📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nem sempre somos de um Clube desde “Pequeninos”

- Advertisement -

A maioria das pessoas nunca pensa realmente porque é que apoia um certo clube. Muitas vezes dizem uma frase do género: “Sou do Benfica/Sporting desde pequenino. Mas o que entendem os miúdos “pequeninos” de futebol? Situações como estas surgem, quase sempre, por se identificarem com os pensamentos do seio da família. Como o pai, tio, avô é de um clube existe a predisposição de ser adepto desse clube.

A idade não é um factor no que toca a gostar de futebol. Porém, é um factor no que toca a entender futebol. Durante muitos anos fui apelidado de Benfiquista pelo meu pai. Cheguei, até, a ver um jogo do Benfica no antigo Estádio da Luz. Até ao Euro 2004 eu não sabia ver futebol. Não sabia o que era futebol.

O Euro 2004 foi um ponto de viragem no futebol português. Com Scolari ao comando da equipa nacional, e a jogar em casa, Portugal fez um campeonato europeu espetacular chegando mesmo à final. Portugal jogava bem, coeso e com uma equipa que transpirava confiança. A Grécia, tenha sido pela táctica defensiva que utilizou ou pela ajuda de Zeus e dos restantes deuses gregos, acabaria por ganhar. No entanto, a grande vitória portuguesa não foi nos relvados, mas sim nas ruas. Mesmo perdendo uma final para a Grécia, Portugal ganhou espirito. A partir do Euro, e durante a estadia de Scolari como seleccionador, Portugal tinha um dos melhores apoios no mundo. As varandas de todas as regiões de Portugal encheram-se de bandeiras. O vermelho e verde português estavam por todo o lado.

A relação entre a minha paixão azul e branca e o Euro 2004 foi simples. Foi nessa altura que comecei a perceber as razões que, por vezes, o meu avô gritava para o televisor o que o faziam dizer palavras menos próprias para o ar, cada vez que o Benfica não ganhava. Foi nessa altura que eu comecei a ter paixão pelo futebol, paixão pela seleção nacional. Eu admirava a forma como Portugal jogava. Os processos intermitentes entre complexidade e simplicidade que resultavam num futebol bonito, rendilhado e que dava resultados.

A minha admiração rapidamente passou para os jogadores. A maioria do F.C Porto de 2003/04 de José Mourinho. Comecei a prestar mais atenção aos jogos do Porto. A cada jogo que passava mais me identificava com o estilo de jogo que os azuis e brancos mostravam. Vi, naquele Porto, a forma de jogar pela qual me tinha apaixonado com a seleção nacional.

Desde 2004 que me considero portista. Agora, nove anos depois, é com unhas e garras que defendo o clube que conseguiu conquistar o meu coração através do futebol. O Porto, como qualquer outro clube desportivo profissional do mundo, evoluiu. A equipa do Porto mudou, já não são os mesmos jogadores que vestem a camisola mas a equipa não mexe. O Porto é continuidade. Manter os mesmos objectivos, os mesmos princípios, os mesmos adeptos, a mesma alma que eu apenas descobri em 2004.

O lema do Porto, que está na parte de trás de todas as camisolas, é claro: “ A vencer desde 1893”. Uma frase que assenta ao Porto como uma luva e que de 2004 até ao dia que eu deixe de respirar irá estar presente na minha mente cada vez que for referido o nome Futebol Clube do Porto.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC x Benfica: António Miguel Cardoso apresenta providência cautelar após castigo

António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, avança com providência cautelar depois da suspensão de 75 dias e multa.

Thiago Motta recusa vários clubes e continua com a mesma vontade

Thiago Motta não quer treinar de momento e recusou vários clubes nos últimos meses. Última experiência foi na Juventus.

AS Roma pode avançar com proposta por avançado do Manchester United: Há novidades

A AS Roma está interessada em contratar Joshua Zirkzee ao Manchester United e já tem proposta em mente. Eis a situação.

Frederico Varandas vai recandidatar-se no Sporting: eis as principais motivações e objetivos

Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting. Já são conhecidas as principais motivações.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique conta com grandes notícias: um «reforço» de peso

Jamal Musiala está de regresso aos treinos do Bayern Munique, ao fim de 164 dias. Médio sofreu grave lesão no Mundial de Clubes 2025.

Manchester United de Ruben Amorim está interessado em 3 jogadores do Bournemouth

O Manchester United mostra interesse em Alex Scott, Tyler Adams e Antoine Semenyo, todos do Bournemouth.

Bruno Fernandes questionado sobre se Portugal joga melhor sem Cristiano Ronaldo: eis o que disse

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a Seleção Nacional.