- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2Há cerca de um mês e meio (mais coisa, menos coisa), escrevi um artigo a alertar para um dos maiores perigos do futebol em Portugal: a memória curta. Nesse mesmo artigo, chamava a atenção para algo que frequentemente sucede no nosso futebol e para uma tal linha que separa a euforia da depressão.

Fonte: FCP
Fonte: FCP

À data, o FC Porto vivia um momento extremamente positivo, pese embora o facto de vir de um empate a zero no Bonfim contra o Vitória Futebol Clube (conhecido como Vitória de Setúbal). Havia ganho com relativa facilidade e brilhantismo os seus jogos para o campeonato (Nacional e Arouca), seguia em frente na Taça de Portugal, tendo eliminado o modesto Gafanha, e para a Liga dos Campeões vencera por 1-2 o Club Brugge na Bélgica, após uma moralizadora reviravolta com o carimbo do minuto 92 (André Silva marcou de penálti e aos 92 minutos o golo da vitória).

Avizinhavam-se jogos decisivos com Brugge e Copenhaga para a Liga dos Campeões, nova eliminatória (contra o Chaves) para a prova rainha do nosso futebol, a Taça de Portugal, e mais uma mão cheia de jogos para a Liga NOS, entre os quais a importante receção ao Benfica no Estádio do Dragão. Vivia-se, de certa forma, um estado de graça. O Porto estava bem e recomendava-se, os adeptos estavam com a equipa, e parecia estar finalmente dado o mote para uma temporada positiva. Pois, bem, o que se seguiu a partir daí foi um descer do céu ao inferno. Seguiram-se resultados e exibições muito abaixo do esperado e o clima de euforia deu lugar a uma depressão profunda, com os já habituais lenços brancos a começarem a aparecer.

A equipa entrou numa crise exibicional e de eficácia, foi eliminada da Taça; manteve o sonho da Champions vivo, é certo, mas com exibições (Brugge) e resultados (Copenhaga) desoladores, no campeonato deixou-se ultrapassar pelo Sporting e o fosso pontual para o Benfica alargou para os sete pontos. A estreia na Taça da Liga (empate a zero caseiro frente ao Belenenses) foi apenas mais um capítulo deste filme de terror. O Porto estava na corda bamba.

Fonte: Glibing
Fonte: Glibing

De repente, tudo muda. A tal ténue e frágil linha que havia separado a euforia da depressão foi a mesma linha que separou o inferno de um regresso aos píncaros. Quando todos, ou quase todos, davam o Porto como moribundo e derrotado, eis que o Benfica tropeça nos Barreios frente ao Marítimo e o jovem Rui Pedro (ponta-de-lança formado nas escolas do clube), qual D. Sebastião, surge no meio da neblina para resgatar o Porto no campeonato, dando, no minuto 95 (imagine-se), a vitória ao Porto frente ao Sporting de Braga, num jogo no qual já ninguém julgava que tal fosse possível, tamanho era o desperdício de oportunidades dos comandados de Nuno Espírito Santo. Como se isso não bastasse, quatro dias depois, o Porto despacha a equipa B (para não dizer C) do campeão inglês por 5-0. (Atenção: foi, de facto, uma vitória e uma exibição muito meritórias, mas é necessário colocar alguma água na fervura e perceber o contexto em que esta sucedeu, e relativizar, de alguma forma, os números da mesma). E, assim, volta o clima de confiança e de festa.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Mauro Zalazar, irmão de Rodrigo Zalazar, é reforço do Braga

Mauro Zalazar é o novo reforço do Braga, juntando-se ao irmão, Rodrigo Zalazar, no emblema minhoto. O jovem médio chega, numa fase inicial, para integrar a equipa de sub-23 dos Guerreiros.

Zoe Matthews reforça o meio-campo do Benfica

Zoe Matthews foi oficializada como reforço do Benfica. A média chegou por empréstimo até ao final da época; no entanto, as águias já exerceram a opção de compra, garantindo a jogadora com um contrato válido até 2029.

Mercado Sporting: Alisson Santos é oficializado no Nápoles

Alisson Santos deixou o Sporting e reforçou o Nápoles. Emblema da Serie A já oficializou chegada do extremo brasileiro.

Fernando reforça ataque do Santa Clara: «Venho com muita vontade, ambição e compromisso»

O Santa Clara oficializou a chegada de Fernando. Avançado brasileiro de 20 anos assina contrato válido até ao verão de 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr bate Al Riyadh pela margem mínima sem Cristiano Ronaldo nos eleitos

O Al Nassr derrotou o Al Riyadh por 1-0, na jornada 20 da Liga da Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo ficou ausente da partida.

Juventus empresta João Mário ao Bolonha

O Bolonha oficializou a contratação de João Mário. Lateral português chega por empréstimo da Juventus.

Ibiza assegura empréstimo de Arnau Solá ao Arouca

Arnau Solá é o mais recente reforço do Ibiza. O lateral chega a Espanha por empréstimo do Arouca até ao final da temporada.