Pressão alta | FC Paços de Ferreira x FC Porto

Primeira Liga, 28.ª Jornada: sábado, 20h30, 15 de Abril de 2023

ANTEVISÃO: ÚLTIMO CLASSIFICADO VISITA DRAGÃO COM ESPERANÇA RENOVADA

Os surpreendentes eventos das últimas semanas transformaram um campeonato fechado numa luta aberta entre os três primeiros classificados. O SL Benfica, aparentemente esgotado física e mentalmente, escancarou a porta à aproximação de FC Porto e SC Braga e, ainda que se mantenha como mais óbvio candidato ao cetro final, já esbanjou quase toda a margem de erro que tinha.

Depois da clara vitória sobre O SL Benfica no Estádio da Luz, que reduziu a distância entre os dois primeiros para uns, ainda confortáveis, sete pontos, o FC Porto conseguiu, uma semana mais tarde, recuperar mais três e renovar definitivamente a esperança no objetivo da revalidação do título (algo que Sérgio Conceição, apesar de tantos e tantos méritos, nunca conseguiu). O SL Benfica, já depois de ter acordado do sonho que acalentava de chegar às meias-finais da Liga dos Campeões, largou mais 3 pontos em Chaves e os azuis e brancos, pese embora uma fraca exibição frente ao último classificado, não desperdiçaram a oportunidade de encurtar (ainda mais) as distâncias.

Tal como o FC Porto, o SC Braga também não claudicou e é com os primeiros três classificados separados por 6 pontos que arrancam as 6 jornadas finais. Se o SL Benfica tem do seu lado a vantagem pontual, os dois principais perseguidores parecem, hoje, muito mais fortes tanto a nível físico como anímico. Adicionalmente, o calendário, que ainda irá opor as águias aos bracarenses, abre perspetivas de um final empolgante e imprevisível.

Ora, as aspirações portistas, dependem, todavia, e para além dos necessários deslizes do SL Benfica, da capacidade do FC Porto de vencer todos os jogos que restam. A suceder, para além das hipóteses que se abrem no que à conquista do título diz respeito, ficará selado o objetivo, financeiramente não menos importante, do apuramento direto para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

Este ciclo de 6 jogos (com uma meia-final de Taça pelo meio) inicia-se num campo tradicionalmente difícil, a Mata Real, casa do FC Paços de Ferreira. Uma vez mais, por todas as razões e mais algumas, este jogo é, na perspetiva portista, decisivo.

Apesar de os pacenses viverem uma fase particularmente nefasta (a descida de divisão parece uma inevitabilidade) da sua história mais recente, as dificuldades que o FC Porto sentiu, na passada semana, para bater o Santa Clara, último classificado, servem de aviso para uma equipa que sabe que terá que fazer muito melhor para conseguir a vitória que todos esperam.

O Paços de Ferreira está a fazer uma época muito abaixo do esperado, mas conta nas suas fileiras com jogadores muito interessantes, joga num dos campos com dimensões mais reduzidas da Liga e os perigos que apresentam as equipas para as quais os pontos são tão preciosos são sobejamente conhecidos.

Posto isto, como quase sempre sucede quando os grandes enfrentam equipas no fundo da tabela, o jogo dependerá sempre mais daquilo que o FC Porto for capaz de fazer, do ritmo que conseguir impor e da concentração, disciplina, abnegação e, acima de tudo, qualidade que for capaz de imprimir no seu jogo. Os espaços vão ser poucos, mas, sem desvalorizar os perigos de um adversário desesperado por pontos, cabe ao FC Porto impor a sua lei.

Vencendo, o FC Porto ficará, à condição, a um ponto do primeiro lugar e fará subir exponencialmente a pressão sobre os ombros dos jogadores do SL Benfica, que só entram em campo no dia seguinte. Tão perto assim, só no início da presente campanha. É proibido falhar.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O jogo deste Domingo é o 53.º entre as duas equipas
  2. Da última vez que se defrontaram, o FC Porto venceu por 4-0
  3. Nos 52 jogos anteriores, os pacenses apenas foram capazes de bater os dragões em cinco ocasiões. Somam-se sete empates e 40 vitórias portistas
  4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O Gil Vicente FC, por seu turno, está na 1.7ª posição da tabela
  5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 135 golos. 106 marcados pelo FC Porto e 29 pelo Paços de Ferreira
  6. É o 12.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Paços de Ferreira
  7. Nos 11 jogos anteriores, o treinador portista venceu nove e perdeu dois
  8. A última vez que os castores bateram o FC Porto foi em Outubro de 2020
  9. Na última vez que as duas equipas se encontraram no reduto pacense, para o campeonato, os dragões perderam por 3-2
  10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Benni McCarthy

JOGADORES A TER EM CONTA

Otávio Monteiro FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Otávio – Num campo dos mais pequenos da liga nacional e perante uma equipa que se espera que procure fechar os caminhos da sua baliza muito mais do que ferir o último reduto portista, a capacidade de passe e decisão de Otávio serão fundamentais para que o FC Porto consiga furar a defesa adversária.

Paulo Bernardo
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Paulo Bernardo – Num jogo em que se espera que o FC Paços de Ferreira passe muito mais tempo sem bola do que com ela, a capacidade de a segurar e desequilibrar de Paulo Bernardo poderão ser uma preciosa ajuda para os castores e para o SL Benfica, clube que detém o seu passe.

XI´s PROVÁVEIS

FC Paços de Ferreira (5x3x2): Vekic, J. Delgado, Nuno Lima, Erick, Antunes; Rui Pires, Luiz Carlos, Paulo Bernardo, Gaitan, Thomas; Guedes

Treinador: César Peixoto

«O FC Porto merece todo o respeito, ainda para mais porque está motivado depois de encurtada a distância para o Benfica e sabe que não pode perder pontos, mas temos de acreditar na nossa capacidade, no nosso valor, um jogo começa sempre 0-0».

FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, Manafá, Pepe, Marcano, Wendell; Uribe, Eustáquio, Otávio, Pepê, Galeno; Taremi

Treinador: Sérgio Conceição

«Vamos ter um jogo difícil, como historicamente são todos os jogos na Mata Real. Sabemos da importância deste encontro para as duas equipas, cabe-nos, de acordo com aquilo que são os nossos objetivos, conquistar os três pontos e continuar nesta luta até final do campeonato».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Paços de Ferreira 1-2 FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa: Luís Filipe Vieira está a assistir no estádio a um jogo da Taça de Portugal

Luís Filipe Vieira encontra-se a assistir à partida entre o Sacavenense e o Rabo de Peixe, relativa à Taça de Portugal.

Jesi Rossman aproveita má abordagem de Lena Pauels e Torreense carimba reviravolta contra o Benfica na Supertaça Feminina

Está feita a cambalhota no marcador. Torrense marcou o 2-1 diante do Benfica num lance em que Jesi Rossman aproveitou má abordagem de Lena Pauels.

Pep Guardiola revela quem foi o melhor jogador do Manchester City e admite o seu maior erro: «Devia terficado mais tempo connosco»

Pep Guardiola admitiu que Ilkay Gundogan foi o melhor jogador que orientou no Manchester City e confessou que deveria ter aproveitado melhor Jesús Navas.

Fabrizio Romano garante que André Onana vai deixar o Manchester United

André Onana vai deixar o Manchester United nas próximas horas. O jogador prepara-se para assinar com o Trabzonspor.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting conta com o ‘rival’ de Lamine Yamal nas suas fileiras: como se está a sair em 2025/26?

Paulo Iago era considerado o grande rival de Lamine Yamal no futebol de formação espanhol. O jogador atua no Sporting.

Nem 1 minuto demorou para Diana Silva se estrear a marcar pelo Benfica na Supertaça Feminina

Diana Silva abriu o marcador na Supertaça Feminina muito cedo. 30 segundos e a avançada colocou o nome na lista de marcadoras.

Benfica em mudanças causou consequências: várias promessas da formação abandonaram o clube

O Benfica realizou várias mudanças no plantel principal e alguns jovens mudaram-se para outros emblemas para somarem mais minutos.