📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os maiores défices do FC Porto 2019/2020

- Advertisement -

Na era de Sérgio Conceição, que chegou em 2017, este arranque de temporada tem sido o pior. Há três anos que o treinador assumiu o comando técnico da equipa e os resultados conseguidos até então têm estado abaixo dos anos anteriores e, consequentemente, abaixo das expectativas também. A eliminação precoce da Liga dos Campeões foi o primeiro sinal de que as coisas não estavam bem, assim como a derrota na jornada inaugural do campeonato. Apesar de depois a equipa ter conseguido obter resultados melhores, as exibições continuaram a ficar aquém. Mais recentemente, para a Liga Europa, o FC Porto somou mais uma derrota. É verdade que foi num jogo fora, mas não é menos verdade que se esperava um resultado diferente de uma equipa que é, de longe, o favorito do grupo.

Houve saídas, houve entradas, novas apostas, mudanças… mas a realidade é que os maiores problemas se têm mantido. Uma defesa vulnerável e um ataque insuficiente.

Em comparação à última temporada, a defesa sofreu sérias mudanças. Saiu, ainda que sem ser uma certeza, Casillas. No entanto, a baliza continua a ser bem representada e Marchesín tem sido um dos melhores da equipa. Ainda assim, a linha defensiva sofreu mudanças e há lugares que parecem estar sempre por colmatar. A saída de Militão e de Felipe têm-se feito sentir, mas o maior drama de Conceição continuam a ser os laterais. Há alturas que Alex Telles parece insuficiente e acusa cansaço e agora até Corona foi adaptado a lateral direito. Os reforços chegaram, mas ainda não reforçaram nada. Parece que a equipa demonstra insegurança e falta de serenidade. Quando está a vencer, acaba por se expor e arrisca demasiado, como aconteceu em Portimão e como esteve perto de acontecer em Vila do Conde.

O FC Porto não tem convencido os seus adeptos.
Fonte: Bola na Rede

A defesa tem de sofrer mudanças sérias porque se há uns tempos parecia um muro intransponível, agora parece que está ao alcance de qualquer equipa. O trabalho aqui é muito técnico e tático, mas talvez seja preciso entrar no psicológico dos jogadores e fazer ver que há rotinas que precisam de ser criadas.

O meio-campo tem sido um mal menor, mas quando Danilo aparenta estar em baixo de forma, parece que contagia os companheiros embora, de todos os setores, tem sido o mais regular.

O mesmo não pode ser dito do setor ofensivo que continua a falhar muitos golos. A equipa precisa de marcar e sente cada vez mais dificuldades. Zé Luís começou muito bem a temporada, mas não pode fazer tudo sozinho. Marega continua a ter mais força física do que técnica e isso reflete-se nos resultados: ganha faltas, mas falha, escandalosamente, os golos.

Contratar mais algum avançado pode não ser a solução, mas manter a linha ofensiva como está pode trazer males maiores num futuro muito próximo. Estes problemas vão sempre existir, mas é aqui que tem de entrar o papel do treinador: ativo e proativo. Se é um clube que quer retornar às conquistas, há muito trabalho a fazer.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United respira com lucros de 15 milhões graças a cortes e à venda de Alejandro Garnacho

A reestruturação em Old Trafford começa a dar frutos com o clube a apresentar um resultado positivo de 15,2 milhões de euros, apesar da dívida recorde.

Antigo jogador do FC Porto elogia resistência de Ruben Amorim: «O mundo inteiro está a observar e a julgar»

Benni McCarthy elogia a força do Ruben Amorim, que sobreviveu a um início caótico e começa agora a colher frutos no Manchester United.

Paulo Bento e a evolução da Seleção: «Portugal não depende tanto de Cristiano Ronaldo como dependia há uns anos»

Paulo Bento passou em revista quase 40 anos de carreira. Do acaso que o lançou no Estrela da Amadora à mágoa dos títulos perdidos no Sporting.

Eis os onzes oficiais de Nice e Braga para o jogo da Europa League

O Nice recebe o Braga na 6.ª jornada da Europa League. Minhotos em França perante uma equipa que ainda não pontuou na prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador da Juventus recorda chegada de CR7 ao balneário e deixa conselho: «Sigam um exemplo como o do Cristiano Ronaldo e não como...

Claudio Marchisio recordou a chegada de Cristiano Ronaldo à Juventus em 2018. Antigo médio falou no português como uma «superestrela».

Decisões em janeiro: eis os próximos adversários e datas dos jogos do Benfica e do Sporting na Champions League

O Benfica e o Sporting procuram fechar o apuramento para a próxima fase da Champions League. Próximos passos só em janeiro.

Portugal recebe Espanha na luta pelo Euro Feminino Sub-19 2026: eis a constituição do grupo

Sorteio difícil para a Portugal, o apuramento decide-se em solo nacional, mas obriga a bater a poderosa Espanha.