Quintero: “no meio é que está a virtude”

- Advertisement -

a minha eternidade

Nas últimas duas partidas do Futebol Clube do Porto, o colombiano Juan Quintero actuou em duas posições distintas no 4x3x3 da equipa. No jogo da Madeira, para o campeonato, frente ao Marítimo, descaiu para a faixa esquerda; no embate da Taça da Liga, frente à Académica, entrando depois do intervalo, laborou no meio e dinamizou requintadamente os azuis e brancos.

Frente aos maritimistas jogou muito afastado da baliza, incapaz de penetrar nos últimos 30 metros em profundidade, foi inábil nas diagonais e a invadir espaços mais interiores, sendo que a equipa da casa fechou muito bem essa zona nevrálgica. Esteve muito apagado e desinspirado, o que levou o treinador a substituí-lo ao intervalo, entrando para o seu lugar Cristian Tello.

No desafio contra os estudantes, o artista colombiano, apesar de ter muitas vezes recuado para iniciar a construção de jogo da equipa, dando critério e segurança na circulação de bola, pisou terrenos mais avançados – a tal zona de definição. Jogou próximo do avançado e esteve excepcional no último passe: duas entregas suas deram golo, tendo feito ainda outras aberturas perigosas para os colegas finalizarem.

Parece-me inegável que Quintero joga melhor se estiver incumbido de definir jogadas. Não é um número 10 em termos de organização de jogo, não pauta a circulação de bola em organização ofensiva. É, sim, um jogador de último passe ou remate. Esta intermitência exibicional (dois jogos de inspiração distinta) não deve apenas ser explicada pelas prestações do extremo no micro cosmos portista ou pela concepção táctica do seu treinador.

Sobre este jogador influi também um pensamento conjuntural, uma moda estilística actual, que deporta para as alas os criativos, os tecnicistas, os craques da bola contemporâneos. Vivemos num tempo que convive bem com o dogma que afirma que a zona central é para pressionar e roubar bolas, sendo as alas os únicos espaços onde a magia pode germinar. Estes tecnicistas com aptidões inatas como qualidade na condução de bola, confiança para controlarem a circulação do esférico, capazes de inventarem fintas desconcertantes, têm, nos dias de hoje, apenas lugar no “desterro” que são as faixas junto à linha lateral (lembremo-nos do caso de James Rodriguez no Porto, entre vários outros exemplos).

Quintero tarda em afirmar-se em definitivo Fonte: Página de Facebook de Juan Quintero
Quintero tarda em afirmar-se em definitivo
Fonte: Página de Facebook de Juan Quintero

Voltando concretamente ao jogador portista (visto que nunca esteve em causa o seu talento), o argumento mais vezes utilizado como justificação para a sua não inclusão no onze inicial era o da sua anarquia táctica e posicional, lacunas que, para alguns, perturbavam o momento de transição defensiva e posterior organização para a recuperação de bola. Outra das lacunas apontadas que explicaria a pouca preponderância do portista era uma suposta irregularidade exibicional – a cada partida de especial inspiração, seguir-se-ia outra de fraca qualidade. Por último, a catalogação de inexperiente, tornava-o desajustado para os desafios competitivamente mais exigentes; subsistia uma crença global na falta de arcaboiço para a resolução de problemas num patamar competitivo superior. Este craque sul-americano tem capacidade (se devidamente apoiado pelo trabalho diário do seu treinador) para desmistificar estas ideias feitas e de fundamento duvidoso. O seu posicionamento defensivo poderá ser (se devidamente enquadrado num comportamento colectivo) perfeitamente complementar com o dos seus companheiros (não acho que o Porto tenha demonstrado inconsistência com o fantasista em campo). A alegada inconstância exibicional e inexperiência do criativo podem ser combatidas e minoradas com tremenda facilidade. Basta Julen Lopetegui atribuir mais minutos de jogo e definir a posição de actuação deste elemento (na minha opinião teria de ser indubitavelmente a de médio ofensivo).

A estrutura de futebol dos dragões, em vez de arranjar subterfúgios para não o colocar no terreno de jogo (não estou a afirmar que o faça efectivamente), deveria arranjar forma de integrar na plenitude este artista, tão importante para debelar as lacunas no último terço do campo (como a finalização que vem denotando pouca eficácia) que têm impedido que o FC Porto esteja melhor classificado no campeonato nacional.

Foto de capa: Página de Facebook de Juan Quintero

David Guimarães
David Guimarães
O David tem uma paixão exacerbada pelo Futebol Clube do Porto. Esse sentimento de pertença apertado com a comunidade de afectos portuense não lhe tolhe a razão, activa-a, aprimorando-a em forma de artigo.                                                                                                                                                 O David não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lukas Hornicek a caminho da Premier League pela cláusula de rescisão

A imprensa nacional revela que Lukas Hornicek está muito perto de tornar-se reforço do Newcastle. Braga não abdica do preço de 30 milhões de euros.

Saída de Bruno Guimarães volta a colocar Victor Froholdt no radar do Newcastle

Com a saída iminente de Bruno Guimarães para o Arsenal, o Newcastle está interessado em Victor Froholdt como sucessor para a posição.

Novidades nas negociações por Franjo Ivanovic: Real Bétis pondera transferência em definitivo

O jornal A Bola revela que o Real Bétis está aberto a avançar para a contratação em definitivo de Franjo Ivanovic, cedendo ao desejo do Benfica.

Universitatea Craiova de Filipe Coelho eliminado e Fenerbahçe escapa com empate: Eis os resultados do dia na Champions League

Na 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da Champions League, o Levski Sofia empatou 2-2 na visita ao Universitatea Craiova e o Fenerbahçe empatou 1-1 com o Gornik Zabrze.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Cabral derrotado na primeira ronda do torneio de pares em Washington

Ao lado do norte-americano James Tracy, Francisco Cabral perdeu em três sets frente à dupla de Ariel Behar e Anirudh Chandrasekar.

Roberto Mancini regressa ao comando da seleção italiana: «Estou aqui para levar a seleção ao lugar que merece»

Roberto Mancini foi apresentado como o novo selecionador italiano, após reestruturação profunda na Federação.

Lesão complica mercado: Eli Junior Kroupi pode falhar os próximos quatro meses

Eli Junior Kroupi, estrela do Bournemouth e alvo de vários tubarões europeus, foi submetido a uma cirurgia no pé e estará afastado entre três a quatro meses.