Não há competição que fuja ao FC Porto

- Advertisement -

Chegamos a dezembro com um registo (quase) perfeito. Neste momento, o FC Porto luta por todas as competições em que está inserido, mas, numa fase tão prematura de competições como a Taça de Portugal ou a “nova” Taça da Liga é difícil e de certa forma injusto analisar ou tecer comentários sobre as prestações. Em contrapartida, examinar aquilo que está a ser o Campeonato e a Liga dos Campeões é legítimo pelo número de jogos, bem ou mal conseguidos, pela fase avançada onde se deparam.

Pela revolução a que o plantel foi obrigado – um total de nove entradas e sete saídas – seria de esperar que as dinâmicas de grupo sofressem. Afinal, a perda das peças essenciais do núcleo duro seria, sempre, uma dor de cabeça para o treinador. Foi necessário tempo de adaptação para os novos elementos do grupo, tempo que, na realidade, o clube não tinha. A liga já decorria e tornou-se imperativo não perder mais pontos, tanto para o psicológico competitivo dos jogadores, como para os objetivos cedo traçados pela direção.

Agora, no mês das luzes e do frio gélido, pelo dragão parecem aumentar os dias de sol, pois o conjunto cresce a olhos vistos. Parece que, finalmente, a equipa age como o sentido literal da palavra, unidos, com garra e com um “ser Porto” que tanto faltou em momentos cruciais da história do clube e vem gradualmente sendo estabelecida pelos que cá passam.

Os dragões tropeçaram algumas vezes na Liga, mas na Europa tem sido outra história
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Na liga, e com apenas nove jornadas em andamento, os azuis e brancos encontram-se a quatro pontos do líder Sporting CP. Os tropeços contra o CS Marítimo e contra o FC Paços de Ferreira, autênticos baldes de água fria, tornaram possível esta distância do primeiro lugar, que começa agora a encurtar-se. Com o desejo de fazer a dobradinha no campeonato e com muitas jornadas pela frente, o objetivo passara por subir, o quanto antes, ao primeiro lugar e criar separação pontual suficiente dos principais adversários.

Se no campeonato o FC Porto nem tudo corre de feição, na Liga dos Campeões, apesar do tropeço inglório no primeiro jogo contra o Manchester City FC, o clube atravessa uma das melhores prestações e mais lucrativas de sempre na competição.

Com a passagem aos oitavos-de-final assegurada é impossível prever até onde pode chegar este conjunto. É certo que as partidas começarão a ser cada vez mais complicadas, contudo, não é a primeira vez que os azuis e brancos surpreendem na competição e este ano pode ser um desses momentos “iluminados” que surpreende a Europa.

Em causa fica a condição dos atletas, que com a entrada em ação na Taça de Portugal e a consequente Taça da Liga, o descanso será diminuído pela afluência de jogos correntes. A fatiga pode chegar e com ela lesões que desfalcam a equipa.

É demasiado cedo para alguém cometer o erro de determinar o sucesso desta época, contudo, os indicadores são positivos para uma equipa como a do FC Porto as expectativas são altas. Assim, ganhar as competições em que se está integrado (com exceção da Champions onde o poderio financeiro manda no futebol) deixa de ser uma opção e torna-se um dever.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Yeremay Hernández: «Sou feliz no Deportivo»

Yeremay Hernández falou sobre a possibilidade de rumar ao Sporting. O jogador tem contrato com o Deportivo de La Coruña.

Supercomputador coloca Portugal com maior probabilidade de vencer o Mundial 2026 do que o Brasil

A Opta Analyst fez a sua previsão de possíveis vencedores do Mundial 2026 e Portugal surge na frente do Brasil.

O regresso de uma lenda: Serena Williams vai competir na temporada de relva aos 44 anos

Serena Williams, detentora de 23 títulos Grand Slam, anunciou que está de regresso à competição, quatro anos depois de anunciar a reforma.

Já é oficial: jogador-sensação que estava livre no mercado confirmado na Bundesliga

Chuki foi confirmado como o mais recente reforço do Werder Bremen, depois de ter deixado o Real Valladolid no final do seu contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal segue em preparação para o Mundial 2026 com quatro ausências

Durante a manhã desta terça-feira, Portugal realizou o segundo treino de preparação para o Mundial 2026, sob ordens de Roberto Martínez.

Momento de união: Seleção Nacional feminina junta-se à masculina na Cidade do Futebol

Num momento de união antes do treino de Portugal de preparação para o Mundial, a Seleção Nacional feminina juntou-se para uma fotografia de grupo.

Ricardo Velho quer afirmar-se na Seleção Nacional: «O facto de quererem que eu esteja aqui é muito bom sinal»

Ricardo Velho marcou presença na conferência de imprensa. A seleção de Portugal já prepara o Mundial 2026 em estágio na Cidade do Futebol.