📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“O livro de Receitas do Chef Pinto da Costa”

- Advertisement -

Os grandes europeus, uma vez mais, voltavam a despir o plantel azul e branco e dos colombianos só ficou Jackson que não foi suficiente e como resultado o Porto não viria a ganhar nenhum título em 2013/2014 sob o comando de Paulo Fonseca.
O chef voltou a pôr mãos às obras e investiu forte, mas talvez por estar cansado ou talvez devido à idade, decidiu fazer uma pausa no safari sul-americano. Decidiu então procurar matéria-prima na vizinha Espanha e procurou satisfazer todos os desejos de Julen Lopetegui trazendo uma nova fornada de jogadores espanhóis. Nas 2 épocas seguintes às mãos do treinador espanhol chegaram nomes como: Andrés Fernandez, Ivan Marcano, José Angel, Oliver, José Campana, Tello, Adrian Lopéz, Bueno e claro o mais mediático de todos, Iker Casillas. De todos estes nomes, apenas Casillas, Marcano e Óliver tiveram algum aproveitamento. Nestas duas épocas com Lopetegui ao comando, o Porto não ganhou qualquer título e assim sendo, eram já três épocas sem quaisquer conquistas por parte dos dragões, algo que já não havia memória no passado recente dos azuis e brancos.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Provado o falhanço da “fornada espanhola”, o chef, claramente com menos recursos e visivelmente desgastado, fugiu da Europa e retoma o safari sul-americano à procura da receita infalível de épocas passadas, como a receita argentina e colombiana. Achou que era no México onde havia melhor material e no seu saco trouxe Raul Gudino, Diego Reyes, Miguel Layun, Jesús Corona e Hector Herrera. Correu ainda pior. Gudino nem sequer foi opção para o plantel principal, Reyes foi um dos responsáveis pela humilhação na Champions frente ao Bayern e desde então tem sido “castigado” com empréstimos, Layún apesar de ter feito uma boa primeira época acabou por perder espaço na época seguinte, Corona peca por inconsistência e Herrera, que já está há mais tempo no Porto, parece ter amaldiçoado os dragões com a falta de títulos.

O Futebol Clube do Porto inicia a preparação para a nova época a 3 de Julho e parte para o seu início com mais dúvidas do que certezas. Será que a culpa do insucesso é de Pinto da Costa? Será que o chef perdeu o livro de receitas, ou será que perdeu o jeito? Se não é esse o caso quando é que o chef voltará a fazer um novo safari pelo Mundo à procura de novas fornadas e mais importante, será essa fornada de qualidade?

Aguardaremos mais episódios neste mercado de transferências a menos que “não haja farinha para fazer/trazer boas fornadas” ou desportivamente falando, não há recursos financeiros para jogadores de qualidade.

Foto de Capa: Planetasoares.com

artigo revisto por: Ana Ferreira

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Neto antevê Portugal x Brasil: «Será um jogo de muito desgaste»

Francisco Neto falou com os jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a antever o Portugal x Brasil, jogo particular.

Gonçalo Inácio prioritário para o Barcelona: eis a situação (preocupante) dos catalães no centro da defesa

Gonçalo Inácio é um dos grandes alvos do Barcelona para as próximas janelas de transferências. O jogador representa o Sporting.

Atenção, Sporting: Athletic pondera saída de ponta de lança

O Athletic vai enfrentar o Sporting para a Champions League. Urko Izeta pode não faz parte dessa ficha de jogo.

Resposta de ex-Benfica David Neres deu que falar após golo decisivo pelo Nápoles

David Neres marcou o golo decisivo do Nápoles na vitória frente à AS Roma. Houve momento caricato no final do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi quer avançado da Bundesliga no Inter Miami

Timo Werner, avançado do RB Leipzig, está sem protagonismo na equipa e considera mudança para a MLS, a pedido do craque argentino.

Tempestade de críticas no Barcelona: Ronald Araújo pede tempo para se focar na saúde mental

Ronald Araújo pediu um tempo ao Barcelona para se focar na saúde mental. Defesa-central tem sido alvo de muitas críticas.

Gianluca Prestianni toma decisão em relação ao seu futuro no Benfica

Gianluca Prestianni quer ficar no Benfica até ao final da temporada, fechando a porta a uma saída no mercado de inverno.