FC Porto 4-0 Belenenses: Tanto bateram até que furaram

cabeçalho fc porto

Foi um jogo de sentido único o que se viu hoje no Dragão. Os azuis e brancos tentaram, tentaram, até que furaram e, quando furaram, a muralha desfez-se. Vitória justíssima do F.C. Porto, que assim mantém o primeiro (ex-aequo ou não) na Liga.

Porto e Belenenses defrontaram-se hoje para a 7.ª jornada da Liga Portuguesa. A equipa nortenha vinha de uma vitória com categoria sob o Chelsea – oposta a uma derrota do Belenenses perante a Fiorentina de Paulo Sousa. Como tal, a confiança dos portistas estava em alta. Lopetegui mudou o onze inicial ao voltar ao 4-3-3 típico, com Corona a extremo direito e Layún a lateral esquerdo. Parece esta a equipa “oficial” do Basco para o campeonato português. A mudança resultou, já que o jogo só teve um sentido – o da baliza de Ventura.

Vou directo para a única jogada de perigo do Belenenses na primeira parte: aos 13 minutos Casillas defendeu junto à relva um cabeceamento de Kuca. Anotada a única jogada de perigo da equipa do Restelo na primeira parte, resta explanar como foi o domínio portista durante os primeiros 45 minutos. Sob a batuta de Rúben Neves, que distribui o jogo com uma grande classe, Brahimi e Corona deram água pela barba à defesa sulista, que foi defendendo o resultado como pôde. O Porto pode queixar-se do excesso de burocracia perto da área e do último passe, que continua a teimar em não sair de maneira eficiente, mas o facto de ter ido para o intervalo com o nulo no marcador foi injusto. A bola foi fazendo “ping-pong” entre o lado direito e o lado esquerdo sempre muito próxima da área do adversário, e isto é uma evolução face ao que o Porto geralmente apresenta. André André (não foi o seu melhor jogo) não pára, sabe onde estar e sabe dar linha de passe; Rubén Neves tem um pé preciso e uma visão de jogo ao nível dos maiores médios do mundo; e Imbula (ainda preso) foi dando músculo a um meio-campo que foi distribuindo a bola para os grandes desequilibradores da noite: Corona e Brahimi.

Osvaldo
Osvaldo (na foto) fez o terceiro golo do FC Porto, após substituir Aboubakar.
Fonte: Facebook Oficial FC Porto

A segunda parte começou com a surpresa da substituição do lesionado Maicon para a entrada de Danilo. Lopetegui quis precaver-se, para o caso de ter de jogar com 3 defesas, mas a verdade é que não foi preciso.

Aos 53 minutos Corona abria finalmente o marcador, e aos 56 minutos Brahimi deu tranquilidade e justiça aos portistas. O Belém foi sempre uma equipa compacta mas que nunca incomodou realmente Casillas, e a partir dos dois golos tentou esboçar uma resposta mas sem se conseguir libertar das amarras criadas pelo meio-campo e pela defesa portista.

Marcano
A conta foi fechada por Marcano (na foto), que marcou de canto aos 87 minutos.
Fonte: Facebook Oficial FC Porto

Aos 62 minutos entrou Osvaldo para dar descanso a um Aboubakar lutador, e aos 80 minutos o italo-argentino estreou-se no marcador depois de um bom lance de Tello (também se quis mostrar a Lopetegui). A goleada chegou de canto com Marcano aos 87 minutos – só custou entrar o primeiro. A exibição portista foi segura, principalmente na segunda parte, e a equipa conseguiu algo que tem faltado muitas vezes: chegar com a bola controlada junto à baliza adversária.

Esperemos que este jogo signifique que a equipa está a evoluir e a assimilar melhor as ideias do treinador e que não seja apenas um fogacho! O Porto foi sempre agressivo na recuperação de bola e houve entre-ajuda e coesão entre linhas: sinal de que a equipa está (ou pelo menos parece!) saudável!

A Figura:

Brahimi – Desequilibrou o jogo, por vezes exagerou, mas o que é certo é que o extremo portista furou a defensiva do Belém inúmeras vezes. Louvor para Corona, que também fez um bom jogo.

O Fora-de-Jogo:

Imbula – Não fez uma má partida mas continua a dar a ideia de estar um pouco perdido em campo e de por vezes lateralizar o jogo quando este pede rotura. Está a melhorar, no entanto.

Foto de Capa: Facebook Oficial FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mario Balotelli está a ser associado a mais equipas

Mario Balotelli terminou o seu contrato com o Genoa. O jogador pode rumar ao outro lado do Oceano Atlântico.

Barcelona pensa em lateral direito com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros

O Barcelona está muito interessado em contratar Marc Pubill, lateral direito que se tem destacado ao serviço do Almería.

FC Porto com ausência de peso no primeiro dia de Francesco Farioli

Francesco Farioli começou a trabalho no projeto FC Porto durante este domingo. Andoni Zubizarreta não apareceu nas instalações dos dragões.

Viktor Gyokeres cortou no seu salário para Arsenal aumentar a proposta para o contratar ao Sporting

Viktor Gyokeres decidiu baixar o ordenado com que se tinha comprometido com o Sporting, de maneira a que o Arsenal aumentasse a proposta apresentada.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe confirma chegada de Jhon Durán

Jhon Durán foi confirmado durante este domingo como o mais recente reforço do Fenerbahçe, por empréstimo do Al Nassr.

Ajustes precisam-se… | Portugal x Itália

A derrota pesada frente a Espanha abriu a competição da pior maneira para as navegadoras e, particularmente, para Francisco Neto

Atalanta contrata promessa de 17 anos para a defesa

Honest Ahanor saiu do Génova e assinou até 2028 com a Atalanta.