Noites de pés esquerdos

Embora o futebol sempre tenha sido pródigo em dar-nos magia em qualquer pé ou cabeça, há sempre algo de inquietante em pés esquerdos mágicos, que criam, colocam a bola onde querem e fazem vibrar as bancadas. Sim, esta crónica é sobre Francisco Conceição e Wendell.

Com o resultado ao intervalo parado no 1-0, com uma assistência do número 10 para o lateral brasileiro, poucos imaginavam que terminaria 5-0, com vitória gorda azul e branca diante de um dos melhores conjuntos deste campeonato.

O ímpeto é sempre importante, e foi uma exibição muito a reboque do que os seus pés esquerdos conseguiram criar. Wendell na esquerda com combinações com Galeno ou os médios e Francisco Conceição a romper para dentro a tentar encontrar as melhores soluções perto da baliza cónega foram a receita ideal em partes que o conjunto no seu todo não foi tão forte.

Numa equipa programada para combater, o espetáculo também é sempre bem-vindo e também ajuda. A vencer por três vezes consecutivas, parece estar encontrada a melhor forma para encantar e tem tudo a ver com a complementaridade de todos os elementos.

Wendell
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

O meio-campo forte e recuperador, os extremos desequilibradores: uma fórmula de sucesso. Wendel, mesmo com as suas carências defensivas, oferece mais ao jogo de Sérgio Conceição do que Zaidu e ‘Chico’ tornou-se um jogador impossível de abdicar.

A vitória e o golo trazem confiança e no reino do Dragão respira-se tranquilidade. Frente a uma boa equipa (que entrou com o pé esquerdo), Sérgio Conceição soube ajustar ao intervalo, criou condições para a sua equipa ser mais competente sem bola e a força no momento defensivo passou para o momento ofensivo.

Nos pés esquerdos de Francisco Conceição e no do «patinho feio» Wendell se desenhou a goleada conseguida. Embora sem ser perfeito – o que é impossível no futebol -, este FC Porto deixa água na boca para uma segunda volta onde tudo está em jogo. E claro, com os criativos está sempre mais perto do sucesso.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo Mora mais perto de ficar: Al Ittihad procura acordo com outro jogador

Rodrigo Mora estava a ser alvo do interesse do Al Ittihad, mas o emblema árabe não apresentou mais nenhuma oferta ao FC Porto.

Fim da linha: jogador do Benfica já se despediu dos colegas

Tiago Gouveia não vai continuar como jogador do Benfica. O jogador português prepara-se para rumar ao Nice, emblema da Ligue 1. O negócio será feito por empréstimo, com uma cláusula de compra obrigatória.

Ricardo Velho promete animar os últimos dias do mercado

Ricardo Velho pode deixar o Farense nos últimos dias do mercado de transferências. O jogador deverá render algum dinheiro aos algarvios.

Sporting não vai esperar até ao último dia por Jota Silva: eis a data limite para o negócio

O Sporting está a negociar a contratação de Jota Silva, jogador que ainda pertence aos quadros do Nottingham Forest. A transferência terá que ser concluída até domingo.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto impõe condição para avançar por Kenneth Taylor

O FC Porto está interessado em contratar Kenneth Taylor neste mercado de transferências, mas não vai entrar em loucuras, não estando disposto a chegar aos 25 milhões de euros pelo médio.

Sporting gere com pinças jogador que vai abandonar Alvalade

O Sporting não quer perder a oportunidade de vender Jeremiah St. Juste neste mercado de transferências. O jogador interessa ao Union Berlin e muito provavelmente vai regressar à Bundesliga por 3 milhões de euros.

Francesco Farioli com 2 motivos para sorrir no treino do FC Porto

O FC Porto treinou durante esta quinta-feira, tendo em vista o encontro frente ao Sporting, válido pela quarta jornada da Primeira Liga.