Perdidos no Tempo: Marek Čech

- Advertisement -

Três anos de Dragão ao peito, três vezes campeão nacional. Estamos a falar do ex-internacional pela Eslováquia, Marek Čech. No mesmo ano em que Co Adriaanse chega a Portugal para assumir o comando do FC Porto, o lateral esquerdo eslovaco entra também no esquadrão azul e branco para reconquistar a taça de campeão português que na época transata tinha fugido para o rival SL Benfica. Estreou-se frente ao Inter de Milão a contar para a Liga dos Campeões e anulou completamente Luís Figo. Assim começa a história de um eslovaco em Portugal.

No entanto, Marek Čech esteve longe de ser uma estrela na equipa da cidade Invicta. Na primeira temporada, em 2005/2006, fez apenas 21 jogos em todas as competições. Na Liga Portuguesa, apenas 14, sendo que 12 desses jogos foram a titular. Acabou a temporada com um golo marcado e sem qualquer assistência. Em comparação a Alex Telles, Alex Sandro e Álvaro Pereira, três dos melhores laterais-esquerdos dos últimos anos do FC Porto, foram números bastante inferiores, muito por culpa das poucas oportunidades que teve também. Ainda assim, conseguiu ajudar a reconquistar o campeonato.

Na seguinte época, 2006/2007, o FC Porto rumava à conquista do bicampeonato, sendo que desta vez era Jesualdo Ferreira no cargo de treinador dos azuis e brancos. Mais uma vez, Marek Čech não conseguiu assumir a totalmente a titularidade vista que Jorge Fucile ingressou para lutar com o eslovaco pelo lado esquerdo da defesa portista. Ainda assim, o lateral esquerdo eslovaco realizou 23 jogos a titular em todas as competições e fez um golo e uma assistência, conseguindo mais uma vez conquistar o a Liga Portuguesa.

Marek Cech nunca foi titular indiscutível no Dragão
Fonte: Venus Creations

Na última temporada ao serviço do FC Porto, 2007/2008, Čech começou a “desenvolver” as suas estatísticas. Čech faz 17 jogos a titular a nível global e consegue quatro assistências para golo. Tricampeonato conquistado e assim se despede Čech de Portugal.

É transferido para o West Bromwich Albion FC de Inglaterra por um valor a rasar os dois milhões de euros e na temporada em que chega ao país de Sua Majestade, por azar, o West Brom desce de divisão. Contudo, foi por pouco tempo, pois na última época de Marek em Inglaterra o West Brom voltou à Premier League.

Em 2011, de Inglaterra saiu para a Turquia a custo zero, rumo ao Trabzonspor Kulübü onde se manteve durante dois anos. Seguiu-se a Itália, mais precisamente no Bologna FC, mas foi só de passagem. Em 2014, um Boavista FC recém-promovido anuncia o regresso do eslovaco a Portugal, mas no final da época a direção não quis renovar contrato. Seguiu novamente para Itália, para o Calcio Como, mas esta experiência apenas durou meio ano, pois tinha toda a sua família em Portugal e preferiu terminar a carreira para estar junto da família.

Atualmente, vive em Portugal e, inclusive, é sócio de um restaurante em Vila do Conde. Tendo em conta que adorou o nosso país, Marek Čech decidiu manter a sua família cá e afirma que ainda hoje é acarinhado tanto por adeptos portistas como boavisteiros.

Foto de Capa: Conversas Redondas

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.