso de um determinado atleta.

Não há dúvidas de que o talento de Nakajima é acima da média, mas o jogador, claramente, não se adaptou às rotinas de um clube tão exigente como o FC Porto; um clube que espera o máximo do atleta em todos os jogos. Por vezes, o internacional japonês espalhava magia num jogo, mas depois desaparecia, sendo constantemente regalado para o banco.

Confesso que sou admirador das qualidades técnicas de Nakajima; acho que é um jogador que faz coisas que os outros não fazem – é capaz de (se tiver oportunidade) ser a referência de construção da equipa e aquele jogador por onde a bola tem de passar inúmeras vezes antes de chegar à baliza do adversário. Todavia, o nível exibicional que apresentou não chegou sequer perto disso.

Cheguei então a uma conclusão simples: Nakajima não é jogador para este FC Porto. Repito, para este FC Porto. Foi uma contratação completamente ao lado por parte da SAD portista, já que o jogador não “serve” para o modo como a equipa de Sérgio Conceição joga – não tem intensidade e capacidade de explorar a profundidade de forma sucessiva, ao longo do jogo.

Não sabemos se foi uma contratação pedida por Sérgio Conceição ou se de facto foi uma investida efetuada pela SAD dos azuis e brancos. O que de facto podemos afirmar é que não houve uma análise prévia acertada das características do jogador, neste tipo de sistema.

O FC Porto encontra-se, assim, num dilema: o que fazer a Nakajima? Emprestado ao Al-Duhail SC na segunda metade da época passada, o internacional japonês, ao que parece, é esperado ainda este mês na cidade Invicta.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Reforços de peso no Deportivo A Coruña: José María Giménez e Marc Casadó chegam do Atlético Madrid e Barcelona

Dupla de peso no Deportivo A Coruña. José María Giménez e Marc Casadó juntam-se ao plantel do emblema recém-promovido à La Liga.

Tosin Adarabioyo esteve na lista do Benfica e acaba no Tottenham por 8 milhões de euros

Tosin Adarabioyo foi oficializado como reforço do Tottenham. O defesa deixa o Chelsea e assina em definitivo pelos spurs.

Sevilha resolve problema a Ruben Amorim e recebe Youssouf Fofana por empréstimo

Youssouf Fofana foi oficializado como reforço do Sevilha. O médio chega por empréstimo do AC Milan de Ruben Amorim.

Sporting contrata defesa-central ao Leganés: «É um grande clube e estou aqui para trabalhar e continuar a crescer»

Djibril Gueye é o mais recente reforço do Sporting no mercado de verão. Defesa-central de 19 anos vai representar a equipa B.

PUB

Mais Artigos Populares

Jonathan David e Issiaka Kamate juntam-se ao plantel de Diego Simeone no Atlético Madrid

O Atlético Madrid oficializou as contratações de Jonathan David e Issiaka Kamate. Avançado canadiano chega por empréstimo com opção de compra.

Estrasburgo de Hugo Oliveira perde voz da experiência para a Premier League e jogador mais velho da equipa passa a ter apenas 24 anos

Ben Chilwell está de saída do Estrasburgo de Hugo Oliveira. Defesa vai voltar a Inglaterra e prepara-se para assinar com o Crystal Palace.

Alverca reforça o ataque com Dawda Camara: Avançado deixa o Girona por 150 mil euros

Dawda Camara foi oficializado como reforço do Alverca, proveniente do Girona numa transferência de 150 mil euros.