Otávio: será o fim de linha do médio brasileiro no FC Porto?

    Embora não se assuma como um jogador assombroso a nível de golos, e os números falam por si, Otávio é muito mais do que golos marcados ou assistências produzidas, ainda que sejam muitas nos últimos três anos. Otávio é tudo aquilo que Conceição desejou desde a sua chegada ao clube – um jogador incansável no momento defensivo, persistente quando perde a bola, raçudo em todos os momentos do jogo e ainda com um entendimento de jogo acima da média, refletindo-se na sua qualidade de passe, combinações com os colegas, movimentos de rutura, ocupação inteligente de espaços e desequilíbrio entrelinhas.

    Em 2018/2019, Otávio Monteiro começou a ser mais vezes opção para o atual técnico azul e branco e respondeu de forma positiva, com seis golos marcados e dez assistências realizadas durante essa época. 2019/2020 foi o melhor momento da carreira e, talvez, da vida de Otávio, pois apesar de só ter marcado dois tentos, deu 15 passes para golo e, acima de tudo, foi um dos atletas mais consistentes a nível exibicional dos últimos anos no clube.

    Era difícil apontar um jogo em que Otávio estava uns furos abaixo e não cumpria com a sua função dentro de campo. Foi a par de Alex Telles e Corona, o jogador mais influente nas conquistas azuis e brancas, e fez parte daquela que foi a espinha dorsal do FC Porto dessa temporada.

    Atualmente, o brasileiro continua em grande plano e é um dos que nunca desiste, nem com todo o cansaço acumulado nas pernas, e é dos jogadores mais importantes em ambas as frentes. Ora joga na linha, com tendência a desequilibrar em modo vagabundo pelo corredor central, ou atua mesmo pelo meio, como o tem feito mais regularmente desde o final da temporada transata.

    Seria uma pena não continuar com um jogador que tanto sente este clube e que conta com uma qualidade tremenda, contudo o FC Porto é mesmo assim, e os que se destacam mais neste clube, são precisamente os mais difíceis de agarrar e certamente Otávio tem outros pretendentes e poderá aparecer um projeto mais aliciante a nível desportivo, ou até mesmo a nível económico. Felizmente, o clube conseguiu sempre contar com qualidade nas posições de alas e médios ofensivos, e quem sabe se o substituto não poderá estar já no plantel, visto que Fábio Vieira e Romário Baró apresentam um potencial tremendo.

    A saída deste craque seria vista com melhores olhos se por ventura entrasse dinheiro nos cofres portistas, tendo em conta que é um jogador muito bem-valorizado no mercado. Para esse cenário, teria de haver uma renovação de contrato. Caso não aconteça, o médio ficará disponível para assinar por outro clube e terminar o seu vínculo com o FC Porto. De qualquer das formas, Otávio está focado em jogar nesta equipa portista e não descartou de todo a continuidade nos azuis e brancos.

    Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ralf Rangnick é o principal candidato a assumir o Bayern Munique

    Thomas Tuchel vai deixar o Bayern Munique no final...

    Lesão de Enzo Fernández não interfere na Copa América 2024

    Enzo Fernández deve estar fora dos relvados durante cerca...

    Xavi explica porque mudou de ideias e vai ficar no Barcelona

    Joan Laporta e Xavi Hernández estiveram presente numa conferência...

    Laporta: «Tenho prazer de anunciar que Xavi vai continuar a ser o treinador do Barcelona»

    Joan Laporta e Xavi Hernández estiveram presentes numa conferência...
    João Pedro Rocha
    João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
    João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.