Primeiro obstáculo europeu

- Advertisement -

Apesar de ser um clube recente, formado apenas em 2008, os russos do FK Krasnodar têm revelado consistência suficiente para se afirmarem com autoridade no futebol russo e, mais recentemente, no panorama europeu. É este o primeiro obstáculo dos azuis e brancos na busca pelos milhões. Uma viagem muito longa até ao extremo sul da Rússia, marcada já para daqui a duas semanas, que vai exigir um FC Porto competitivo de forma a trazer as decisões bem encaminhadas para o jogo do Dragão.

Com onze anos de história, o FK Krasnodar rapidamente ascendeu ao topo do futebol russo, onde chegou em 2011, para aí se solidificar e evoluir. Nas últimas cinco épocas classificou-se sempre nos primeiros cinco lugares, tendo, em 2018/19, ficado na terceira posição, com os mesmo pontos que o Lokomotiv Moscovo, que ficou em 2.º lugar.

Sergey Galitsky, multimilionário de 51 anos, tem a sua quota-parte no sucesso recente do clube, através de um grande investimento que tem permitido ao FK Krasnodar, entre outros, ombrear com clubes da alta roda do futebol europeu. Na última época, por exemplo, foi responsável pela eliminação do Sevilha FC, ainda na fase de grupos, e do Bayer Leverkusen, já nos dezasseis avos de final da Liga Europa. A eliminação surgiria nos oitavos, aos pés do Valencia CF, mas apenas nos descontos.

A aposta na continuidade tem sido um dos pontos fortes da consolidação dos russos que vêm segurando, época após época, as principais referências da equipa. Ainda assim, duas das figuras do último campeonato já não moram no clube, como são os casos de Kaboré e Mauricio Pereyra. Para os seus lugares, contudo, os russos investiram nas contratações de Kambolov, Younes Namli e Kaio (ex Santa Clara), para além das novas figuras da equipa, Marcus Berg e Tonny Vilhena. Este último, de resto, já foi decisivo no último jogo, ao oferecer a vitória frente ao FK Ufa.

Sérgio Conceição trabalha no sentido de ter um onze forte para o confronto com os russos
Fonte: FC Porto

Ora, este é também um aspecto que poderá influenciar, de alguma maneira, o duplo confronto entre portistas e russos. A equipa russa já vai numa fase bem mais adiantada da sua preparação, tendo até já iniciado a época de forma oficial com dois jogos já realizados no campeonato russo (uma vitória e uma derrota). Para o FC Porto, o duelo com o FK Krasnodar será o primeiro de forma oficial e os índices físicos e mentais, ao contrário dos russos, podem ainda não estar ao nível da exigência da Liga dos Campeões. Sérgio Conceição quererá, contudo, minimizar essas diferenças.

Já aqui falamos do facto de o FK Krasnodar ter apostado na continuidade e estabilidade do seu plantel nos últimos anos, o que contrasta com a nova realidade azul e branca, que vê a necessidade de fazer suprir a perda de cinco titulares absolutos em relação à última época, como são os casos de Casillas, Militão, Felipe, Herrera e Brahimi.

Um ponto a favor dos dragões será o facto de o conjunto russo ser um ‘velho conhecido’ de uma das caras novas do plantel às ordens de Sérgio Conceição. Zé Luís esteve quatro anos na Rússia e, para além de estar familiarizado com o valor do adversário, tem nele uma das suas vítimas favoritas.

A primeira mão desta terceira pré-eliminatória joga-se na Rússia, a 7 de agosto. Já a segunda mão terá lugar no Estádio do Dragão, no dia 13 do mesmo mês.

Foto de capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela ganha na casa do Estrela da Amadora e volta aos triunfos na Primeira Liga

O Tondela vence fora de casa o Estrela da Amadora por 2-0 na jornada 23 da Primeira Liga e regressa aos triunfos.

Sporting: Há grande novidade na convocatória para o jogo frente ao Moreirense

Fotis Ioannidis está integrado na comitiva do Sporting e volta assim à convocatória. Leões enfrentam este sábado o Moreirense.

Sassuolo vence Hellas Verona em jogo que houve expulsão de jogador que passou pelo Braga e pelo Vitória SC

O Sassuolo venceu em casa o Hellas Verona por 3-0 na jornada 26 da Serie A. Al-Musrati foi expulso na partida.

Athletic Club bate Elche em final dramático depois de ter havido golo de André Silva

O Athletic Club recebeu e venceu o Elche por 2-1 na jornada 25 da La Liga. André Silva marcou um dos golos da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Hamburgo empata na Bundesliga com golo de Fábio Vieira

O Hamburgo empatou 1-1 com o Mainz 05 na jornada 23 da Bundesliga. Fábio Vieira marcou o único golo da sua equipa.

Há interessado do Brasileirão em defesa do Casa Pia

O Remo está interessado em Duplexe Tchamba. Defesa-central de 27 anos está em final de contrato com o Casa Pia.

Marco Silva: «Temos de estar muito satisfeitos com a temporada até agora»

Marco Silva faz a antevisão ao Sunderland x Fulham. Duelo é referente à jornada 27 da Premier League.