📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Respostas para o inexplicável

- Advertisement -

Multiplicam-se as teorias, somam-se as ideias, dividem-se as definições e, no final, o resultado é um redondo zero… ao quadrado. Nos últimos dias, os experts vão-se desdobrando em esforços mais ou menos apreciados e consensuais para encontrarem uma explicação razoável para um hipotético divórcio entre meia dúzia de pertencentes à claque Super Dragões e o plantel do FC Porto.

Futebol não rima com racionalidade e todos estamos fartos de ser confrontados com o lugar comum de que o que conta é o momento. Muito sinceramente, já chateia ter de vir pela enésima vez enumerar os feitos de Conceição à frente do FC Porto nestes últimos dois anos, para confrontar quem, num momento de pura azia, encontra no técnico portista o mal de todos os pecados. Mais armas tivesse e a história seria necessariamente outra. Os erros fazem parte do processo e não perceber isso é meio caminho andado para que surjam episódios tristes como os verificados no Dragão e também em Vila do Conde.

O mar azul tem sido peça fundamental no sucesso recente do FC Porto
Fonte: FC Porto

Mas afinal, o que pode provocar essa ira e aparente ingratidão perante quem tanto deu, dá e dará como todos, eu inclusive, esperamos. Sirvo-me das sábias palavras de José Manuel Ribeiro, diretor d’O JOGO, para tentar aproximar-me das explicações que nunca serão totalmente alcançadas. “O fim da era dos impérios”, é este o título da crónica em que o jornalista começa por identificar, porventura, o maior dos problemas: “os portistas ainda não são capazes de aceitar que o FC Porto passou a partir em desvantagem” em relação ao maior rival.

Esse vem sendo, naturalmente, o maior choque com a realidade. “Influência, desenvolvimento, poder, receitas ordinárias, aliados.” Eis os ingredientes cozinhados ao longo de mais de uma década que, todos juntos, suportam e mantêm o SL Benfica no topo do futebol nacional, quer queiramos quer não. JMR diz-nos que “em todas estas áreas, o FC Porto arranca a perder” e não aceitando esta realidade, “os portistas não compreenderão os resultados”, sobretudo os maus. Adianta ainda que “a alternância do campeão” é o mais normal, “quando se tem um adversário com as condições do Benfica.”

Acima de tudo, cabe ao adepto portista, habituado ao domínio interno, “acordar” para a realidade que impera e perceber que a receita que conduziu o clube ao sucesso já não é propriedade sua. E isso, meus amigos, vai levar muito tempo a ser recuperado, se é que alguma vez será.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica com alteração de última hora no onze inicial

O Benfica e o Estoril estão a jogar durante o final de tarde deste sábado, num encontro da 17.ª jornada da Primeira Liga.

Lyon de Paulo Fonseca vence no terreno do AS Mónaco com bis de Pavel Sulc

O Lyon de Paulo Fonseca bateu o AS Mónaco por 3-1 e somou a quarta vitória consecutiva. Pavel Sulc apontou os dois golos da equipa francesa.

Elye Wahi regressa à Ligue 1 com empréstimo ao Nice

Após não conseguir marcar na sua época de estreia no Eintracht Frankfurt, Elye Wahi foi emprestado ao Nice até ao final da temporada.

Luís Guilherme na chegada a Lisboa para reforçar o Sporting: «Acredito que vou ser campeão»

O extremo brasileiro recentemente adquirido pelo Sporting por cerca de 17 milhões de euros mostrou-se confiante com o futuro em Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Armando Evangelista não descarta regresso a Portugal no futuro: «Há sempre esse desejo de querer voltar»

Armando Evangelista falou com o Bola na Rede sobre vários temas ligados ao seu trabalho no Damac, da primeira divisão da Arábia Saudita. O técnico admitiu que o regresso a Portugal está sempre em cima da mesa.

Tondela vence Arouca e reacende luta pela manutenção da Primeira Liga

O Tondela venceu o Arouca por 3-1, em encontro da 17.ª jornada da Primeira Liga. O conjunto beirão soma agora 12 pontos na competição.

Armando Evangelista elogia dois jogadores do Damac e admite recorrer ao mercado português: «É sempre muito apetecível»

Armando Evangelista falou com o Bola na Rede sobre vários temas ligados ao seu trabalho no Damac, da primeira divisão da Arábia Saudita. O técnico falou do mercado e elogiou Morlaye Sylla e Kewin Silva.