📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Perdidos no Tempo: Cristián Rodríguez

- Advertisement -

Cristian Rodríguez deu-se a conhecer ao futebol português pela porta do SL Benfica, mas seria o ingresso no FC Porto que lhe traria a visibilidade que tanto desejava. «Assinei pelo FC Porto em cinco minutos», foi a expressão que marcou para sempre a passagem do ‘Cebola’ pelo Dragão e que, ainda hoje, é recordada pelos portistas como provocação aos adeptos rivais.

Nascido no Uruguai a 30 de setembro de 1985, na localidade de Juan Lacaze, Rodríguez nasceu emergiu no futebol ao serviço do gigante uruguaio, o Peñarol. Foi aí que, com 17 anos, se estreou na equipa principal, em 2003, realizando sete jogos na primeira temporada. As duas seguintes, que antecederam a viagem para a Europa, foram de enorme fulgor: 21 e 36 jogos, com dois e quatro golos, respetivamente. Em 2005, a precocidade do talento de Rodríguez levou o PSG a contratá-lo por meio milhão de euros, valor que seria uma ‘ninharia’, comparado com o que renderia Cristián Rodríguez três anos mais tarde. Antes porém, convém frisar que o uruguaio participou em 50 jogos pelo emblema de Paris durante um ano e meio, antes de chegar a Portugal, através dos encarnados, que celebraram com os parisienses um contrato de empréstimo.

Cristián Rodríguez trocou o SL Benfica pelo FC Porto em 2008
Fonte: Reflexão Portista

No SL Benfica participou em 36 jogos, apontando sete golos, e logo mais a norte do país se espreitava a possibilidade de fazer um dois em um: ‘roubar’ um excelente ativo ao rival e pô-lo a render de dragão ao peito. Assim foi. Os dragões desembolsaram sete milhões de euros para garantir os serviços de Rodríguez. Ao longo de quatro épocas na invicta, os números não enganam: 120 jogos e 20 golos apontados, entre os quais destaco, claramente, o pontapé de bicicleta na Choupana e o tento de classe em Old Trafford. Estarão recordados, certamente.

A aventura no FC Porto terminaria em 2012, para uma viagem até Madrid para se fixar no Atlético durante dois anos e meio. Foram 98 jogos realizados, com cinco golos apontados. Seguiu-se um período de menor fulgor, com uns empréstimos nada bem sucedidos a Parma e Grémio e uma passagem de dois anos sem relevo pelo Independiente da Argentina. Os últimos dois anos significaram o regresso ao Uruguai e ao Peñarol, onde aos 33 anos, ‘Cebola’ continua a desfrutar do futebol: 63 jogos e 29 golos.

Em matéria de títulos, são 20, no total. A saber: três ligas portuguesas, três taças de Portugal e três supertaças; uma liga espanhola, uma copa do Rei e uma supertaça espanhola; três ligas uruguaias, uma supertaça uruguaia, uma taça de França, uma liga Europa, uma Copa América e uma supertaça europeia.

Foto de Capa: UEFA

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli deixa reparos à 2ª parte do FC Porto e elogios a jogador: «Fez um grande jogo. Não é o primeiro jogo deste...

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Nice por 3-0. Encontro referente à jornada 5 da fase regular da Europa League.

Stephen Eustáquio chegou aos 150 jogos pelo FC Porto com muitos elogios: «Temos uma equipa técnica competente em todos os aspetos e jogadores inteligentes»

Stephen Eustáquio analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Alberto Costa parabeniza seleção sub-17 pelo Mundial e espera ver-se nos mesmos palcos em 2026: «Vou fazer tudo para estar entre os escolhidos»

Alberto Costa analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Gabri Veiga bisou pelo FC Porto: «Há dias com mais sorte»

Gabri Veiga analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Quintas é capitão de Portugal nas conquistas do Europeu e do Mundial Sub-17: «Demonstrámos a nossa humildade e respeito pelos adversários»

Rafael Quintas celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

José Neto entrevistado pelo capitão Rafael Quintas e com cachecol do Aljustrense: «Guardo sempre o povo na minha memória»

José Neto celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

David Rodrigues sem tempo para descansar: «Segunda-feira no Braga temos já um jogo para ganhar. Pelos vistos não há férias»

David Rodrigues celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.