Nakajima: De desejado a descartado | FC Porto

- Advertisement -

Na época de 2019/20, Shoya Nakajima foi a contratação mais sonante efetuada pelo FC Porto, no mercado de verão. Com grandes exibições ao serviço do Portimonense SC, o internacional japonês chegou à cidade Invicta com um sorriso que enchia de esperança os adeptos portistas – indubitavelmente, era o jogador mais pedido pelos adeptos nas redes sociais.

Somando este grande desejo da massa adepta azul e branca ao parecer favorável por parte do treinador Sérgio Conceição em contar com avançado japonês, a SAD do FC Porto avançou para a contratação de Nakajima, negócio este que se tornou um dos maiores investimentos da história do clube – 12 milhões de euros por 50% do passe.

Nakajima
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

No entanto, não é segredo para ninguém: Nakajima, até ao momento, é um flop. No total, em termos numéricos, o jogador japonês marcou 1 golo e fez 5 assistências. De facto, nem sempre os números refletem as exibições de um jogador. No entanto, o internacional japonês, das poucas vezes que foi opção a titular, demonstrou um nível exibicional muito aquém daquele que tinha outrora apresentado no Portimonense SC, ou até na Copa América 2019, ao serviço da seleção japonesa.

Creio que o “dossiê Nakajima”, que custou 12 milhões aos cofres portistas, veio mostrar que a adaptação ao clube e às suas exigências são fulcrais para o sucesso de um determinado atleta.

Não há dúvidas de que o talento de Nakajima é acima da média, mas o jogador, claramente, não se adaptou às rotinas de um clube tão exigente como o FC Porto; um clube que espera o máximo do atleta em todos os jogos. Por vezes, o internacional japonês espalhava magia num jogo, mas depois desaparecia, sendo constantemente regalado para o banco.

Confesso que sou admirador das qualidades técnicas de Nakajima; acho que é um jogador que faz coisas que os outros não fazem – é capaz de (se tiver oportunidade) ser a referência de construção da equipa e aquele jogador por onde a bola tem de passar inúmeras vezes antes de chegar à baliza do adversário. Todavia, o nível exibicional que apresentou não chegou sequer perto disso.

Cheguei então a uma conclusão simples: Nakajima não é jogador para este FC Porto. Repito, para este FC Porto. Foi uma contratação completamente ao lado por parte da SAD portista, já que o jogador não “serve” para o modo como a equipa de Sérgio Conceição joga – não tem intensidade e capacidade de explorar a profundidade de forma sucessiva, ao longo do jogo.

Não sabemos se foi uma contratação pedida por Sérgio Conceição ou se de facto foi uma investida efetuada pela SAD dos azuis e brancos. O que de facto podemos afirmar é que não houve uma análise prévia acertada das características do jogador, neste tipo de sistema.

O FC Porto encontra-se, assim, num dilema: o que fazer a Nakajima? Emprestado ao Al-Duhail SC na segunda metade da época passada, o internacional japonês, ao que parece, é esperado ainda este mês na cidade Invicta.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição trava saída de 2 estrelas do clube

O Al Ittihad rejeitou propostas por N'Golo Kanté e Moussa Diaby. Emblema saudita segura dois jogadores a Sérgio Conceição.

Rio Ave perdeu muito dinheiro com venda de André Luiz ao Olympiacos em detrimento do Benfica

O Rio Ave optou por vender André Luiz ao Olympiacos. Benfica ofereceu mais dinheiro que os gregos pelo extremo brasileiro.

Trubin muito elogiado: «Está entre os melhores guarda-redes europeus por algum motivo»

Rustam Khudzhamov, treinador de guarda-redes na Seleção da Ucrânia, deixa fortes elogios a Anatoliy Trubin, guardião do Benfica.

Jogos loucos e vitórias gordas: Estoril Praia volta a vencer por 4-2 e chega à 3ª vitória consecutiva na Primeira Liga

O Estoril Praia venceu todos os jogos da segunda volta da Primeira Liga. Na 20.ª jornada, vitória sobre o Santa Clara.

PUB

Mais Artigos Populares

Roman Yaremchuk pode deixar 4 milhões de euros no Olympiacos e vai ser treinado por português

Roman Yaremchuk já está em França e vai ser reforço do Lyon. Avançado vai juntar-se às opções de Paulo Fonseca por empréstimo.

Basquetebol: Sporting bate Benfica na Luz

O Sporting venceu o Benfica por 86-78 na jornada 13 da Liga de Basquetebol. Leões ganharam no Pavilhão da Luz.

Swansea de Vítor Matos regressa às vitórias no Championship e vence Watford

O Swansea de Vítor Matos voltou aos triunfos no Championship. Triunfo sobre o Watford na 30.ª jornada da competição.