📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os jogadores que mais vezes vestiram azul e branco: André

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

António dos Santos Ferreira André, pai de André André, vestiu a camisola do FC Porto em 385 ocasiões entre 1984 e 1995, ano no qual terminou a carreira aos 37 anos de idade. Ao serviço dos azuis e brancos ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar: sete Ligas Portuguesas, três Taças de Portugal, seis Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental.

Atualmente com 59 anos de idade, António André marcou uma geração no FC Porto, seu clube do coração, e também no futebol português, pese embora tenha disputado apenas 20 jogos ao serviço da seleção nacional (nos quais se inclui uma passagem pelo Mundial do México 1986, de má memória para a equipa das quinas). Antes da chegada ao FC Porto André ainda jogou durante cinco épocas pelo Varzim SC, clube com o qual o vila-condense tinha também uma grande afinidade geográfica, mas em 1984 seria chegado o momento de, pela primeira vez, vestir de azul e branco.

André é tido pelos adeptos do FC Porto como um dos melhores, senão mesmo o melhor médio defensivo da história do clube (ainda que este pudesse alinhar, igualmente, na posição de médio centro). Não se tratava de um médio defensivo moderno, com uma qualidade técnica acima da média, mas antes de um jogador extremamente trabalhador, aguerrido, combativo; André era um verdadeiro rottweiler no meio-campo dos dragões, um Gennaro Gattuso à moda portuguesa. Na luta particular pelo lugar de melhor médio defensivo da história do FC Porto, apenas Costinha parece ser um concorrente à altura mas também este, aquando da conquista da Liga dos Campeões em 2004, destoava um pouco dos restantes colegas de setor pela sua menor capacidade técnica e ao nível da tomada de decisão.

António André foi, provavelmente, o melhor médio defensivo da história do FC Porto  Fonte: Pinterest
António André foi, provavelmente, o melhor médio defensivo da história do FC Porto
Fonte: Pinterest

António André, após muitos anos ligado ao FC Porto como treinador adjunto e, posteriormente, enquanto olheiro, tem atualmente no filho a sua maior ligação ao clube. André André, contrariamente ao pai, nunca foi indiscutível no meio-campo dos azuis e brancos, mas conserva muitas das suas caraterísticas: combatividade e amor à camisola, pese embora associados a algum défice ao nível da criatividade.

Sendo claramente um jogador de outros tempos, nos quais o futebol era um desporto muito mais físico, entenda-se, de duelos individuais, do que na atualidade, António André foi um futebolista marcante porque, nesse domínio, era verdadeiramente arrasador. A somar a isso, e pese embora atuasse em posições mais recuadas, era capaz de marcar golos: foram 31, no total, aqueles que o vila-condense apontou num total de 11 temporadas de dragão ao peito. Se há nome com o qual rima a palavra “mística”, esse é seguramente o de António André!

Foto: de Capa: Reflexaoportista.pt

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique revela que Nuno Mendes falhou treino do PSG: «Vamos fazer o que fazemos sempre quando há um lesionado»

Luis Enrique já fez a antevisão ao Athletic Club x PSG para a Champions League. Técnico abordou situação de Nuno Mendes.

Rui Borges analisa derrota do Sporting e atira: «Às vezes, queixamo-nos tanto dos nossos árbitros em Portugal e se calhar somos melhores»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Leões perderam por 3-1 na sexta jornada da Champions League.

Sporting terá baixa importante frente ao PSG na Champions League

Morten Hjulmand vai falhar o Sporting x PSG para a sétima jornada da Champions League devido a acumulação de amarelos.

Iván Fresneda analisa derrota do Sporting e diz: «Fico muito orgulhoso pela equipa»

Iván Fresneda analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting começa a ganhar mas sofre reviravolta do Bayern Munique na Champions League

O Sporting perdeu com o Bayern Munique por 3-1 na sexta jornada da Champions League. Leões começaram a ganhar.

Bayern Munique marca o 3.º golo ao Sporting na Champions League

O Bayern Munique marcou o terceiro golo contra o Sporting na Champions League. Assinatura de Jonathan Tah.

Bayern Munique desfaz sonho do Sporting e completa reviravolta em 4 minutos

O Bayern Munique completou a reviravolta frente ao Sporting. Serge Gnabry e Lennart Karl marcaram os golos dos bávaros.