📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 22 Chiquinhos de Lopetegui

- Advertisement -

opinioesnaomarcamgolos

Rodar jogadores com frequência acarreta um grande problema: quando o momento é apertado, as mecânicas e as decisões não são mortíferas.

Não vale a pena inventar; a rotatividade só nos leva até certo ponto. O Porto de Lopetegui não é constante em quase nada a não ser a posse da bola com o objectivo de não a perder. Para além de a equipa não assumir riscos durante o jogo, também não assume titulares, por mais merecido que esse estatuto seja. A culpa está no senhor de fato e gravata sentado lá no banco. Os riscos, esses, eu entendo – entendo, não aceito –, já a titularidade é apenas uma teimosia. Se os jogadores fizeram mais do que o necessário para merecer a titularidade, porquê inventar? A titularidade dá consistência! A titularidade de hoje corrige os problemas da semana passada!

Por exemplo, se Tello jogasse mais vezes a titular não teria tanta “fome” de ser ele a marcar o golo, e, assim, em vez disso, faria um passe para um colega em posição mais vantajosa. Isto já aconteceu quantas vezes? Pois… Nem a mecânica (equipa) nem as decisões (jogador) são consistentes. Há uma equipa titular e depois há um banco. Não há 22 titulares em equipas de alta competição em lado nenhum! Essa mania da rotatividade é um hábito que se pratica mais nas camadas jovens, umas vezes porque é necessário, outras porque os miúdos têm de jogar, e outras ainda porque o pai do Chiquinho é louco e ainda dá um tiro de caçadeira ao treinador se ele não coloca o filho em campo! Este Porto parece um carrossel de feira… Todos têm direito a andar nele, mas já se sabe que por mais voltas que dê não vai a lado nenhum.

Tello é um dos maiores prejudicados pela rotatividade  Fonte: zerozero.pt
Tello tem sofrido com a rotatividade imposta por Lopetegui
Fonte: zerozero.pt

Termino com um assunto que vai ter grande impacto no futebol português: o desaparecimento dos fundos. Já quase toda a gente falou deles, bem e mal. Eu não tomo posições de valor pois não sei exactamente como é que eles funcionam – eu e muita gente – mas sei que sem eles muita coisa má pode acontecer. Imagino três conclusões para Portugal: primeira, sem o dinheiro dos fundos os clubes ficam expostos a magnatas e “ricaços” como Peter Lim; segunda, a qualidade do futebol português cai porque os bons saem e para os substituir somos forçados a usar o que há cá dentro e, sejamos sinceros, entre o jogador promessa e o jogador feito há muita ilusão; terceira, o mercado adapta-se e o valor dos jogadores estrangeiros desce. Eu aposto mais na última. O mercado sul-americano tem crescido muito, assim como o valor dos passes dos seus jogadores, mas a verdade é que há tubarões europeus a emagrecer e nem magros nem gordos podem comprar todas as promessas e jogadores de ouro que existem neste mundo! Com os fundos banidos as dificuldades aumentam para contratar lá fora, mas o mercado é volátil e, principalmente, mutável. Argentina, Brasil, México, Colômbia, Uruguai, entre outros, não vendem vidas de luxo, vendem sonhos. E o melhor disto tudo? Os tubarões não dormem.

João Pedro Monteiro
João Pedro Monteirohttp://www.bolanarede.pt
Para o João, discutir futebol é uma piada. É como estar à mesa de uma família benfiquista. Como diz o ditado, “numa casa com mau pão todos discutem e o Porto é campeão!”. Discute-se os árbitros e os treinadores, mas ninguém se lembra de discutir o padeiro. E ele adora piadas…                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hansi Flick admite lacuna no plantel do Barcelona: «Precisamos de mais um jogador na linha defensiva»

Hansi Flick comentou as opções do Barcelona na defesa e reconheceu a necessidade de pelo menos mais uma contratação.

Alverca confirma empréstimo de Gian Cabezas ao Athletic do Brasil

Gian Cabezas foi emprestado pelo Alverca. O médio colombiano de 23 anos foi cedido ao Athletic, do Brasil, até ao final da época.

Thiago Fernández oficializado como reforço do Villarreal

O Villarreal oficializou a contratação de Thiago Fernández. O médio argentino de 21 anos deixou o Vélez Sarsfield.

Quem é Robert Silva, o extremo do Copenhaga apontado ao Sporting?

O Sporting tem demonstrado interesse na contratação de Robert Silva. O extremo brasileiro de 20 anos leva seis golos esta temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia deve cancelar empréstimo de Patrick de Paula

Patrick de Paula está em vias de voltar ao Brasil. O Estoril Praia não conta com o médio brasileiro, que pode voltar ao Botafogo.

Jogador do Metz ferido gravemente durante o incêndio no resort de ski na Suíça

Num evento trágico que causou 40 mortes e mais de 100 feridos, o jogador do Metz Tahirys dos Santos sofreu queimaduras graves.

Atenção, Benfica: há mais um clube italiano interessado em Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup continua a juntar interessados neste mercado de transferências. A Juventus está também de olho na contratação do avançado do Benfica.