📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Jakub Kiwior

- Advertisement -

Depois de várias semanas de rumores, tudo indica que o negócio de Jakub Kiwior vai finalmente concretizar-se. O FC Porto assegura assim um defesa central com experiência na Premier League e no futebol internacional, acrescentando qualidade e profundidade a um setor que na época passada revelou várias fragilidades técnicas e de disponibilidade.

A chegada de Kiwior representa não só a aposta numa solução fiável para o eixo defensivo, mas também num jogador polivalente: além de central, o polaco pode atuar como defesa esquerdo, algo que pode ser valioso no sistema de Farioli, já que este não exige laterais constantemente projetados em largura ou profundidade.

Então o que pode dar Kiwior à equipa?

Jakub Kiwior chega, teoricamente, para assumir o lugar de defesa central pela esquerda. Defensivamente as funções não deverão ser alteradas, Kiwior e Bednarek têm tudo para se complementar. Já que o FC Porto assume uma defesa com referências individuais Bednarek têm o perfil certo para ser o central agressivo que sai para acompanhar o adversário e ganhar o duelo na “primeira” bola, já Kiwior sendo um central mais ágil e rápido pode ser muito útil na função de último homem da defesa ao ter capacidade para defender a profundidade caso a “primeira” bola não seja ganha pelos azuis e brancos.

No entanto, a deslocação de Bednarek para o lado direito vai causar também alterações no meio-campo já que a referência de Alan Varela vai passar a estar do lado esquerdo ao invés do lado direito.

Fonte: Edgar Cabrita

Não quer isto dizer que numa organização em bloco mais baixo Alan Varela não continue a colocar-se entre os defesas centrais para formar uma linha de cinco:

Fonte: Edgar Cabrita

Com bola, o defesa central oferece a possibilidade de explorar mais vezes o interior do bloco adversário. Mesmo não sendo um jogador imprevisível ou que tem a capacidade de esconder constantemente as suas intenções, é um pé esquerdo do lado esquerdo, possibilitando assim um número diferente de ângulos de passes. Desta forma o FC Porto vai conseguir encontrar mais vezes Gabri Veiga na meia esquerda e pode varia entre saída curta e saída longa; saída pelos corredores laterais ou saída pelo corredor central.

Jakub Kiwior no jogo entre o FC Porto e o Arsenal
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

O jogador vem ainda acrescentar a capacidade do FC Porto instalar-se em meio-campo adversário, algo que a equipa ainda sente algumas dificuldades. A forma como o jogador entende os espaços e a sua técnica vão permitir que os azuis e branco aumentem o seu leque de opções, sendo até provável existirem trocas posicionais entre o polaco e Alan Varela ou com o defesa esquerdo.

A defesa esquerdo Kiwior pode vir a sentir mais dificuldades, já que o mesmo sente algumas dificuldades em duelos 1×1 em zonas mais exteriores do terreno, principalmente contra jogadores de pé trocado. Contudo, no contexto da Liga Portuguesa, o central tende a ter vantagem física, o que deverá mitigar parte dessas dificuldades. Com bola, a defesa esquerdo, a equipa terá mais opções quando estiver em 2.ª fase de construção e fase de criação. Tanto pode criar uma linha de três com os dois defesas centrais.

Kiwior como alternativa pela esquerda.
Fonte: Edgar Cabrita

Como pode colocar-se numa zona intermediária e ser mais uma opção no meio-campo:

Kiwior como alternativa a subir para meio-campo.
Fonte: Edgar Cabrita

Em suma, Kiwior chega ao Dragão como uma peça que pode oferecer mais equilíbrio defensivo, novas soluções com bola e até maior flexibilidade tática ao sistema de Farioli.

Contudo, para se afirmar de forma plena, terá ainda de evoluir em alguns aspetos específicos: apesar da sua estatura, nem sempre é dominante nos duelos aéreos, um detalhe que pode ser decisivo em jogos de maior exigência. Se conseguir corrigir essa lacuna, o polaco tem todas as condições para se tornar num dos pilares da defesa portista.

Subscreve!

Artigos Populares

Cesc Fábregas sobre internacional espanhol: «Precisa do golo e está desolado»

Cesc Fàbregas abordou o momento de forma de Nico Paz e Álvaro Morata. O avançado espanhol ainda não apontou nenhum golo ao serviço do Como 1907.

Bruno Guimarães elogia internacional brasileiro: «Perguntaram-me se me inspirava em alguém no meio-campo, e eu disse o nome dele»

Bruno Guimarães teceu rasgados elogios a Casemiro. O médio do Newcastle partilha o balneário com o jogador do Manchester United na Seleção Brasileira.

Baixa de peso confirmada no Flamengo para a final da Taça Libertadores frente ao Palmeiras de Abel Ferreira

O Flamengo vai ter uma baixa importante para a final da Taça Libertadores, frente ao Palmeiras de Abel Ferreira. Pedro está lesionado e vai ficar afastado durante mais semanas.

A reação de Cristiano Ronaldo ao encontro com Donald Trump: «Obrigado, senhor presidente»

Cristiano Ronaldo já reagiu ao seu encontro com Donald Trump, na Casa Branca. O avançado português deixou um agradecimento ao presidente dos Estados Unidos.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado do Real Madrid admite: «Hoje, Lamine Yamal é melhor do que eu e Lionel Messi é o melhor jogador do mundo»

Franco Mastantuono concedeu uma entrevista na qual reconheceu que Lamine Yamal é, atualmente, um jogador superior ao avançado do Real Madrid.

Portugal representado nos Globe Soccer Awards: Sporting e Cristiano Ronaldo aparecem entre os os nomeados

Já são conhecidos todos os nomeados para os prémios dos Globe Soccer Awards. Portugal está representado em várias frentes.

Pablo Sarabia coloca Cristiano Ronaldo como referência e fala da experiência no Sporting: «Estou muito agradecido»

Pablo Sarabia recordou os momentos que viveu como jogador do Sporting. O avançado internacional espanhol apontou Cristiano Ronaldo como referência.