📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Para quando um lateral-direito à imagem dos históricos do FC Porto?

- Advertisement -

Os problemas que o clube apresenta hoje nos defesas-direitos, iniciaram-se no começo dessa mesma época, 2018/2019, quando necessitava urgentemente de compensar o fair-play da UEFA e aproveitou uma venda de Diogo Dalot para o Manchester United, quando já tinha vendido Ricardo Pereira. Dalot seria naturalmente o substituto de acordo com o potencial presente e com as prestações de qualidade na época transata. Por outro lado, os reforços nessa altura foram João Pedro e Saidy Janko e os resultados foram deploráveis, tendo em conta que o brasileiro realizou apenas três jogos pela equipa sénior, e o segundo nem um fez. Em conjunto, custaram um valor a rondar os 6 milhões de euros.

Com o término de uma temporada sem vencer qualquer título e com várias alterações no setor defensivo, Sérgio Conceição e a direção do clube entenderam que seria necessário reforçar a posição e contrataram Renzo Saravia por 5,50 milhões de euros. O problema parecia estar resolvido, pois as indicações do argentino eram positivas, contudo, nunca se conseguiu afirmar e realizou apenas seis partidas pelos dragões. Atualmente, encontra-se emprestado ao Internacional do Brasil.

Quem acabou a atual temporada como lateral foi Wilson Manafá, que finalmente pareceu apresentar melhorias nesta reta final, assim como competência para servir o lugar. No entanto, não é um lateral que se destaque como tantos outros que o clube teve e a realidade é que nunca passou a confiança total ao treinador dos portistas, tendo em conta que no decorrer da época foi alterando com Corona na posição, que podia safar em vários momentos, contudo, é um autêntico desperdício de acordo com a importância presente no momento ofensivo do FC Porto.

De qualquer das formas, no futebol jogam 11 e uma posição não define os resultados, embora possa ter peso em vários. Com isto, é importante realçar que Manafá foi campeão nacional, atuando em grande parte das partidas, e jogou os 90 minutos da final da Taça de Portugal, igualmente conquistada pelo Futebol Clube do Porto!

 Esta ordem cronológica de sucessões deve-se não só pelo esbanjamento de 11,5 milhões de euros em três jogadores que fizeram no total nove partidas pelo clube, não só pelo desagrado em existir um lateral-direito à imagem do clube, como é o caso dos já referidos acima, a juntar a outros mais antigos, como Fucile, Sapunaru, Bosingwa ou Paulo Ferreira, mas também pela mais recente contratação dos azuis e brancos – Carraça – que, sem julgamentos precoces, mediante a idade e percurso, será que se consegue assemelhar a algum dos grandes laterais que deixou um legado na cidade invicta?

 Outro fator relevante é o facto de Tomás Esteves já ter feito parte da equipa principal durante esta época e existe a dúvida se permanecerá na próxima. E é com isto que se pretende chegar ao ponto do lateral de alto calibre à moda do FC Porto, porque qualidade ao miúdo não falta.

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.