Noites de pés esquerdos

Embora o futebol sempre tenha sido pródigo em dar-nos magia em qualquer pé ou cabeça, há sempre algo de inquietante em pés esquerdos mágicos, que criam, colocam a bola onde querem e fazem vibrar as bancadas. Sim, esta crónica é sobre Francisco Conceição e Wendell.

Com o resultado ao intervalo parado no 1-0, com uma assistência do número 10 para o lateral brasileiro, poucos imaginavam que terminaria 5-0, com vitória gorda azul e branca diante de um dos melhores conjuntos deste campeonato.

O ímpeto é sempre importante, e foi uma exibição muito a reboque do que os seus pés esquerdos conseguiram criar. Wendell na esquerda com combinações com Galeno ou os médios e Francisco Conceição a romper para dentro a tentar encontrar as melhores soluções perto da baliza cónega foram a receita ideal em partes que o conjunto no seu todo não foi tão forte.

Numa equipa programada para combater, o espetáculo também é sempre bem-vindo e também ajuda. A vencer por três vezes consecutivas, parece estar encontrada a melhor forma para encantar e tem tudo a ver com a complementaridade de todos os elementos.

Wendell
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

O meio-campo forte e recuperador, os extremos desequilibradores: uma fórmula de sucesso. Wendel, mesmo com as suas carências defensivas, oferece mais ao jogo de Sérgio Conceição do que Zaidu e ‘Chico’ tornou-se um jogador impossível de abdicar.

A vitória e o golo trazem confiança e no reino do Dragão respira-se tranquilidade. Frente a uma boa equipa (que entrou com o pé esquerdo), Sérgio Conceição soube ajustar ao intervalo, criou condições para a sua equipa ser mais competente sem bola e a força no momento defensivo passou para o momento ofensivo.

Nos pés esquerdos de Francisco Conceição e no do «patinho feio» Wendell se desenhou a goleada conseguida. Embora sem ser perfeito – o que é impossível no futebol -, este FC Porto deixa água na boca para uma segunda volta onde tudo está em jogo. E claro, com os criativos está sempre mais perto do sucesso.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lúcia Alves: «Portugal tem as suas forças, Itália também e vamos encarar este jogo para ganhar»

Lúcia Alves esteve este sábado presente na sala de imprensa e realizou a antevisão da partida entre Portugal e a Itália.

Gil Vicente tenta empréstimo de avançado do Benfica

O Gil Vicente está interessado em garantir a contratação de Gustavo Varela. O jogador representa atualmente o Benfica.

Jamal Musiala sofre lesão gravíssima durante o Bayern Munique x PSG

Jamal Musiala sofreu uma grave lesão durante a partida entre o Bayern Munique e o PSG, relativo ao Mundial de Clubes 2025.

Mauro Xavier contra adeptos do Benfica: «Quem põe o Benfica em risco não pode continuar a ter lugar no nosso clube»

Mauro Xavier admitiu que os adeptos do Benfica que fazem uso da pirotecnia deveriam ser castigados pela direção do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Foi flop no FC Porto e pode ser reforço de equipa da La Liga

José Campaña passou sem sucesso pelo FC Porto em 2014/15. O médio está livre no mercado, mas pode acabar por assinar pelo Levante.

Allan Saint-Maximin e a passagem pelo Fenerbahçe: «Tentaram até dopar-me»

Allan Saint-Maximin esteve emprestado ao Fenerbahçe na última temporada, mas a sua passagem por Istambul não correu da melhor maneira.

Boavista acredita que tem o futuro definido

O Boavista ficou de fora das competições profissionais. Ainda assim, o clube acredita que vai participar na Liga 3.