📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paciência precisa-se

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O FC Porto acabou o mês de novembro com apenas uma vitória para o registo: 1-0 frente ao Brugge, no passado dia 6 (já lá vão 26 dias). De resto, contam-se 5 penosos empates, com a agravante de não se registarem golos marcados nos últimos quatro. Nuno Espírito Santo, que vem acumulando recordes negativos, apresenta, também, argumentos favoráveis (não perde há dois meses e cinco dias e nos últimos oito jogos sofreu apenas um golo). Isso, naturalmente, não tem grande importância para o comum adepto se, por outro lado, as vitórias não aparecem. Mas nomear um apoiante do FC Porto como ‘adepto comum’ é completamente despropositado.

Desde logo, porque o FC Porto tem os melhores adeptos do mundo, logo, não são tão comuns como isso. Este grupo restrito de ‘fiéis’ (a maioria deles) já experimentou sensações de vitórias de que mais nenhum outro português apoiante de outro qualquer clube se pode gabar. Os portistas vêm de um longo e glorioso trajeto de trinta anos repletos de sucessos, dentro e fora de portas. Triunfos que elevaram o nome e a marca FC Porto como uma das principais bandeiras desportivas do nosso país. Ora então, como explicar à massa adepta mais exigente (a nível de resultados) que por cá existe que, neste momento, é altura de recomeço e que as coisas vão levar o seu tempo a voltar à normalidade que todos desejamos?

Desde 2013, ano da última conquista, por cá passaram Paulo Fonseca, Julen Lopetegui e José Peseiro. Todos com o mesmo problema: foram o rosto principal do declínio que o clube vem registando desde então. Em tempos idos, teriam obtido o mesmo sucesso dos seus antecessores. Mas as coisas mudam. Benfica e Sporting registaram um crescimento assinalável e são, hoje, fortes concorrentes à altura de um FC Porto que procura reencontrar-se no seu ADN ‘perdido’.

Tudo isto é palavreado bonito que não interessa ao comum adepto do FC Porto. Só assim se explicam os lamentáveis lenços brancos que NES viu no Restelo e no Dragão, na última terça feira. Ao fim de três anos a seco, seria, porém, de esperar uma onda de indignação logo após os primeiros falhanços. Quatro jogos sem faturar só podem agravar a situação e o público já dá mostras de perder a paciência. Não é fácil ser-se, hoje, treinador do FC Porto! Nuno tem desenvolvido um trabalho formidável ao longo de seis curtos meses. A sua chegada implicou uma limpeza cirúrgica. Ao primeiro grande teste de fogo, Nuno – qual líder de uma armada repleta de juventude – silenciou o Olímpico de Roma com um brilhantismo formidável. Seriam os primeiros sinais de retoma do ‘velho FC Porto’. As primeiras jornadas do campeonato mostraram uma equipa com raça, empenho, atitude, vontade de ganhar, chama e, a espaços, qualidade de jogo.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.