Não se esqueça de nós, míster!

- Advertisement -

A questão “formação” no FC Porto, ultimamente, tem sido um dos assuntos “em alta” entre a maioria dos adeptos. Predominantemente, o veredito final do tribunal do Dragão acaba por determinar, de forma convicta, que os miúdos merecem uma chance na equipa principal. E, pelos vistos,  o Mar Azul acabou por ter voz ativa nesta questão, uma vez que Sérgio Conceição mais do que nunca parece estar convicto de que a solução pode estar nos mais jovens.

A meu ver, considero uma escolha acertada, contudo fico com um pé atrás em relação a tudo isto. Não coloco em causa a qualidade dos mais jovens que integraram o plantel que realizou diversos jogos de preparação, muito pelo contrário, aliás. O talento está lá e é como o algodão: não engana!

Romário Baró, juntamente com outros jovens talentos, tem roubado os holofotes durante a pré-época do FC Porto
Fonte: FC Porto

A minha dúvida surge apenas e só pelo que já vi do homem que comanda a equipa em anos anteriores. Conceição já deu provas, sobretudo na sua época de estreia, de que foi uma escolha acertada escolhê-lo para liderar o novo projeto dos “dragões”. Porém, num aspeto, considero que o atual treinador peca de forma recorrente: na pouca utilização de jovens da nossa formação nos jogos a valer. Muitas vezes por falta de espaço, muitas vezes sustentado na existência de opções mais fiáveis (como foi o caso de Diogo Leite, aquando da chegada de Éder Militão), muitas das vezes baseado em convicções próprias (como por exemplo a utilização de Vaná na reta final da época passada, em detrimento de Diogo Costa), facto é que os nossos jovens não são brindados com uma quantidade de oportunidades condizente com o seu talento.

Em 2019/20, mais do que nunca, é imperativo a utilização recorrente destes atletas. É urgente uma aposta contínua nestes jogadores. Não utilizá-los apenas em jogos de preparação, apenas em jogos de Taça contra equipas amadoras, apenas quando dá jeito para cumprir uns regulamentos: “atirem-nos às feras”, deixem-nos sentir o peso da camisola que toda a vida sonharam em vestir. Romário, Diogo(s), Fábio, Tomás: não te esqueças delas durante a época, Sérgio.

Foto de Capa: FC Porto

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Federação Alemã oferece oportunidade a Florian Nagelsmann para abandonar o cargo nos próprios termos

A Federação Alemã de Futebol aconselhou Julian Nagelsmann a deixar o cargo de selecionador. Caso não o faça, o técnico deve ser despedido.

Eliezer Mayenda muito perto do Rennes: Avançado escapa das mãos do FC Porto

Segundo Santi Aouna, o Rennes está prestes a finalizar a contratação de Eliezer Mayenda, avançado que estava em contacto com o FC Porto.

Manchester City: Elliot Anderson é o primeiro grande reforço da era Enzo Maresca

Elliot Anderson é oficialmente jogador do Manchester City. Médio deixa o Nottingham Forest por 135 milhões de euros e torna-se no inglês mais caro da história.

Irmãos Martim e Kiko Costa já assinaram pelo Flensburg e deixam Sporting em 2027

Martim e Kiko Costa vão continuar no Sporting durante mais uma temporada, mas já têm o futuro definido. Os irmãos assinaram pelo Flensburg.

PUB

Mais Artigos Populares

Futsal: Melhor marcador da história do Benfica volta ao Brasil

Jacaré foi oficializado como reforço do Joinville. O pivô brasileiro despede-se do Benfica como o melhor marcador da história do clube.

Todas as transmissões televisivas incluindo Portugal: onde ver os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026 esta quinta-feira, 2 de julho?

Prosseguem os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta quinta-feira, 2 de julho.

Velocista a caminho do Newcastle: Extremo do Hoffenheim chega por 50 milhões de euros

O Newcastle chegou a acordo com o Hoffenheim para a contratação de Bazoumana Touré, a troco de 50 milhões de euros.