Problemas de finalização resolvidos?

- Advertisement -

Poucos homens na área
Pode parecer estranho uma equipa que joga em 4-4-2 ter poucos jogadores na zona de finalização mas isso acontece muito no FC Porto. Muitas vezes estão Silva ou Jota (mais André Silva) no meio de 3 defesas e são a única solução na área, ora quantas mais soluções houverem perto da baliza mais aumentam as opções de passe maior é a probabilidade do golo. Também aumenta o factor sorte! Sim pode parecer mera inspiração divina mas um ressalto mais depressa sobra para um jogador do Porto se em vez de 1 estiverem 2 na área e mais depressa a bola bate acidentalmente e vai para o companheiro ou mesmo para a baliza se estiverem 3 em vez de 1 jogador. Penso que Nuno Espírito Santo (NES) não adoptou uma estratégia que favoreça a quantidade ou pelo menos tem demorado a conseguir resolver veremos como fica este “pormaior” daqui para a frente com Soares. De resto parece-me uma consequência do ponto seguinte.

Disposição das peças em campo
O Porto de NES nem sempre é um bloco coeso em campo, os jogadores estão muito “espalhados” pelo relvado e acaba sendo acentuado caso o Porto esteja em vantagem na segunda parte (Benfica e Sporting no Dragão são exemplos claros).
Uma equipa que dá pouco espaço ao adversário e que consegue ter os jogadores coesos em constante pressão ou que consegue atacar em bloco acaba por ter mais jogadores na zona de finalização e acaba por errar menos passes já que as distâncias são mais curtas. Fazer o 2 contra 1 (a famosa tabelinha) mesmo numa defesa super populosa também se torna muito mais fácil e eficaz tornando uma situação de desvantagem numérica em vantagem – Nisto dou o mérito a Rui Vitória, o Benfica consegue fazer muito bem isto e o resultado é que marca muitos golos e faz perigo. O Porto vive muito das investidas de Brahimi e Corona o que envolve partir no 1 contra 1 e criar desequilíbrio individual; há equipas que fazem mais perigo do que o Porto e não têm jogadores com a técnica individual de Brahimi, Corona ou Oliver. Faz com que também estejamos muito dependentes da inspiração individual que não é sempre a mesma em todos os jogos.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Ansiedade na hora da finalização
À medida que o tempo passa e que as oportunidades vão-se perdendo aumenta a tensão dos adeptos e dos jogadores e é preciso uma boa dose de força mental e, mais uma vez, experiência para gerir a situação. Gosto de ver a vontade e fixação com que esta época procuramos a vitória mas o reverso da medalha é alguma ansiedade que transparece no último passe ou na finalização. Acho que temos vindo a melhorar depois daquele bloqueio de 5 jogos e com a aproximação ao Benfica veio também uma nova dose de confiança.

Estes foram pontos que identifiquei como sendo causas da dificuldade na hora do golo que temos vindo a apresentar embora a vinda de Soares possa abrir um novo capítulo (como parece que já abriu) no ataque portista. O Porto tem vindo gradualmente a melhorar e todos os portistas notam o novo alento que a equipa tem, esperemos que o mantenham e que os Dragões sejam constantes na luta pelo título já que só dependemos de nós.

Foto de Capa: FC Porto

 

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez: «É isso que precisamos, não é um onze inicial, é um grupo de jogadores com competitividade máxima no balneário»

Roberto Martínez falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

André Coelho reage à vitória do Benfica frente ao Sporting: «É o maior show de futsal que existe no mundo»

André Coelho abordou a vitória do Benfica frente ao Sporting por quatro bolas a duas, em jogo da Primeira Liga de Futsal.

Matheus Nunes antes do Portugal x Irlanda: «Nós jogamos um futebol dominador»

Jogador falou antes da partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Cassiano Klein e o triunfo do Benfica sobre o Sporting: «Jogamos frente a uma grande equipa»

Cassiano Klein fez a análise à vitória do Benfica sobre o Sporting. Encontro da jornada 4 da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepe fala sobre a passagem pelo FC Porto: «O primeiro ano não foi fácil, mas depois adaptei-me à exigência»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pepe foi um dos convidados do último dia do evento.

Nuno Dias reage à derrota do Sporting frente ao Benfica: «Os duelos têm de ser nos limites e o Benfica ganhou muito mais duelos...

Nuno Dias fez a análise à derrota do Sporting diante do Benfica. Encontro da jornada 4 da Primeira Liga de Futsal.

Pepe conheceu Cristiano Ronaldo quando fez a pre-época no Sporting e revela: «Conheci primeiro a família do Cris, na Madeira»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pepe foi um dos convidados do último dia do evento.