Os 3 pontos antes do FC Porto x Farense | O regresso das tardes no Dragão

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

O horário vai ser destaque do jogo que arranca um domingo repleto de bom futebol. As urgências televisivas e a necessidade de competir têm afastado os jogos dos clubes mais agregadores de adeptos do horário nobre para as famílias e aficionados que se deslocam ao estádio. Ora, o FC Porto x Farense joga-se a meio de uma tarde de domingo e permitirá a famílias e adeptos visitantes maiores comodidades e uma melhor experiência de futebol.

Dentro de campo, as diferenças não poderiam ser mais evidentes. A única semelhança é, porventura, FC Porto e Farense juntarem-se depois de uma derrota. Antes disso, dissabores só para o lado dos Leões de Faro que continuam sem pontuar, muito menos ganhar nesta Liga Betclic. Terão mais uma oportunidade para o fazer às 15:30 de domingo, dia 15 de setembro, no regresso das tardes de futebol no Dragão.

3 odds para apostar no FC Porto x Farense na Betclic

3 aspetos táticos a observar no FC Porto x Farense

Dupla de centrais do FC Porto: Os quatro centrais dos dragões estiveram no Olival às ordens de Vítor Bruno que, do dia para a noite, dobra as opções para uma dupla que, até agora, foi somente de Otávio e Zé Pedro. Otávio é o único esquerdino pelo que, à partida, corre na frente por um lugar. Por muito cauteloso que Vítor Bruno tenha sido na integração de reforços na equipa e no onze, tendo Nehuén Pérez com um perfil mais forte em termos de liderança, defesa da área e agressividade nos duelos, e Tiago Djaló, um central muito rápido e capaz de comer metros, será uma surpresa se Zé Pedro se mantiver no onze. A escolha do técnico do FC Porto influenciará o tamanho do campo jogável e pode haver alterações na altura da linha defensiva.

Otávio Ataíde Alisson Safira FC Porto Santa Clara
Fonte: Rafael Canejo / Bola na Rede

Sucessão criativa de Mohamed Belloumi: No último jogo José Mota já não pode contar com o argelino, transferido para o Hull City e que aumenta a dimensão do problema para o Farense que, no último mercado, perdeu nomes como Gonçalo Silva, Fabrício Isidoro, Bruno Duarte e, claro está, Mohamed Belloumi. Muitos problemas, mas nenhum tão grande como a carência coletiva que o argelino provoca. O Farense é uma das equipas mais privadas de talento e de capacidade individual para resolver jogos e esta é a explicação mais plausível para as quatro derrotas nas quatro primeiras jornadas.

José Mota Farense
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Concentração de jogadores por dentro: O FC Porto costuma concentrar muitos jogadores por dentro com os médios e os extremos (fazendo o movimento de fora para dentro) a serem exigidos ao nível do toque de bola, mas também dos movimentos de ataque ao espaço e arraste. A chegada de Francisco Moura e a permanência de Wenderson Galeno poderão modificar ligeiramente o lado esquerdo dos dragões que, pela frente, terão uma questão. Contra o Sporting, o Farense procurou jogar e saiu goleado. A abordagem sem bola dos Leões de Faro que espelham os dragões no sistema será determinante para perceber como será o jogo jogado.

3 registos que a história nos dá

  1. O FC Porto venceu todos os 26 jogos realizados diante do Farense no Estádio do Dragão.
  2. O Farense não conseguiu vencer o FC Porto nos últimos 21 jogos. A última vitória data de setembro de 1994 (1-0 em Faro).
  3. Ambas as equipas marcaram nos últimos três jogos entre estas.

3 jogadores a ter em conta no FC Porto x Farense

Francisco Moura FC Porto
Fonte: FC Porto

Francisco Moura: A adaptação com sucesso de Wenderson Galeno à posição de lateral esquerdo camuflou os problemas do FC Porto na posição, mas estes continuam a existir. O lateral esquerdo contratado ao Famalicão no último dia do mercado superou uma lesão grave na carreira e tem potencial para pegar de estaca no onze dos dragões. A capacidade no cruzamento pode ser mais bem explorada por uma equipa que passa mais tempo a atacar que o Famalicão.

Alan Varela FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Alan Varela: São jogos como o que o FC Porto terá contra o Farense que explicam a evolução do argentino. É nos jogos mais divididos que Alan Varela se destaca, limpando bolas e evitando transições, mas é nas partidas de superioridade inequívoca que mais evidencia as melhorias com bola. Limpa a saída de bola, lateraliza para ver o jogo de frente e tem crescido no passe curto e longo.

Ricardo Velho
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

Ricardo Velho: É a única boa notícia do mercado do Farense. Na última temporada foi, sem sombra para grandes dúvidas, o melhor guarda-redes da Liga Betclic e a principal justificação pela época tranquila dos Leões de Faro e em 2024/25 não tem sido por ele que o Farense soma derrota atrás de derrota. Será posto à prova várias vezes e terá de esconder ao máximo as fragilidades de um setor defensivo com muitas limitações.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Otávio, Francisco Moura; Alan Varela, Vasco Sousa, Nico González; Wenderson Galeno, Iván Jaime, Danny Namaso.

Farense: Ricardo Velho; Pastor, Artur Jorge, Lucas Áfrico, Derick Poloni; Ângelo Neto, Cláudio Falcão, Rafael Barbosa; Elves Baldé, Jaime Pinto, Tomané.

Nuno Almeida Primeira Liga arbitragem
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: Nuno Almeida
  • Assistentes: Hugo Ribeiro e Luís Viegas
  • 4.º árbitro: Fá Sanha
  • VAR: Bruno Costa
  • AVAR: Jorge Fernandes

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Há novidades sobre o futuro de Nuno Tavares que está a ser persuadido a juntar-se a armada portuguesa na Turquia

O Besiktas continua a tentar fechar a contratação de Nuno Tavares. Turcos trabalham para convencer o lateral a rumar ao clube.

Ex-Benfica pode estar de regresso à Serie A

O Pisa iniciou os primeiros contactos para a contratação de Casper Tengstedt e o avançado dinamarquês pode estar de regresso à Serie A.

«Foi um enorme privilégio termos tido a oportunidade de marcar a história do Belenenses Rugby» – Entrevista Bola na Rede a Tomás Sequeira

Tomás Sequeira foi bicampeão de Rugby como capitão do Belenenses e terá oportunidade de conquistar a Taça Ibérica no Estádio do Restelo.

Cristián Romero ataca direção do Tottenham: «Deviam ser outras pessoas a aparecer para falar, mas não o fazem. Só aparecem quando as coisas correm...

Cristián Romero deixou críticas ao momento do Tottenham e aos responsáveis do clube. Reação após mais uma derrota do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Parma avança por Andreas Schjelderup e conta com concorrência pesada de outros 2 clubes europeus

Andreas Schjelderup pode deixar o Benfica neste mercado. Além do Parma, também a AS Roma e o West Ham querem o extremo norueguês.

Imprensa inglesa avança com interesse do Liverpool em jogador do FC Porto

O Liverpool está de olho em Martim Fernandes, lateral do FC Porto. Reds podem contratar novo lateral direito neste mercado.

Escaldante dérbi do Minho na final da Taça da Liga: eis os onzes prováveis

O Vitória SC e Braga defrontam-se em Leiria numa final inédita da Taça da Liga. Eis os onzes prováveis das duas equipas.