Nápoles 2-2 FC Porto: esta foi para ti, capitão!

- Advertisement -

eternamocidade

Com raça, alma e determinação, o FC Porto conseguiu esta noite o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa, ao empatar a dois golos no Estádio San Paolo.

Com o título perdido e o apuramento direto para a Liga dos Campeões cada vez mais difícil, a Liga Europa aparecia esta noite como a tábua de salvação da época azul e branca. A tarefa não se adivinha ainda assim fácil, pois, apesar da vantagem de 1-0 trazida da primeira mão, os portistas defrontavam o Nápoles com muitas ausências na sua defesa: Hélton, Abdoulaye, Maicon e Alex Sandro não entravam nas contas de Luís Castro, que teve de improvisar, colocando Ricardo à esquerda e Reyes a jogar ao lado de Mangala. E não, não pense que me esqueci de Fabiano Freitas. Optei por colocá-lo em posição de destaque pois não chegam adjectivos para qualificar a exibição do brasileiro esta noite. A equipa napolitana entrou forte na partida, e, logo aos três minutos, Mertens ameaçou a baliza portista. Com uma pressão muito forte em todos os sectores do terreno, o Nápoles ia asfixiando o FC Porto, que ia tentando acalmar o jogo como podia, apesar de raramente incomodar Reina. Aos 21 minutos, e depois de algumas ameaças, Goran Pandev fez o golo do empate na eliminatória para o Nápoles, ao aproveitar um passe a rasgar de Gonzalo Higuaín.  Até ao final do primeiro tempo, os portistas tentaram pegar na partida e traçar o seu próprio destino, mas esbarraram sempre numa defensiva bem montada por Rafael Benítez.

Na segunda parte, o filme repetiu-se. O Nápoles, com a eliminatória empatada, voltou a entrar bem e a dominar o jogo. Perante várias ameaças, Fabiano começava a rubricar uma exibição de sonho. O FC Porto não conseguia controlar as investidas italianas e apenas num cabeceamento de Carlos Eduardo o perigo rondou a baliza de Reina.

Com tudo empatado na eliminatória, Luís Castro decidiu trocar Carlos Eduardo por Josué e Varela por Ghilas e… não poderia ter tido melhor resposta. Aos 69 minutos, após excelente assistência de Fernando, Ghilas empatou o jogo e calou o San Paolo. Com o 1-1 no marcador, o FC Porto estava com tudo no bolso. O golo abalou a equipa napolitana e, sete minutos depois, Ricardo Quaresma tirou um verdadeiro coelho da cartola e, com um forte remate de pé esquerdo que não deu qualquer hipótese ao guarda-redes Pepe Reina, fez um golaço. O FC Porto tinha dado a volta no resultado e os quartos-de-final estavam a pouco mais de 15 minutos de distância.

Esta é uma vitória dedicada a Helton. Fonte: Esportes.r7.com
Esta é uma vitória dedicada a Hélton
Fonte: Esportes.r7.com

Antes do final da partida, quando já só se esperava pelo apito final, o Nápoles ainda empatou aos 92 minutos por Dúvan Zapata. Pouco depois, o apito final de Martin Atkinson fez despoletar a alegria azul e branca pelo apuramento para os quartos-de-final. Com garra, determinação e uma exibição “à Porto”, os portistas escreveram o seu próprio destino e saíram de Nápoles com o sonho de voltar a vencer a Liga Europa bem vivo. Pelo que fizeram hoje, merecem sonhar. E tudo com um destinatário: para ti, capitão!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

O que dizem as lágrimas de Lionel Messi? – Diário do Mundial 2026 #27

A Argentina bem pode agradecer a Lionel Messi por ter evitado uma surpresa contra o Egito. No Mundial 2026, a última vaga nos quartos de final ficou com a Suíça.

Eis o quadro final dos quartos de final do Mundial 2026

Já são conhecidos todos os quatro jogos dos quartos de final do Mundial 2026. Argentina e Suíça juntam-se ao chaveamento já conhecido.

Decisão nos penáltis: Suíça vence a Colômbia e é a última seleção apurada para os quartos de final do Mundial 2026

A Suíça venceu a Colômbia e continua no Mundial 2026. Decisão só foi conhecida através da marcação das grandes penalidades.

Lyon de Paulo Fonseca pede adiamento da estreia na Ligue 1 devido à Champions League

O Lyon solicitou à Liga de Futebol Profissional francesa o adiamento do jogo da primeira jornada da Ligue 1, caso siga em frente na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sacavenense reforça plantel enquanto aguarda decisão sobre vaga no Campeonato de Portugal

O Sacavenense continua a preparar a temporada 2026/27 e mantém a esperança de integrar o Campeonato de Portugal.

Thibaut Courtois responde às críticas: «Recebemos muitas faltas de respeito nos últimos dias»

Depois da vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, por 4-1, Thibaut Courtois reagiu às críticas dirigidas aos Diabos Vermelhos.

João Mário mexe com o mercado: Juventus tem nas mãos proposta de 9 milhões de euros

João Mário pode trocar a Juventus pela Fiorentina no mercado de transferências de verão. Os viola fizeram uma oferta de nove milhões de euros.