Não se esqueça de nós, míster!

- Advertisement -

A questão “formação” no FC Porto, ultimamente, tem sido um dos assuntos “em alta” entre a maioria dos adeptos. Predominantemente, o veredito final do tribunal do Dragão acaba por determinar, de forma convicta, que os miúdos merecem uma chance na equipa principal. E, pelos vistos,  o Mar Azul acabou por ter voz ativa nesta questão, uma vez que Sérgio Conceição mais do que nunca parece estar convicto de que a solução pode estar nos mais jovens.

A meu ver, considero uma escolha acertada, contudo fico com um pé atrás em relação a tudo isto. Não coloco em causa a qualidade dos mais jovens que integraram o plantel que realizou diversos jogos de preparação, muito pelo contrário, aliás. O talento está lá e é como o algodão: não engana!

Romário Baró, juntamente com outros jovens talentos, tem roubado os holofotes durante a pré-época do FC Porto
Fonte: FC Porto

A minha dúvida surge apenas e só pelo que já vi do homem que comanda a equipa em anos anteriores. Conceição já deu provas, sobretudo na sua época de estreia, de que foi uma escolha acertada escolhê-lo para liderar o novo projeto dos “dragões”. Porém, num aspeto, considero que o atual treinador peca de forma recorrente: na pouca utilização de jovens da nossa formação nos jogos a valer. Muitas vezes por falta de espaço, muitas vezes sustentado na existência de opções mais fiáveis (como foi o caso de Diogo Leite, aquando da chegada de Éder Militão), muitas das vezes baseado em convicções próprias (como por exemplo a utilização de Vaná na reta final da época passada, em detrimento de Diogo Costa), facto é que os nossos jovens não são brindados com uma quantidade de oportunidades condizente com o seu talento.

Em 2019/20, mais do que nunca, é imperativo a utilização recorrente destes atletas. É urgente uma aposta contínua nestes jogadores. Não utilizá-los apenas em jogos de preparação, apenas em jogos de Taça contra equipas amadoras, apenas quando dá jeito para cumprir uns regulamentos: “atirem-nos às feras”, deixem-nos sentir o peso da camisola que toda a vida sonharam em vestir. Romário, Diogo(s), Fábio, Tomás: não te esqueças delas durante a época, Sérgio.

Foto de Capa: FC Porto

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Estrela da Amadora apresentado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação do defesa-lateral de 18 anos, Wedtoin Ouedraogo, que foi apontado ao Estrela da Amadora neste mercado de janeiro.

Antevisão UFC 324: As Tartarugas na Árvore

Antevisão: A luta principal do UFC 324, pode ser...

Treinador do Torino e a chegada de Rafael Obrador: «Tem qualidade, técnica e capacidade de corrida»

Marco Baroni, treinador do Torino, falou sobre a contratação de Rafael Obrador. Lateral foi emprestado pelo Benfica ao emblema de Turim.

PUB

Mais Artigos Populares

AVS SAD recupera desvantagem de 3 golos a partir dos 75′ e empata na Primeira Liga

O Casa Pia empatou 3-3 com o AVS SAD na jornada 19 da Primeira Liga. Equipa de Vila das Aves recuperou desvantagem de três golos.

Levante de Luís Castro ganha ao Elche de Martim Neto e André Silva com final muito dramático

O Levante de Luís Castro venceu ao Elche por 3-2 na jornada 21 da La Liga. Final dramático com dois golos nos descontos.

Fernando Gomes reage e quer que FPF conteste pagamento de 2,6 milhões à Segurança Social

Fernando Gomes reage e quer que a FPF conteste o pagamento de cerca de 2,6 milhões de euros à Segurança Social.