📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto: Defesa goleadora ou avançados sem pontaria?

- Advertisement -

Segundo consta, nos principais campeonatos da Europa, o FC Porto é a única equipa que marcou em todas as jornadas do campeonato, seja com defesas ou avançados. Um dado que revela que a equipa de Sérgio Conceição tem conseguido concretizar, mas, ainda assim, e face aos resultados, também revela muitos golos sofridos. Mas não deixa de ser um bom registo, sobretudo se recuarmos aos anos anteriores em que os golos eram um problema para o clube.

No entanto, a pergunta que se faz é se a maior culpa desta registo é dos defesas ou dos avançados. O que é certo é que esta temporada o FC Porto tem em Alex Telles um elemento preponderante e que já se revelou decisivo em vários jogos. Até ao momento, o lateral direito já tem dez golos marcados em 39 jogos. Diante do SL Benfica foi decisivo ao marcar um dos golos de penálti, e frente ao Portimonense SC também o foi com o golo do triunfo que apontou já na reta final.

A par de Alex Telles, e ainda no setor defensivo, há também Ivan Marcano. O jogador polémico que traz dissabores a alguns adeptos, mas que tem calado com golos atrás de golos. Seja de cabeça ou de pé e independentemente do adversário, o central já marcou seis golos.

O FC Porto é a única equipa que marcou em todas as jornadas do campeonato. A questão é se a maior culpa desta registo é dos defesas ou dos avançados.
Alex Telles no festejo do golo diante do SL Benfica, no Estádio do Dragão
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Ainda na defesa, para além dos 16 golos apontados por Telles e Marcano – com 13 deles para o campeonato -, também Diogo Leite, Mbemba, Pepe e Manafá fizeram o gosto ao pé por cinco vezes.

No total a defesa azul e branca já marcou 21 golos para todas as competições, com maior impacto nos jogos do campeonato, em que marcaram 14.

No setor ofensivo, Soares tem sido o homem mais inspirado com 16 golos marcados, o registo até podia ser positivo, mas apenas sete golos foram marcados a contar para o campeonato. O mesmo acontece com Zé Luís, que soma dez golos, mas só sete no campeonato. Marega soma seis e Fábio Silva apenas um golo.

Isto significa que a contar para o campeonato os avançados contribuíram com 21 golos em 49 apontados, enquanto os  defesas conseguiram marcar 14 golos. A diferença é mínima e salienta com clareza que esta temporada a defesa tem estado com pontaria e o setor ofensivo apenas tem cumprido com os mínimos exigidos.

Ainda assim, é um registo que merece ser ressalvado e deve servir para motivar os jogadores e os levar ao rumo certo de quem recuperou oito pontos, está na liderança e sonha ser campeão.

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.