“O livro de Receitas do Chef Pinto da Costa”

- Advertisement -

A receita argentina manteve-se a mesma durante 5 anos até 2009/2010. O chef continuava o seu “safari” e no saco trazia mais argentinos de qualidade. Chegaram Mariano Gonzalez, Ernesto Farías e Fernando Belluschi, que apesar de não serem tão preponderantes como os compatriotas Lucho e Lisandro, cumpriram o seu papel e ajudaram o Porto a alcançar o tetracampeonato. Apesar da saída de Lucho e de Lisandro, os argentinos continuavam a chegar. No entanto, o chef começou a desleixar-se pensando que tinha a receita infalível para os títulos e o plantel começou a saturar na quantidade de jogadores argentinos e a faltar a qualidade dos mesmos. Chegaram ao Porto jogadores “com defeito”, tais como Nelson Benitez, Lucas Mareque, Diego Valeri, Prediger, Tomás Costa e Bolatti, muito aquém do que os seus anteriores compatriotas prometeram e como consequência deste desleixe, o Porto viria a perder o título nacional em 2009/2010 novamente para o SL Benfica.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Estava na hora do chef fazer algo e como tal decidiu aperfeiçoar a receita. Voltou a fazer as malas e continuou o “safari” pela América do Sul à procura de novas fornadas num novo país. Colômbia, foi a escolha do chef. Uma fornada quase perfeita e com muito menos defeitos e menos erros de casting do que a argentina.

A primeira aposta foi Falcão, que ao preterir a transferência para os rivais encarnados, ganhou logo a adoração dos adeptos portistas. ‘El Tigre’ viria a tornar-se o homem golo dos azuis e brancos com uns incríveis 72 golos em 87 jogos. Seguiram-se Freddy Guarin um médio dominador, célebre pelos seus remates do meio da rua e James Rodriguez, na altura jovem promessa e hoje em dia estrela da sua seleção. Era fantástico ver este trio em campo e uma das mais conhecidas demonstrações de entendimento perfeito entre eles, foi na final da Liga Europa com a assistência milimétrica de Guarin para o golo da vitória de Falcão.
Com a perda da galinha dos ovos de ouro (Falcão), chega Jackson Martinez com a árdua tarefa de substituir o compatriota adorado pelos portistas. Chegou, viu e cumpriu. E até hoje é discutível sobre qual dos dois terá sido o melhor de dragão ao peito.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.