O impacto das cinco substituições no plantel do FC Porto

- Advertisement -

Embora fosse uma realidade até positiva, não deve ser implementada no nosso campeonato a regra das cinco substituições por equipa em cada jogo. No entanto, se tal acontecesse, Portugal não seria pioneiro nesta opção, visto que muitos campeonatos europeus vão optar por este aumento de duas substituições para proteger os jogadores.

Numa altura em que estava quase certo esta ideia para a Liga, aparece Carlos Pereira, presidente do CS Marítimo, a recusar tal opção. A partir daí, tudo pode ter caído por terra devido a esta “infeliz oposição”, como classificou a Liga.

Independentemente disto, vamos analisar o impacto que estas cinco substituições teriam para o FC Porto.

Na minha opinião, este aumento de jogadores a serem substituídos iria significar para os portistas aquilo que se pode chamar de “o jogo das oportunidades”. Como o próprio nome indica, iríamos ver um final de campeonato em que muitos jogadores do FC Porto poderiam ter mais oportunidades, até porque o banco de suplentes (no seu sentido mais simbólico há medidas de segurança a cumprir) poderia ter mais dois jogadores, perfazendo um total de nove.

Esta medida iria permitir um maior refresh em todas as equipas e evitar lesões em jogadores que nunca na sua carreira tinham estado tanto tempo sem competir. Logo, seria muito difícil para todos aguentarem 90 minutos a alta intensidade.

Se me permitem, esta ideia até poderia provar quem é que de facto tem o maior plantel (em termos quantitativos e qualitativos). Iríamos ver as diferentes soluções dos clubes para concluir se realmente existia alguém num nível muito superior aos outros.

Este jogo das oportunidades (que foi um autêntico “quase”) seria uma porta para tantos jogadores do FC Porto… Mas quais seriam?

Sabemos que Sérgio Conceição não é um treinador fácil e que nenhum jogador joga por ser mais bonito ou feio, logo teria de haver uma luta titânica para preencher os nove lugares do banco e para fazer parte do lote dos cinco a entrar.

Tendo em conta tudo o que se tem visto do panorama azul e branco, esta luta pela oportunidade poderia envolver jogadores jovens da formação (e esses são jovens irreverentes, imparáveis e que respiram a mística do clube), como Fábio Silva, Romário Baró, Tomás Esteves, Vitinha, Diogo Leite, João Mário, Fábio Vieira.Também Aboubakar poderia voltar a reaparecer e mostrar finalmente que pode ser útil para a equipa.

Quem sabe se Loum poderia voltar a cair na graça do treinador depois de ter desaparecido numa fase em que era titular da equipa. Já Uribe, podia finalmente provar que realmente é um jogador de topo colombiano.

Para concluir esta lista, iria colocar Nakajima, que podia afirmar-se de vez com a camisola azul e branca, uma vez que, quando foi chamado para substituir Luis Díaz, o extremo nipónico não correspondeu da melhor maneira.

Não vai ser nada fácil voltar a uma competição nestes moldes, ainda por cima com a grande possibilidade de cancelamento das cinco substituições que beneficiaria os jogadores. Mas há interesses que se sobrepõem e muitas vezes isso é o mau do futebol!

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Gonçalves e Daniel Bragança já foram inscritos na Serie A

Pedro Gonçalves já aterrou em Itália e, assim como Daniel Bragança, foi inscrito na Serie A ainda antes da apresentação no novo clube.

Benfica já inscreveu Souffian El Karouani na Primeira Liga

Souffian El Karouani, reforço apresentado esta terça-feira, já foi inscrito pelo Benfica na Primeira Liga, estando assim disponível para a visita ao Marítimo.

Oficial: Souffian El Karouani é reforço confirmado do Benfica

O Benfica oficializou esta terça-feira a contratação de Souffian El Karouani. Lateral esquerdo chega por empréstimo com opção de compra.

Beto regressa à Serie A para reforçar o ataque da Fiorentina

Beto foi oficializado como reforço da Fiorentina. Avançado ex-Portimonense deixou o Everton numa transferência de 18 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Esteve associado ao Benfica e aproxima-se da Premier League em negócio que pode superar os 30 milhões de euros

Darío Osorio deve deixar o Midtjylland e reforçar o Crystal Palace. Negócio pode superar os 30 milhões de euros.

Fechado: Leeds United garante avançado vindo da Bundesliga por negócio de 30 milhões de euros

Jean Mattéo Bahoya vai deixar o Frankfurt e rumar ao Leeds United. Trata-se de um empréstimo com cláusula de compra obrigatória.

Enzo Fernández no Manchester City: eis quanto dinheiro o Benfica ganha com a mudança

Enzo Fernández vai trocar o Chelsea pelo Manchester City neste mercado de verão. Benfica encaixa cerca de 730 mil euros.