📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quando o FC Porto ilude os próprios adeptos

- Advertisement -

hic

Acabou. Finalmente acabou a época desportiva 2013/14. Está na hora de nos despedirmos de Paulo Fonseca, de Abdoulaye, de Licá e de muitos outros. Adeus, não fazem falta. Perdoem-me a franqueza mas é-me imensamente difícil perceber como e onde é que surgiu a oportunidade de jogadores com tão pouca qualidade integrarem o plantel do Futebol Clube do Porto. Enfim… acabou. Venha a próxima época e não pensemos mais nisso!

Um mar de dúvidas

Julen Lopetegui. O novo treinador do FC Porto já conta com dois títulos internacionais no currículo mas a experiência à frente de uma equipa sénior e do nível do FC Porto é escassa… Mas é uma aposta de Pinto da Costa portanto vamos dar-lhe o benefício da dúvida. A verdade é que há muito para provar.

Brahimi? Durante o campeonato do mundo, o argelino fez “gato-sapato” da equipa alemã que depois veio a conquistar o troféu. As indicações são boas e parece ser a contratação mais sonante do mercado.

Tello? É da escola “blaugrana”, a melhor do mundo. E isso já é um bom cartão de apresentação para um extremo que promete ter uma qualidade demasiado grande para a liga portuguesa.

Casemiro? Um pouco desconhecido mas se vem do Real Madrid só pode ser bom.

Martins Indi? O defesa-central foi outro dos jogadores que deu nas vistas no último campeonato do mundo. Forte, alto, dominador… Parece que temos um novo patrão na defesa!

Óliver Torres, Adrián, Marcano…

1
Lopetegui foi a escolha de Pinto da Costa para comandar os dragões
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

Estamos no início da época 2014/15 e quando olho para o plantel do FC Porto, quando o comparo com os restantes plantéis da primeira liga só consigo pensar que já ganhámos. A razão diz-me para esperar, que “prognósticos só no fim do jogo”. E eu quero esperar. Mas é impossível conter esta ansiedade, esta sede de vitórias. E depois de um ano desastroso, olho para o presente e consigo finalmente… sonhar!

Faltam duas jornadas para acabar o campeonato. Só uma hecatombe poderia roubar o título ao Benfica e o FC Porto vai passar um ano sem festejar. Um ano sem festejar depois de ter prometido tanto, de tanto ter feito sonhar as hostes portistas.

E continuo a ouvir por aí que o FC Porto é a melhor equipa da Liga Portuguesa. Continuo a ouvir por aí que o FC Porto é melhor que o Benfica mas olho para a classificação e não é isso que vejo. O que é que se passou? Colinho? Foram os árbitros? Há mérito do Benfica? Há demérito dos dragões?

Ter as melhores individualidades é bom. É muito bom, é meio caminho andado para vencer. Se os jogadores são melhores, então isso vai acabar por se refletir nos resultados.

Ter o melhor coletivo também é bom. Como equipa, os onze jogadores sabem o que fazer em todos os momentos do jogo. E isso é meio caminho andado para vencer.

Ter o melhor coletivo mas não ter melhores individualidades já não é tão benéfico. Porque, embora a equipa saiba o que fazer e quando o fazer, a nível individual podem existir falhas que afastem a equipa do sucesso em alturas e momentos cruciais.

Ter as melhores individualidades mas não ter o melhor coletivo é ainda pior. Porque depende mais da inspiração individual do que do trabalho coletivo.

É bom que cada portista deixe de se iludir e se aperceba de que o FC Porto não é a melhor equipa da Liga Portuguesa. O Benfica sabe jogar entrelinhas, o FC Porto não. O Benfica sabe explorar as costas da defensiva contrária, o FC Porto só o consegue fazer quando Tello joga. O Benfica tem qualidade nas alas e tem qualidade no centro do terreno, sabendo explorar as diversas áreas do terreno. O FC Porto? Lateraliza. Bascula. Muda o flanco. O Benfica é claramente superior ao nível da transição defensiva e da transição ofensiva. Em organização, está aberta a discussão.

Não vale a pena ter as melhores individualidades se elas não encaixam no modelo ou na filosofia de jogo. Seria o mesmo que explorar os cruzamentos para a área e colocar o Rui Barros como ponta de lança para cabecear.

A melhor equipa? A melhor equipa é a que está sempre mais perto de vencer. E se há equipa que, neste momento, entre em campo à espera de vencer, essa equipa não é o Futebol Clube do Porto. Infelizmente.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafa Silva falha treino matinal no Besiktas e conflito entre partes agrava-se

Há mais um episódio na tensão entre Rafa Silva e o Besiktas. O avançado falhou o treino matinal dos turcos neste domingo.

Wesley é a alternativa do Sporting caso falhe a contratação de Yeremay Hernández

O Sporting continua a preparar o ataque ao mercado. Wesley, do Al Nassr, está na lista dos leões para o lado esquerdo do ataque.

Faz quase 1 ano: Eis a última vez em que Portugal jogou sem Cristiano Ronaldo

Portugal jogará pela primeira vez sem Cristiano Ronaldo, quase um ano depois. Seleção Nacional enfrenta a Arménia.

O registo de Portugal sem Cristiano Ronaldo: Foram 61 jogos sem o avançado

Portugal vai enfrentar a Arménia sem Cristiano Ronaldo. Será o 62.º jogo que o avançado português falhará desde 2003.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Sporting: Já se sabe quando Daniel Bragança voltará

Daniel Bragança estará de volta durante o mês de janeiro. Médio do Sporting sofreu uma grave lesão e tem estado a recuperar.

Cristiano Ronaldo deixa mensagem em dia decisivo para Portugal

Cristiano Ronaldo deixa mensagem de apoio à Seleção Nacional. Portugal luta este domingo pela ida ao Mundial 2026.

Atenção, Benfica: Dedic vai falhar jogo decisivo da Bósnia relativo ao Mundial 2026

Amar Dedic não vai jogar no Áustria x Bósnia e Herzegovina, devido a acumulação de amarelos. É uma partida decisiva.