Quaresma: Porque não há duas sem três

- Advertisement -

Parece que já não há verão sem que Ricardo Quaresma seja apontado ao FC Porto. Sempre que saem notícias que o jogador possa sair do seu atual clube, um dos emblemas logo conectados ao seu futuro é o azul e branco, ou seja, não haver um mercado em que Quaresma não esteja ligado ao dragões é como fazer um aniversário sem bolo.

Dito isto, alguma imprensa desportiva portuguesa tem noticiado a possibilidade do eventual regresso do “Harry Potter” ao “seu” clube, uma vez que o extremo já afirmou diversas vezes ser adepto do atual campeão nacional.

O campeão da Europa por Portugal em 2016 terminou, no último mês de Junho, o vínculo com o Kasimpasa SK, e, até agora, ainda não se encontra com o seu futuro profissional definido. Ainda há poucos dias, Quaresma foi noticiado como estando na rota do outro grande clube da cidade – o Boavista FC-, o que seria uma autêntica “bomba de mercado”. No entanto, isto foi prontamente negada pelo próprio, numa publicação de bom humor nas suas redes sociais.

Por outro lado, o atleta também já viu o seu nome ser alvo de interesse por partes de clubes brasileiros, mas sem que nenhum tentasse um contacto mais formal. Por isso, tudo aponta para uma terceira passagem pelo Dragão por parte do futebolista. De recordar que a sua primeira fase no FC Porto aconteceu entre 2004 e 2008, tendo depois voltado a vestir a camisola azul e branca no período de 2014 até 2015.

A sua ligação especial com o FC Porto é deveras conhecida e assumida pela estrutura, pelo jogador e pela massa associativa, o que significa que não deve ser muito difícil alcançar “fumo branco” entre as partes envolvidas nas negociações. Aqui, a especial atenção recai sobre Sérgio Conceição, uma vez que cabe ao técnico portista dar o aval para o sucesso das mesmas e oficializar a consumação de um acordo.

A concretizar-se, será mais um negócio que fugirá à política de contratações do FC Porto, pelo menos da fase em que o clube tinha o domínio claro do futebol português na senda de tentar contratar jovens promessas, para que depois consiga retirar rendimento desportivo e financeiro. Neste caso concreto, já se sabe que Ricardo Quaresma já vai a caminho dos seus 37 anos. Faz anos em Setembro, pelo que o retorno financeiro será sempre uma utopia.

Pela vertente desportiva, não há dúvidas da sua capacidade técnica e da sua habilidade, que é um fator que tem faltado ao jogo do FC Porto. Mas a maior dúvida recairá na sua capacidade física, algo tão apreciado por Sérgio Conceição. Por mais que um atleta se cuide, a idade não perdoa ninguém, e é natural que Quaresma já não apresente as mesmas valências de alguns anos atrás.

Desta forma, a sua aquisição será sempre um risco e parecerá ter muito mais um elo emotivo do que racional, pois será um reforço na senda de “Pepe”, que trará liderança, carisma e peso no balneário. Contudo, a sua preponderância já não será a mesma de a de algumas épocas atrás.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha em Roterdão: Francisco Cabral cai nos quartos de final de pares

A dupla Francisco Cabral e Lucas Miedler perdem frente aos germânicos Jakob Schnaitter e Mark Wallner em dois sets e encerra, a participação no ATP 500 neerlandês.

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.