Nápoles 2-2 FC Porto: esta foi para ti, capitão!

- Advertisement -

eternamocidade

Com raça, alma e determinação, o FC Porto conseguiu esta noite o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa, ao empatar a dois golos no Estádio San Paolo.

Com o título perdido e o apuramento direto para a Liga dos Campeões cada vez mais difícil, a Liga Europa aparecia esta noite como a tábua de salvação da época azul e branca. A tarefa não se adivinha ainda assim fácil, pois, apesar da vantagem de 1-0 trazida da primeira mão, os portistas defrontavam o Nápoles com muitas ausências na sua defesa: Hélton, Abdoulaye, Maicon e Alex Sandro não entravam nas contas de Luís Castro, que teve de improvisar, colocando Ricardo à esquerda e Reyes a jogar ao lado de Mangala. E não, não pense que me esqueci de Fabiano Freitas. Optei por colocá-lo em posição de destaque pois não chegam adjectivos para qualificar a exibição do brasileiro esta noite. A equipa napolitana entrou forte na partida, e, logo aos três minutos, Mertens ameaçou a baliza portista. Com uma pressão muito forte em todos os sectores do terreno, o Nápoles ia asfixiando o FC Porto, que ia tentando acalmar o jogo como podia, apesar de raramente incomodar Reina. Aos 21 minutos, e depois de algumas ameaças, Goran Pandev fez o golo do empate na eliminatória para o Nápoles, ao aproveitar um passe a rasgar de Gonzalo Higuaín.  Até ao final do primeiro tempo, os portistas tentaram pegar na partida e traçar o seu próprio destino, mas esbarraram sempre numa defensiva bem montada por Rafael Benítez.

Na segunda parte, o filme repetiu-se. O Nápoles, com a eliminatória empatada, voltou a entrar bem e a dominar o jogo. Perante várias ameaças, Fabiano começava a rubricar uma exibição de sonho. O FC Porto não conseguia controlar as investidas italianas e apenas num cabeceamento de Carlos Eduardo o perigo rondou a baliza de Reina.

Com tudo empatado na eliminatória, Luís Castro decidiu trocar Carlos Eduardo por Josué e Varela por Ghilas e… não poderia ter tido melhor resposta. Aos 69 minutos, após excelente assistência de Fernando, Ghilas empatou o jogo e calou o San Paolo. Com o 1-1 no marcador, o FC Porto estava com tudo no bolso. O golo abalou a equipa napolitana e, sete minutos depois, Ricardo Quaresma tirou um verdadeiro coelho da cartola e, com um forte remate de pé esquerdo que não deu qualquer hipótese ao guarda-redes Pepe Reina, fez um golaço. O FC Porto tinha dado a volta no resultado e os quartos-de-final estavam a pouco mais de 15 minutos de distância.

Esta é uma vitória dedicada a Helton. Fonte: Esportes.r7.com
Esta é uma vitória dedicada a Hélton
Fonte: Esportes.r7.com

Antes do final da partida, quando já só se esperava pelo apito final, o Nápoles ainda empatou aos 92 minutos por Dúvan Zapata. Pouco depois, o apito final de Martin Atkinson fez despoletar a alegria azul e branca pelo apuramento para os quartos-de-final. Com garra, determinação e uma exibição “à Porto”, os portistas escreveram o seu próprio destino e saíram de Nápoles com o sonho de voltar a vencer a Liga Europa bem vivo. Pelo que fizeram hoje, merecem sonhar. E tudo com um destinatário: para ti, capitão!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Real Madrid: Manchester City confiante que conseguirá renovar defesa em breve

O Manchester City está confiante de que conseguirá renovar o contrato de Josko Gvardiol. A acontecer, terá um novo vínculo até junho de 2032.

Nottingham Forest anuncia saída de defesa que passou pelo Braga e pelo FC Porto

Willy Boly deixa o Nottingham Forest. Defesa-central de 35 anos termina contrato e fecha ciclo no emblema da Premier League.

Plano de mercado traçado: Benfica já escolheu as duas prioridades máximas para reforçar o plantel

O Record avança que Benfica procura por dois defesas-centrais e um jogador semelhante a Harry Wilson para completar o plantel de Marco Silva.

Liverpool pondera avançar por médio do PSG: eis o que diz a imprensa

O Liverpool pondera avançar por Warren Zaire-Emery. PSG hesita em vendê-lo, mas ofertas a rondar os 80 milhões de euros poderiam ter peso na balança.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Primeiro grande desacordo entre Florentino Pérez e José Mourinho

A lista de alvos para o mercado levou José Mourinho a ter o primeiro desentendimento com Florentino Pérez desde o regresso ao Real Madrid.

Barcelona avança no sentido de acolher final da Champions League

O Barcelona anunciou a candidatura para receber a final da Champions League de 2029. Decisão final será conhecida a 15 de setembro.

Jéssica Silva despede-se do Al Hilal: «Um ano depois… é hora de dizer adeus»

Jéssica Silva está de saída do Al Hilal e deixou mensagem. Avançada portuguesa de 31 anos cumpriu uma época na Liga da Arábia Saudita.