Primeira Liga, 17.ª jornada: domingo, 4 de janeiro de 2026, 18:00 (17h locais).
A ANTEVISÃO: APÓS DESLIZE LEONINO EM BARCELOS, DESAFIO INSULAR DOS DRAGÕES GANHA IMPORTÂNCIA ACRESCIDA
O FC Porto vai viajar até S. Miguel com confiança na bagagem. A oportunidade de terminar a primeira volta com sete pontos de vantagem sobre o Sporting será fonte de motivação para os dragões. Os insulares atravessam um momento menos bom em termos de resultados, depois de uma campanha histórica na temporada 2024/25.
Com apenas uma vitória nos últimos seis jogos a contar para o campeonato, os comandados de Vasco Matos terão uma abordagem cautelosa ao encontro deste domingo. É expectável que o Santa Clara apresente um bloco baixo e coloque grande parte das suas “fichas” ofensivas nos lances de bola parada.
Os homens de Farioli mostrarão certamente a intensidade que os tem caracterizado. Muita posse de bola e variações constantes de flanco com os extremos bem colados às linhas laterais, abrindo espaço para os criativos do meio-campo fazerem a sua magia.
Em caso de vitória, o emblema da invicta lança-se cada vez mais para o título, sem esquecer que sete pontos de vantagem a meio da competição não dão qualquer garantia. Basta relembrar a época 2019/20, em que o próprio FC Porto reverteu uma vantagem igual que era detida pelo Benfica à 17.ª ronda.
A equipa de arbitragem será liderada por Cláudio Pereira, da AF Aveiro.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o 24.º encontro oficial entre os dois emblemas.
- O histórico de confrontos inclui 19 triunfos portistas, dois empates e duas vitórias dos micaelenses.
- As duas vitórias do Santa Clara aconteceram no Estádio de S. Miguel.
- Nos 23 confrontos já disputados, o FC Porto nunca ficou em branco.
- Os dragões sofreram apenas um golo nas últimas seis jornadas da Primeira Liga.
- O Santa Clara já roubou pontos a um dos grandes nesta edição do campeonato, com um empate no Estádio da Luz.
- O único jogador do plantel portista que já marcou ao Santa Clara é Zaidu, que está indisponível devido à participação na CAN.
- Gabriel Silva faturou no dragão, no último confronto entre as duas equipas.
- A equipa de Ponta Delgada vem da sua melhor classificação de sempre na Primeira Liga, o quinto lugar alcançado em 24/25.
- Este jogo colocará frente a frente o melhor ataque da competição e a segunda pior defesa.
JOGADORES A TER EM CONTA


Brenner Lucas – Num encontro em que o metro quadrado será muito caro para a turma dos Açores, Brenner será a principal referência nas transições ofensivas. Wendel Silva é um jogador bem conhecido pela equipa da invicta e provavelmente verá as suas ações mais limitadas.
Para além do contra-ataque, Brenner será também capaz de se movimentar de forma inteligente para arrastar elementos da defesa portista e abrir espaços para os seus colegas visarem a baliza.


Samu – Com oito golos apontados nos últimos seis jogos, o ponta de lança espanhol está novamente num excelente momento de forma. Depois de um primeiro impacto brutal com a camisola azul e branca, a chama de Samu parecia estar a esmorecer, o que, juntamente com a lesão de De Jong, deixava os portistas algo apreensivos.
Parece que não havia motivos para preocupações. Samu leva já 18 golos na temporada e tem sob a sua mira os 27 que registou na época transata. Relembrando a sua tenra idade (21 anos), os dragões têm motivos para confiar na evolução do seu homem-golo.
XI´s PROVÁVEIS
Santa Clara: Gabriel Batista; Sidney Lima, Frederico Venâncio e Henrique Silva; Lucas Soares, Adriano Firmino, Djé Tavares e Paulo Victor; Brenner Lucas, Gabriel Silva e Wendel Silva.
Treinador: Vasco Matos
«Temos de ter muita garra e muita alma. Com estes dias de descanso, a equipa está bem e pronta para dar uma grande resposta neste jogo».
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Moura; Varela, Froholdt e Rodrigo Mora; Sainz, Samu e Pepê.
Treinador: Francesco Farioli
«Nunca vi ninguém a celebrar um título em janeiro. Estamos focados no nosso percurso e quero a equipa a entrar em campo como se estivesse com 15 pontos de atraso».
PREVISÃO DE RESULTADO: Santa Clara 0-2 FC Porto

