📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O dérbi dos dérbis: Boavista FC vs. FC Porto

- Advertisement -

Mais um ano, e avizinha-se o tão aguardado e sempre escaldante dérbi da cidade invicta. O Boavista FC vai receber o FC Porto no Estádio do Bessa numa partida a contar para a 11.ª jornada da Liga Portuguesa. Decidi denominar este jogo como dérbi dos dérbis porque é, como sabemos, dos jogos com mais história no campeonato português.

Enganem-se aqueles que pensam que é só por isto que este é o dérbi dos dérbis, uma vez que o momento de forma das duas equipas é um convite para qualquer apaixonado por futebol esperar um jogo muito competitivo e agressivo – no bom sentido da palavra – sendo que a somar a isto tudo, os dragões vão jogar fora de casa num ambiente fervoroso como se vive no Bessa. É de facto uma contrariedade, mas sobre tudo isto iremos falar mais à frente.

Numa jornada em que vai haver outro dérbi com muita história no futebol português: o dérbi minhoto que opõe o Vitória SC ao SC Braga, realizar-se-á a 139.ª edição do dérbi da cidade invicta. Pode-se afirmar que o FC Porto tem sido feliz na casa do rival, com a última derrota a ser em 2007. Daí para a frente, a equipa azul e branca só sofreu um golo nos restantes doze jogos disputados entre as duas equipas. É este um breve capítulo do longo historial de confrontos entre os axadrezados e os dragões.

Falando agora de cada equipa especificamente e do seu momento de forma, iniciemos pelos homens da casa, as panteras negras.

O Boavista FC já foi um grande no futebol português sendo – no que respeita ao número de troféus conquistados – o segundo maior clube da cidade do Porto e de toda a região nortenha, e o quarto maior clube a nível nacional. Para comprovar tudo isto, recordemo-nos do título de Campeão Nacional conquistado na época 2000/2001, e das consequentes presenças na Liga dos Campeões e a gloriosa presença nas meias finais da Taça UEFA.

Atualmente, é um clube de meio da tabela que não costuma alcançar lugar europeus nem descer de divisão. Está a fazer um excelente arranque de campeonato, ocupando o sexto lugar da Primeira Liga com três vitórias, seis empates e uma derrota. No que respeita aos golos marcados e sofridos, conta com nove golos marcados e seis golos sofridos, estando longe de ser o melhor ataque e a pior defesa do campeonato. Nos dois últimos encontros, os comandados por Lito Vidigal somaram uma vitória frente ao SC Braga por duas bolas a zero, e uma derrota no Estádio do Bonfim frente ao Vitória FC. Esta derrota não belisca de forma alguma o grande arranque dos axadrezados, que por sua vez já tiraram pontos a um dos três grandes.

O último onze dos boavisteiros contou com Helton Leite na baliza; Carraça, Fabiano, Ricardo Costa, Neris e Marlon na defesa; Ackah e Obiora no meio-campo; Paulinho e Gustavo nas alas; e na frente de ataque, o ex-Sporting de Braga Stojilijković. Se se repetir este onze, será mais um reencontro entre Ricardo Costa, mais conhecido por Tarzan, e o FC Porto.

No que respeita aos comandados por Sérgio Conceição, são sem sombra de dúvida o clube com mais troféus conquistados no panorama nacional e internacional da cidade invicta e de toda a região norte do país. Teoricamente, são favoritos para este encontro, tendo em conta as estatísticas já analisadas acima e a grandeza e o poderio financeiro do clube. Mas isto é só na teoria, porque quando a bola começar a rolar no Estádio do Bessa vão estar onze jogadores contra outros onze que querem honrar o símbolo que carregam ao peito.

Veremos se será desta que Moussa Marega aparece pelo menos nos convocados do FC Porto
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O FC Porto não está no seu melhor momento de forma para enfrentar um dérbi desta dimensão. Tem mais jogos nas pernas do que o Boavista, pela presença na Liga Europa, mas mais importante que isso não tem convencido nos resultados e na forma de jogar. A equipa está muito inconsistente e Sérgio Conceição tem feito alterações no onze inicial em quase todos os jogos…

Para o campeonato, os dragões vêm de um triunfo escasso frente ao CD Aves por uma bola a zero, no Estádio do Dragão. Uma resposta não muito convincente ao empate consentido na Madeira. Desta forma, perderam a liderança para o SL Benfica e mantém-se no segundo lugar da tabela classificativa, com 21 golos marcados contra cinco sofridos (menos um do que o Boavista).

Na Liga Europa, o FC Porto vai de mal a pior com uma derrota recente por duas bolas a zero frente ao The Rangers FC, que empurrou a equipa azul e branca para o último lugar do grupo. Assim, torna-se difícil o apuramento.

Com toda esta instabilidade vivida no seio da equipa, é expectável que Moussa Marega volte a aparecer neste jogo, pois quer se queira, quer não, o avançado maliano continua a ser um dos pilares da manobra ofensiva do FC Porto.

O último onze apresentado por Sérgio Conceição – que ficou marcado por uma linha de cinco defesas – contou com Marchesín na baliza; Manafá, Mbemba, Pepe, Marcano e Alex Telles na defesa; Otávio, Danilo Pereira e Matheus Uribe no meio-campo; e Tecatito Corona no apoio a Tiquinho Soares. Será este o onze utilizado no Bessa? É esperar para ver, mas não será nenhuma surpresa mais uma revolução no lote de jogadores que vão iniciar o jogo.

É esta a antevisão de um jogo que promete muito, não só pelo ambiente que envolve, como pelo momento de forma das duas equipas.

Foto de Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Suárez: eis o dinheiro que o Sporting ainda poderá ter de desembolsar para pagar o avançado

Luis Suárez chegou ao Sporting este verão por 22 milhões de euros, mas pode ainda alcançar os 27 milhões, caso cumpra determinados objetivos.

Rodrigo Zalazar castigado pela UEFA com dois jogos de suspensão

Após a expulsão no encontro da Europa League frente ao Rangers, a UEFA decidiu atribuir um castigo de dois jogos para Rodrigo Zalazar.

Álvaro Djaló fala sobre época difícil em Espanha: «Quando a cabeça não funciona é impossível as coisas correrem bem»

Álvaro Djaló assumiu que a falta de confiança e a instabilidade emocional explicam a temporada aquém das expectativas no Athletic Bilbao.

Vinícius Júnior volta a ser o centro das atenções após resposta polémica aos adeptos do Athletic Bilbao

Vinícius Júnior, avançado do Real Madrid, voltou a ser tema em Espanha após reagir com gestos a insultos vindos das bancadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Arteta desabafa sobre nova vaga de lesões no Arsenal e o calendário apertado: «Se puderem dar-nos um pouco mais de tempo para recuperar...

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, voltou a lamentar as baixas no plantel e deixou críticas ao calendário, após a vitória frente ao Brentford.

Proposta da Liga pode reabrir a Taça da Liga para todos os clubes

Na reunião de hoje com os clubes, a Liga irá apresentar a distribuição das receitas de TV e propor o regresso de todos à Taça da Liga.

Luka Modric recorda a saída do Real Madrid: «O meu desejo mais sincero era retirar-me em Madrid»

Luka Modrić recordou o passado no Real Madrid e confessou que o seu sonho continuar em Espanha até se reformar.