📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Otávio: a chave para os problemas de criatividade no duplo pivot

- Advertisement -

Uma das grandes dificuldades ao longo desta época para Sérgio Conceição tem sido arranjar uma dupla no meio-campo que produza bons resultados consistentemente, e Otávio pode ser uma peça-chave para a resolução do problema. Esta pausa no campeonato dá oportunidade ao treinador para refletir sobre este assunto, e então também irei eu fazê-lo.

Danilo Pereira, Matheus Uribe e Sérgio Oliveira têm sido os jogadores com mais tempo de jogo no duplo pivô. Contudo, mais recentemente e com vista a melhorar os problemas de falta de criatividade, Sérgio Conceição tem também experimentado Otávio e Vitinha como médio mais criativo dos dois.

A dupla inicial e aquela que, na teoria, é a mais forte é a de Danilo e Uribe. Mas cedo se notou que, para uma equipa como o FC Porto, é preciso ideias mais atacantes no meio-campo. Mamadou Loum teve também algumas oportunidades mas, talvez infelizmente para o próprio, jogou sempre ao lado de Danilo e voltaram a evidenciar-se os mesmos problemas.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Foi apenas quando Danilo começou a ter problemas físicos mais regulares que Sérgio Conceição foi forçado a improvisar um pouco. Aqui surgiu uma dupla que, para mim, tem bastante potencial, especialmente contra adversários de menor qualidade – Uribe e Otávio. Em meados de dezembro, contra o Tondela, foi essa a dupla que atuou no meio-campo e Conceição colheu os frutos. Quando Otávio joga a partir da direita, como é costume, este flete naturalmente para o corredor central e é uma peça chave nas saídas de bola do FC Porto. Mesmo a partir de uma ala, não é assim tão invulgar ver Otávio como o médio mais recuado em certos momentos do jogo. E isto acontece porque de facto é dos que mais qualidade tem para pôr a bola a rolar nessa fase do relvado. Contudo, e já não para benefício da equipa, este comportamento força os médios mais defensivos a subir ligeiramente no terreno, para receber o passe entrelinhas. Mas este não é o forte desses jogadores, nomeadamente de Danilo.

Em vista destes problemas, surge uma questão: porque não começar logo com Otávio na posição que acaba por ocupar em grandes partes do encontro? Isto iria permitir que os jogadores que acabam por receber a bola mais à frente no terreno sejam jogadores mais evoluídos tecnicamente, como Nakajima. Esse jogo contra o Tondela foi uma das poucas vezes em que conseguimos ver Otávio, Nakajima e Luis Diaz em simultâneo no relvado – e o ataque organizado do FC Porto beneficiou desse facto.

Contudo, devido à falta de opções nas alas, também pelo uso de Corona como defesa-direito, surge por vezes a necessidade de jogar Otávio a partir de uma das alas. Nestas alturas, surge uma necessidade de encontrar outro jogador que consiga manter a qualidade na posse de bola na primeira fase de construção. Aqui entra Vitinha. Infelizmente, neste momento o jogador encontra-se a recuperar de uma lesão, mas, em situação normal, o jovem tem todas as capacidades para ser esse médio de ligação entre setores. Tem muita qualidade com bola, seja no passe ou no transporte e tem uma margem de progressão muito elevada.

Ainda como aposta futura para este meio-campo existe Fábio Vieira. O jovem talentoso tem tudo para ser uma estrela no clube. Tem toque de bola, passe, condução e também uma forte chegada à área e golo. Ainda recentemente, ao serviço do FC Porto B contra o Vilafranquense, marcou dois golos de deixar as bocas abertas. Pode ser opção tanto como médio centro mais atacante, como um ala que descai para o centro no 4-4-2 de Sérgio Conceição.

Opções não faltam a Sérgio, que tem ainda Romário Baró, é só preciso que o técnico português tenha mais alguma coragem na escolha do seu duplo pivot. Porque vamos ser sinceros, nos jogos contra as equipas na parte de baixo da tabela classificativa, não é necessário que joguem Danilo e Uribe ou outra dupla que tenha também mais propensão defensiva.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.