📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O homem que divide as hostes portistas

- Advertisement -

Como em qualquer equipa de futebol, existe sempre um jogador que não é unânime para a massa associativa.

Para uns, é o Ronaldo da equipa, mas para outros, é apenas mais um que não acrescenta propriamente qualidade ao jogo.Na verdade, estes são atletas que têm uma orelha a arder e outra com a temperatura de quem não é criticado pelos adeptos.

O FC Porto também tem os seus jogadores que não são consensuais nas hostes azuis e brancas, sendo que, neste artigo, vou-vos falar de Shoya Nakajima.

O médio/extremo nipónico foi das contratações mais caras de sempre do FC Porto, e isso, por si só, coloca-lhe um peso nos ombros para ser a estrela da equipa. Foram, nada mais, nada menos, do que 12 milhões de euros por 50% do passe. Sem dúvida, a aquisição mais sonante dos portistas no mercado de verão.

Este já tinha estado no radar benfiquista, mas os dragões ganharam a corrida por um jogador que, recorde-se, já tinha brilhado em Portugal ao serviço do Portimonense SC.

Com 15 golos apontados com a camisola dos algarvios, seguiu para o Al-Duhail SC, onde também apontou 15 tentos numa época e meia. São números positivos para um médio/extremo. No entanto, jogar numa equipa grande acarreta outras responsabilidades e até números. Claro que Nakajima está muito longe dos números que até o levaram à seleção do japão, mas ainda estamos numa fase precoce da época e tudo é possível.

Inicialmente com a camisola oito que era de Yacine Brahimi, os adeptos perceberam logo que este iria ser o substituto do mágico argelino, mas acabou por ficar com a camisola que melhor se encaixa com as suas características: o número dez, o do craque e do mago da equipa, que outrora pertencera a Óliver Torres.

O número dez portista está sempre em movimento, baralhando as defesas adversárias.
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Neste FC Porto de Sérgio Conceição, é o terceiro médio da equipa, que procura fazer a transição para o ataque e desequilibrar a zona central mais ofensiva do terreno. Chegou a impôr à equipa azul e branca um novo estilo de jogo: o tiki-taka, que, apesar de tudo, só se vê em algumas jogadas dos dragões. Parece-me mais que evidente que, com este jogador em campo, o FC Porto abandonou o chutão para a frente, procurando, através da posse de bola, abrir as defesas adversárias e causar estragos. Mas, mesmo assim, continua a ser uma posse de bola um pouco lenta e previsível, o que claramente tem de ser melhorado.

Mas porque é que Nakajima divide a opinião dos adeptos portistas?

Para mim, isto deve-se à conjugação de dois fatores: o preço elevado da sua compra e até o pequeno conflito com Sérgio Conceição no final do jogo ante o Portimonense SC. Esse episódio colocou ao de cima uma das fragilidades do futebol de Nakajima: o comprometimento defensivo, que, refira-se, já foi corrigido.

Por outro lado, há quem aplauda cada jogada do japonês, uma vez que tem um toque de bola, capacidade de distribuição de jogo e de remate ímpar na equipa.

É, pois, impossível não gostar de Shoya Nakajima, já que, independentemente de tudo o que acontecer, irá sempre brindar os adeptos do FC Porto e do futebol em geral com um sorriso na cara.

Infelizmente, não pôde dar o seu contributo no jogo frente ao SC Braga (em que claramente os dragões sentiram a sua falta), mas espera-se que esteja disponível para brilhar na Taça da Liga.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid dá más notícias: promessa está lesionada e não tem data de regresso

Franco Mastantuono vai falhar os próximos encontros do Real Madrid. O jovem argentino está a contas com uma pubalgia.

Treinador sensação da Premier League pode rumar ao Athletic

Andoni Iraola tem sido um dos destaques da Premier League. O treinador pode suceder a Ernesto Valverde no Athletic.

Brayan Medina em destaque no Tondela: quem é o alvo de Sporting e Braga?

Brayan Medina está ser um dos destaques do Tondela. O jogador foi associado ao Sporting e ao Braga nos últimos dias.

Ruben Amorim quer levar para o Manchester United jogador que tentou ter no Sporting

O Manchester United pode avançar com uma oferta por Vitor Roque, avançado que pertence aos quadros do Palmeiras.

PUB

Mais Artigos Populares

Stefano Pioli recusa demissão da Fiorentina

Stefano Pioli está muito perto de deixar a Fiorentina, mas recusou apresentar a demissão. O clube negocia agora uma rescisão com indemnização.

Pep Guardiola em tom de brincadeira: «Espero que um dia o Arsenal sofra algum golo, certo?»

Pep Guardiola ironizou a questão da luta pelo título com o Arsenal, após a vitória sobre o Bournemouth. O técnico elogiou a defesa dos gunners.

Gary Neville insatisfeito com reforço de Ruben Amorim: «Parece desajeitado, é preciso mostrar mais»

Benjamin Sesko foi alvo de críticas de Gary Neville. O antigo defesa do Manchester United refere que ainda não está convencido com o atleta.