📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Por vezes a garra não chega…

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

André André já não é jogador do FC Porto. Depois de três anos de dragão ao peito, conquistando apenas um campeonato nacional, André André regressa a uma casa que já conhece bem, o Vitória SC.

Quando André André chegou ao dragão na época de 2015/16, a expetativa estava em alta! Afinal, não é todos os dias que chega ao clube da Invicta um médio português goleador (18 golos em duas épocas ao serviço do Vitória SC), com uma Taça de Portugal no palmarés ganha ao SL Benfica e, mais importante de tudo, um jogador com sangue azul. Pois é, André André tinha coração azul e branco e todo o seu ADN portista foi bem transmitido pelo seu pai, António André, lenda do clube e membro do famoso plantel vencedor da primeira Taça dos Campeões Europeus de 1986/87 dos dragões. Tinha tudo para ser a harmonia perfeita entre clube e jogador. E a princípio assim foi!

André André chegou ao FC Porto com a chama de dragão bem viva e acesa, mas aos poucos a chama foi apagando. Mas vamos por partes. A primeira e melhor época de André André com a camisola azul e branca foi acima da média, seis golos apontados em 37 jogos. Pelo caminho, fez golos e jogos memoráveis nessa época de estreia, com golos decisivos e sucessivos no Dragão, primeiro frente ao SL Benfica assinalando o golo da vitória e depois frente ao Chelsea FC para a Liga dos Campeões.

O desempenho de André André foi caindo aos poucos com a camisola dos dragões
Fonte: FC Porto

Apesar da boa época de estreia, André André nunca convenceu verdadeiramente e mais tarde, viria a dar razão a essa desconfiança. A alma, a raça e a dedicação, típica de um jogador à Porto, estavam lá. Mas não era suficiente! Sempre olhei para André André como um jogador…limitado. Pouca técnica, poucos rasgos, pouca imprevisibilidade. No fundo, um jogador dedicado mas pouco dotado.

Ao olhar para o plantel dos dragões, consigo identificar um caso semelhante ao de André André, e esse jogador é Sérgio Oliveira. Ambos com uma característica que lhes é transversal: são bons mas não suficientemente bons para o FC Porto. Não me levem a mal. Face à crise financeira que os dragões viveram nas últimas épocas, estes dois jogadores cumpriram bem o seu papel. Mas foi só isso, cumpriram! Foi preciso vir um super Sérgio Conceição para “espremer o sumo” de Sérgio Oliveira, quanto a André André já pouco havia a fazer e as sucessivas lesões não ajudaram.

André André tem agora uma nova etapa pela frente e sinceramente parece-me ter feito a escolha mais acertada. Regressa a uma casa onde já foi e feliz e aonde é ainda acarinhado. Aliado a isso, será orientado por um dos melhores técnicos a treinar em Portugal, Luís Castro. Com todos estes ingredientes, tanto André André como o Vitória SC têm tudo para fazer uma excelente temporada. Obrigado André André por estes três anos dedicados de dragão ao peito e boa sorte para o futuro.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional português quer regressar à Premier League e Ruben Amorim está atento

Rúben Neves termina contrato no verão com o Al Hilal e pode sair por cerca de 24 milhões de euros. Ruben Amorim está atento a um possível negócio.

Viktor Gyokeres bate Alexander Isak e é eleito o melhor avançado sueco do ano pela terceira vez consecutiva

Viktor Gyokeres conquistou o galardão de melhor avançado sueco do ano. Avançado trocou o Sporting pelo Arsenal no verão.

Victor Froholdt supera Morten Hjulmand e conquista o prémio de Futebolista Dinamarquês do Ano

Victor Froholdt foi eleito pelos colegas de profissão como o melhor futebolista dinamarquês de 2025. O jogador do FC Porto sucede a Morten Hjulmand e faz história no país natal.

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

Rui Costa e a situação financeira: «O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.