📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Objetivos diferentes, a mesma missão | FC Porto x Estrela da Amadora

- Advertisement -

Primeira Liga, 14.ª jornada: segunda-feira, 15 de dezembro, 20:45.

A ANTEVISÃO: UMA VITÓRIA QUE GARANTE CONFORTO NA CONSOADA

Cada vez mais próximos da consoada e do dia de Natal, uma altura em que a alegria – mas também o nervosismo – se fazem sentir no seio das famílias portuguesas, a Liga Portugal vai também criando um misto de sentimentos e emoções. Os casos de FC Porto e de Estrela da Amadora, embora paradoxais, refletem isso mesmo. Uma vitória no jogo de amanhã garante aos portistas e aos estrelistas passar o Natal na liderança do campeonato ou fora da zona de despromoção, respetivamente.

Vão faltando palavras para descrever o FC Porto de Farioli. Ainda que algumas exibições no último mês e meio nem sempre tenham sido as mais inspiradas e livres de perigo, nomeadamente nas receções a Braga e Estoril, bem como na visita a Moreira de Cónegos, o registo mantém-se (praticamente) incólume. Tirando o empate em casa frente ao Benfica, os azuis e brancos da região Norte do país não perderam pontos no presente campeonato, registando, à entrada para esta jornada, a melhor defesa e o segundo melhor ataque em toda a Liga. São apenas três golos sofridos em 13 jogos, o que garante aos comandados do treinador italiano a melhor defesa portista nos últimos 30 anos. Aliás, a vitória por 2-0 frente ao Tondela significou a terceira vez, na presente temporada, em que os dragões ficam sem sofrer golos em três partidas consecutivas.

As únicas derrotas da equipa capitaneada por Diogo Costa foram frente ao Vitória SC, em casa, que ditou a eliminação da Taça da Liga, após muitas alterações no 11 inicial, e frente ao Nottingham Forest, para a Europa League, no jogo de estreia de Sean Dyche ao serviço dos britânicos. Nessa competição europeia, mesmo sem o domínio e intensidade que o FC Porto procura aportar nos jogos de campeonato, os dragões surgem em zona de qualificação direta para os oitavos de final da prova. Além disso, com os 13 pontos já conquistados superaram o registo de pontos somados na temporada passada, faltando ainda serem jogadas duas jornadas da fase de Liga. O registo em casa é 100% vitorioso, com o Porto a ter vencido os primeiros três jogos caseiros numa competição europeia, o que já não acontecia desde a temporada 2018/2019. A ideia que fica é, então, que nem sempre jogando a máxima intensidade, o FC Porto permanece uma equipa muito difícil de bater. Aliás, quando falta criatividade e inspiração, os minutos iniciais do primeiro e do segundo tempo costumam ser marcados pela pressão constante dos portistas. As bolas paradas têm tido também um papel preponderante nestes quatro meses de época desportiva, com o FC Porto a ter concretizado sete golos de canto no campeonato.

O Estrela da Amadora, depois da pesada derrota frente ao Sporting por 4-0, deu uma boa resposta diante dos seus adeptos, ao derrotar um rival direto na luta pela manutenção na jornada passada, por 3-1. Naturalmente, as duas expulsões para o lado do Arouca facilitaram o trabalho dos jogadores orientados por João Nuno, mas a resiliência demonstrada pelos estrelistas é incontornável. Ainda não foi desta que os tricolores acabaram com a baliza inviolável desde que o ex-treinador do Belenenses assumiu o comando técnico do Estrela da Amadora, mantendo-se a tendência de, pelo menos, um golo sofrido por partida.

Sidny Lopes Cabral Maxi Araújo Sporting Estrela da Amadora
Fonte: Rui Pereira / Bola na Rede

O único jogo de João Nuno frente a um “grande” aconteceu, como já mencionado, há duas semanas e não foi particularmente feliz. A equipa entrou mal, foi permeável, falhou algumas referências de marcação e não foi suficientemente agressiva. O jogo de amanhã será mais um teste muito duro à capacidade da equipa em organização e transição defensivas. Tendo em conta a capacidade do FC Porto em pressionar alto e em ser intensa, principalmente nos primeiros 15 minutos de jogo, bem como na execução de bolas paradas, o Estrela da Amadora terá de não voltar a cometer os mesmos erros que ocorreram frente ao Sporting, que, aos 20 minutos, já vencia por 3-0 e com dois dos golos a serem marcados através de…bolas paradas. 

A vitória conseguida no último fim-de-semana, ainda assim, permite à equipa ir jogar ao Dragão com um balão de oxigénio. A pressão está do lado da equipa da casa, e trazer de volta os três pontos para a Reboleira será uma recompensa num jogo em que nada se perde. João Nuno manter-se-á fiel às suas ideias, procurando ter bola, jogar olhos nos olhos, mas não deixando de se defender quando a equipa ainda invicta no campeonato o empurrar para trás.

Luuk De Jong e Neuhén Pérez são as únicas ausências no FC Porto para a receção ao Estrela da Amadora, uma vez que Rodrigo Mora e Gabri Veiga recuperaram a tempo do jogo. No lado estrelista, para além do lesionado de longa data Ni Rodrigues, Alisson Souza e Guilherme Montóia também não contam para os planos de João Nuno.

O encontro será arbitrado por Miguel Fonseca, com o auxílio de João Martins e de Luís Costa, bem como do quarto árbitro José Bessa. João Bento contará com a ajuda de Márcio Azevedo no VAR.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 42º jogo entre as duas equipas.
  2. O FC Porto já venceu o Estrela da Amadora em 26 ocasiões. Os tricolores venceram os dragões por seis vezes.
  3. O Estrela da Amadora venceu o FC Porto por 2-0 no último jogo entre ambas as equipas. Foi a última equipa a vencer os dragões num jogo de campeonato.
  4. Nessa partida, Martín Anselmi era o técnico dos portistas e José Faria o treinador dos tricolores.
  5. No último encontro no Dragão entre os dois clubes, foi o FC Porto a vencer por 2-0, precisamente 364 dias antes deste embate.
  6. Nico González e Gonçalo Borges foram os autores dos dois últimos golos portistas diante da equipa da Amadora.
  7. O Estrela da Amadora só venceu no Estádio do Dragão por uma vez, já na temporada 2006/2007.
  8. Jorge Meireles e Marcus Abraham chegaram ao Estádio José Gomes provenientes da equipa B do FC Porto.
  9. Um terço dos golos marcados pelo FC Porto surge através de bolas paradas
  10. O Estrela da Amadora ainda não marcou qualquer golo de canto em todo o campeonato.

JOGADORES A TER EM CONTA

Pablo Rosario e Alan Varela
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Pablo Rosário – O ex-jogador do Nice é o típico atleta que qualquer treinador gosta de ter porque, mais do que um portento técnico, é, como o próprio Francesco Farioli afirmou, “versátil”, podendo assumir várias funções e posições. Minto se disser que é um jogador que me faz ficar pregado à televisão, mas reconheço as qualidades e importância no coletivo e no plantel, precisamente pela capacidade de equilibrar e preencher lacunas. Na presente temporada, já foi utilizado na lateral-direita, no eixo da defesa e no meio-campo. Dada a filosofia de jogo de Farioli, que assenta, acima de tudo, em ser pressionante e agressivo nos duelos, Pablo Rosário garante presença e autoridade nas disputas de bola, no salto à pressão e, até mesmo, na progressão após recuperação. Nunca será uma das figuras da equipa, não é um definidor de excelência, mas permite ao coletivo manter ou aumentar os índices competitivos. Na ausência de Alan Varela, consegue contribuir para a construção de jogo da equipa. Além de tudo o que foi referido, custou aos cofres azuis e brancos menos de quatro milhões de euros, um valor bem modesto para um clube da dimensão do FC Porto, nos tempos que correm.

Otávio GaldinoNo Estrela da Amadora desde a época passada, onde representou, sobretudo, a equipa de sub-23 dos tricolores, o defesa-central de 20 anos estreou-se pela equipa principal na nona jornada da presente temporada, aquando da derrota por 2-1 na receção ao Rio Ave. Na altura, João Nuno apostou no jovem defesa para colmatar a ausência por lesão de Bernardo Schappo, e Otávio não desiludiu, realizando um primeiro tempo de grande qualidade, apresentando qualidade na marcação, cobertura, controlo do espaço e com quando pressionado. Depois de uma exibição menos conseguida frente ao Casa Pia, foi no duelo frente ao Sporting que voltou a entrar, dessa feita aos 33 minutos, numa altura em que a equipa da Reboleira já perdia por 3-0. O central brasileiro trouxe outra segurança defensiva à equipa, o que lhe valeu a titularidade no embate frente ao Arouca. Com mais uma exibição segura, Otávio Fernandes vai cimentando o lugar na equipa, depois de ter arrancado a presente temporada na Liga Revelação. É muito provável que seja opção no jogo de amanhã. Veremos se mantém a tranquilidade e conforto que tem apresentado quando é chamado por João Nuno.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura; Alan Varela, Froholdt e Pablo Rosário; Pepê, Samu e Borja Sainz.

Treinador: Francesco Farioli

«O meu desafio diário é manter a exigência e o foco sempre altos, ainda não conquistámos nada e, por isso, o jogo de amanhã é fundamental».

Estrela da Amadora: Renan Ribeiro; Luan Patrick, Bernardo Schappo e Otávio; Jefferson Encada, Ngom, Paulo Moreira e Sidny Lopes Cabral; Marcus Abraham, Kikas e Jovane.

Treinador: João Nuno

«Eu acredito que estamos preparados e que os jogadores vão perceber os momentos do jogo. Vamos ter de ter personalidade e coragem para jogar no Dragão».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-0 Estrela da Amadora

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-0 Estrela da Amadora

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Mousa Al-Taamari

Mousa Al-Taamari é o jogador jordaniano no ativo com mais internacionalizações (85) e faz parte do período de ouro da sua nação.

José Mourinho após nova vitória do Benfica: «Temos tido a capacidade de esconder algumas limitações que temos, de evoluir nas coisas boas»

José Mourinho analisou o desfecho do Moreirense x Benfica. Águias ganharam fora de casa por 4-0 na Primeira Liga.

Vasco Botelho da Costa analisa derrota frente ao Benfica mas começa por dizer: «Estou um pouco abananado, porque acho que temos uma possível lesão...

Vasco Botelho da Costa analisou o desfecho do Moreirense x Benfica. Encontro referente à 14.ª jornada da Primeira Liga.

Vangelis Pavlidis após marcar 3 golos pelo Benfica: «É uma boa noite para nós e queremos continuar»

Vengelis Pavlidis analisou o resultado final do Moreirense 0-4 Benfica. Avançado grego marcou três golos na vitória encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Moreirense x Benfica

O Moreirense recebeu o Benfica no jogo da 14.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os principais destaques do encontro.

Vangelis Pavlidis aponta hat-trick e Benfica aplica goleada sobre o Moreirense

O Benfica derrotou o Moreirense no Estádio Joaquim de Almeida Freitas por 4-0. Encontro referente à 14.ª jornada da Primeira Liga.

Eis os 4 destaques do Belenenses x Académica para a Liga 3

O Belenenses empatou 1-1 com a Académica na jornada 13 da Série B na Liga 3. Ficam com os principais destaques da partida.