Olheiro BnR | Jakub Kiwior

Depois de várias semanas de rumores, tudo indica que o negócio de Jakub Kiwior vai finalmente concretizar-se. O FC Porto assegura assim um defesa central com experiência na Premier League e no futebol internacional, acrescentando qualidade e profundidade a um setor que na época passada revelou várias fragilidades técnicas e de disponibilidade.

A chegada de Kiwior representa não só a aposta numa solução fiável para o eixo defensivo, mas também num jogador polivalente: além de central, o polaco pode atuar como defesa esquerdo, algo que pode ser valioso no sistema de Farioli, já que este não exige laterais constantemente projetados em largura ou profundidade.

Então o que pode dar Kiwior à equipa?

Jakub Kiwior chega, teoricamente, para assumir o lugar de defesa central pela esquerda. Defensivamente as funções não deverão ser alteradas, Kiwior e Bednarek têm tudo para se complementar. Já que o FC Porto assume uma defesa com referências individuais Bednarek têm o perfil certo para ser o central agressivo que sai para acompanhar o adversário e ganhar o duelo na “primeira” bola, já Kiwior sendo um central mais ágil e rápido pode ser muito útil na função de último homem da defesa ao ter capacidade para defender a profundidade caso a “primeira” bola não seja ganha pelos azuis e brancos.

No entanto, a deslocação de Bednarek para o lado direito vai causar também alterações no meio-campo já que a referência de Alan Varela vai passar a estar do lado esquerdo ao invés do lado direito.

Fonte: Edgar Cabrita

Não quer isto dizer que numa organização em bloco mais baixo Alan Varela não continue a colocar-se entre os defesas centrais para formar uma linha de cinco:

Fonte: Edgar Cabrita

Com bola, o defesa central oferece a possibilidade de explorar mais vezes o interior do bloco adversário. Mesmo não sendo um jogador imprevisível ou que tem a capacidade de esconder constantemente as suas intenções, é um pé esquerdo do lado esquerdo, possibilitando assim um número diferente de ângulos de passes. Desta forma o FC Porto vai conseguir encontrar mais vezes Gabri Veiga na meia esquerda e pode varia entre saída curta e saída longa; saída pelos corredores laterais ou saída pelo corredor central.

Jakub Kiwior no jogo entre o FC Porto e o Arsenal
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

O jogador vem ainda acrescentar a capacidade do FC Porto instalar-se em meio-campo adversário, algo que a equipa ainda sente algumas dificuldades. A forma como o jogador entende os espaços e a sua técnica vão permitir que os azuis e branco aumentem o seu leque de opções, sendo até provável existirem trocas posicionais entre o polaco e Alan Varela ou com o defesa esquerdo.

A defesa esquerdo Kiwior pode vir a sentir mais dificuldades, já que o mesmo sente algumas dificuldades em duelos 1×1 em zonas mais exteriores do terreno, principalmente contra jogadores de pé trocado. Contudo, no contexto da Liga Portuguesa, o central tende a ter vantagem física, o que deverá mitigar parte dessas dificuldades. Com bola, a defesa esquerdo, a equipa terá mais opções quando estiver em 2.ª fase de construção e fase de criação. Tanto pode criar uma linha de três com os dois defesas centrais.

Kiwior como alternativa pela esquerda.
Fonte: Edgar Cabrita

Como pode colocar-se numa zona intermediária e ser mais uma opção no meio-campo:

Kiwior como alternativa a subir para meio-campo.
Fonte: Edgar Cabrita

Em suma, Kiwior chega ao Dragão como uma peça que pode oferecer mais equilíbrio defensivo, novas soluções com bola e até maior flexibilidade tática ao sistema de Farioli.

Contudo, para se afirmar de forma plena, terá ainda de evoluir em alguns aspetos específicos: apesar da sua estatura, nem sempre é dominante nos duelos aéreos, um detalhe que pode ser decisivo em jogos de maior exigência. Se conseguir corrigir essa lacuna, o polaco tem todas as condições para se tornar num dos pilares da defesa portista.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas define sucessor de Ole Gunnar Solskjaer no comando técnico

Sergen Yalçin é o treinador escolhido para suceder a Ole Gunnar Solskjaer no comando técnico do Besiktas de João Mário e Rafa Silva.

Benfica pode perder mais uma peça para a Ligue 1

O Benfica pode ver João Rego deixar o clube ainda neste mercado de transferências. O Nantes está interessado e o jogador não fecha as portas a um eventual empréstimo.

Bruno de Carvalho deixa conselho a Ruben Amorim: «Tenho uma ligeira impressão que se o United vender o Bruno Fernandes, começa a ganhar»

Bruno de Carvalho assumiu que o Manchester United poderia vender Bruno Fernandes, de maneira a conseguir voltar aos bons resultados.

Eis os potes já definidos para o sorteio da Europa League: FC Porto no pote 1 e Braga no pote 2

Já são conhecidos os potes da Europa League. O sorteio decorre nesta sexta-feira, às 12h, e contará com a presença do FC Porto e do Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara está fora da Conference League e Portugal não terá equipas na competição

O Santa Clara foi eliminado durante esta quinta-feira da Conference League, depois de não ir além de um empate contra o Shamrock Rovers.

Fotis Ioannidis assume despedida do Panathinaikos: «Já há um acordo verbal»

Fotis Ioannidis confirmou que está de saída do Panathinaikos para o Sporting. O avançado grego assumiu que há acordo verbal para dizer adeus ao clube.

Besiktas confirma despedimento de Ole Gunnar Solskjaer após eliminação da Conference League

Ole Gunnar Solskjaer já não é treinador do Besiktas. O técnico norueguês foi afastado do comando da equipa após a eliminação da Conference League.