O fim da maldição com um acrescento inédito

- Advertisement -

No último domingo, o FC Porto foi ao terreno do Sporting CP vencer por 1-2, partida que ficou marcada pelo fim da “maldição de Alvalade”, que já perdurava há onze anos. Com esta vitória, os dragões conseguiram manter a distância pontual para o primeiro lugar, que se situa nos quatro pontos, mas também alcançaram um feito que há muito já não se via, que é o facto de irem conquistar os três pontos, na mesma época, aos palcos dos seus maiores rivais, nomeadamente o Estádio da Luz e o Estádio de Alvalade.

Sendo assim, Sérgio Conceição alcançou um registo que já não era igualado desde os tempos de José Mourinho ao comando dos azuis e brancos, mais precisamente na temporada 2002/03. O motivo principal para esta espera tão longa nem tem sido as partidas realizadas no campo dos encarnados, dado que a formação azul e branca realiza desempenhos com alguma supremacia, como por exemplo nas últimas três visitas ao Estádio da Luz, o FC Porto tem duas vitórias.

O problema tem sido mesmo o outro terreno da segunda circular, zona onde se situa os recintos dos dois principais emblemas de Lisboa, uma vez que a última vitória tinha sido na época 2008/2009, aquando os pupilos de Jesualdo Ferreira, treinador da altura, foram à capital portuguesa requisitar os três pontos, com golos de Lisandro López e de Bruno Alves.

O FC Porto já não conseguia um desempenho tão forte desde a longínqua temporada 2002/2003 Fonte: Bola na Rede

Posto isto, não é descabido afirmar que as visitas ao estádio da equipa leonina eram já uma espécie pequena de “maldição de Bella Guttmann” do FC Porto. Visto que nem formações orientadas por Villas Boas, por Lopetegui, reinado onde houve um grande investimento no plantel, ou então nem em épocas em que os “viscondes” viviam grandes períodos de instabilidade diretiva, como agora, foram suficientes para conseguir quebrar com esta “marca”, que parecia insistir em perdurar. No entanto, tudo acabou com a cabeçada de Soares, após um canto, que devolveu a vantagem do marcador ao emblema nortenho.

Outro ponto a destacar é uma maior percentagem de vitórias que os dragões registam com Sérgio Conceição no comando técnico, nos duelos com os outros grandes do futebol português. Desta forma, desde que o treinador português assumiu os destinos do principal clube do norte, para a Liga, regista duas vitórias, um empate e duas derrotas perante os encarnados, enquanto que o panorama contra os leões é mais satisfatório, já que alcançou três triunfos e dois empates.

O que perfaz na totalidade, cinco vitórias, três empates e duas derrotas, o que evidencia uma maior supremacia dos azuis e brancos nos grandes jogos, comparando com os seus antecessores mais próximos, nomeadamente Nuno Espírito Santo e Julen Lopetegui/José Peseiro.

Perante, este efeito inédito invocado, que demonstra alguma força por parte do elenco do FC Porto, a par da conquista do campeonato, outros dos objetivos, agora, possíveis de atingir, é conseguir uma “ficha limpa” nos jogos com os seus rivais, ou seja, vencer as quatro partidas contra SL Benfica e Sporting CP. Será alcançável?

Foto de Capa: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Anatoliy Trubin resume a temporada do Benfica: «Tivemos zero derrotas, mas não perder não é o mesmo que vencer»

Em entrevista à DAZN, Anatoliy Trubin analisou a temporada do Benfica, definiu objetivos para a próxima e relembrou a experiência com José Mourinho.

Erling Haaland após bisar na vitória da Noruega frente ao Senegal: «Estou a gostar muito disto»

Erling Haaland reagiu ao triunfo da Noruega frente ao Senegal por 3-2. O avançado do Manchester City marcou dois dos golos da seleção nórdica.

Extremo do Uzbequistão preparado para enfrentar o ídolo Cristiano Ronaldo: «Não será o meu herói, mas sim o meu rival»

Em declarações à FIFA, Rustam Ashurmatov e Dostonbek Khamdamov realizaram a antevisão ao Portugal x Uzbequistão desta terça-feira.

Ronaldo Fenómeno elogia Lionel Messi após recorde de golos em Mundiais: «Para os deuses do futebol, estas estatísticas provam que superou todos os outros»

Ronaldo Fenómeno mostrou-se rendido a Lionel Messi depois de o internacional argentino ter alcançado o recorde de mais golos em Mundiais.

PUB

Mais Artigos Populares

A Odisseia do Málaga: uma história de superação que serve de referência

O Málaga regressou à La Liga, depois de algumas temporadas de crise. Este artigo explica a recuperação dos andaluzes.

Imprensa dinamarquesa garante: FC Porto mantém interesse em Caleb Yirenkyi

O FC Porto ainda não desistiu da contratação de Caleb Yirenkyi e está determinado a fechar o negócio com o Nordsjaelland.

Estrela da Amadora assegura jovem talento do Benfica como reforço

Depois de passar a última temporada emprestado à Académica, Beni Souza vai deixar o Benfica e prepara-se para integrar o plantel do Estrela da Amadora.