O impacto das cinco substituições no plantel do FC Porto

- Advertisement -

Embora fosse uma realidade até positiva, não deve ser implementada no nosso campeonato a regra das cinco substituições por equipa em cada jogo. No entanto, se tal acontecesse, Portugal não seria pioneiro nesta opção, visto que muitos campeonatos europeus vão optar por este aumento de duas substituições para proteger os jogadores.

Numa altura em que estava quase certo esta ideia para a Liga, aparece Carlos Pereira, presidente do CS Marítimo, a recusar tal opção. A partir daí, tudo pode ter caído por terra devido a esta “infeliz oposição”, como classificou a Liga.

Independentemente disto, vamos analisar o impacto que estas cinco substituições teriam para o FC Porto.

Na minha opinião, este aumento de jogadores a serem substituídos iria significar para os portistas aquilo que se pode chamar de “o jogo das oportunidades”. Como o próprio nome indica, iríamos ver um final de campeonato em que muitos jogadores do FC Porto poderiam ter mais oportunidades, até porque o banco de suplentes (no seu sentido mais simbólico há medidas de segurança a cumprir) poderia ter mais dois jogadores, perfazendo um total de nove.

Esta medida iria permitir um maior refresh em todas as equipas e evitar lesões em jogadores que nunca na sua carreira tinham estado tanto tempo sem competir. Logo, seria muito difícil para todos aguentarem 90 minutos a alta intensidade.

Se me permitem, esta ideia até poderia provar quem é que de facto tem o maior plantel (em termos quantitativos e qualitativos). Iríamos ver as diferentes soluções dos clubes para concluir se realmente existia alguém num nível muito superior aos outros.

Este jogo das oportunidades (que foi um autêntico “quase”) seria uma porta para tantos jogadores do FC Porto… Mas quais seriam?

Sabemos que Sérgio Conceição não é um treinador fácil e que nenhum jogador joga por ser mais bonito ou feio, logo teria de haver uma luta titânica para preencher os nove lugares do banco e para fazer parte do lote dos cinco a entrar.

Tendo em conta tudo o que se tem visto do panorama azul e branco, esta luta pela oportunidade poderia envolver jogadores jovens da formação (e esses são jovens irreverentes, imparáveis e que respiram a mística do clube), como Fábio Silva, Romário Baró, Tomás Esteves, Vitinha, Diogo Leite, João Mário, Fábio Vieira.Também Aboubakar poderia voltar a reaparecer e mostrar finalmente que pode ser útil para a equipa.

Quem sabe se Loum poderia voltar a cair na graça do treinador depois de ter desaparecido numa fase em que era titular da equipa. Já Uribe, podia finalmente provar que realmente é um jogador de topo colombiano.

Para concluir esta lista, iria colocar Nakajima, que podia afirmar-se de vez com a camisola azul e branca, uma vez que, quando foi chamado para substituir Luis Díaz, o extremo nipónico não correspondeu da melhor maneira.

Não vai ser nada fácil voltar a uma competição nestes moldes, ainda por cima com a grande possibilidade de cancelamento das cinco substituições que beneficiaria os jogadores. Mas há interesses que se sobrepõem e muitas vezes isso é o mau do futebol!

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado já mexe: Chelsea avalia antigo avançado do Sporting

O Chelsea está a acompanhar a evolução de Conrad Harder, ponta de lança que pertence ao Estrasburgo e que já passou pelo Sporting.

Rui Rodrigues (presidente do Vitória SC) responde ao Bola na Rede: «Objetivos? Temos de pensar jogo a jogo»

Rui Rodrigues foi um dos oradores do Portugal Football Summit. O presidente do Vitória SC indicou o objetivo dos minhotos.

Real Madrid: José Mourinho aponta justificação para o insucesso e tem apoio da estrutura

José Mourinho acredita que um dos fatores que está a levar ao Real Madrid a produzir menos resultados é a falta de um médio criativo.

Fabián Ruiz e a Bola de Ouro: «Fui o jogador que mais títulos ganhei»

Fabián Ruiz não descarta uma conquista da Bola de Ouro. O médio é um dos destaques do PSG nas últimas épocas.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas ao ataque: «Vencemos o adversário e respondemos à arrogância de quem passou semanas a tentar diminuir o FC Porto, os seus adeptos...

André Villas-Boas deixou uma mensagem forte relacionada com a vitória do FC Porto contra o Benfica para a Primeira Liga.

Aitor Karanka responde ao Bola na Rede: «O Real Madrid é o clube mais exigente do mundo e se existe alguém para conseguir um...

Aitor Karanka falou com os jornalistas esta quinta-feira. As declarações foram proferidas durante o Portugal Football Summit.

Roberto Carlos com elogios para internacional português: «É muito bom. Ele pode ser melhor do que eu, isso é mais claro que água»

Roberto Carlos, antigo internacional brasileiro, deixou elogios a Nuno Mendes. Declarações durante o Portugal Football Summit.